TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise das vendas das montadoras no Brasil desenvolvendo regressões lineares múltiplas

Por:   •  10/4/2019  •  Monografia  •  9.015 Palavras (37 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 37

Introdução

Dado a extensão territorial do Brasil, sabemos que o transporte de cargas é algo de extrema importância  para o desenvolvimento do mercado nacional. Sendo assim, com um país de tamanho continental, 8,5 milhões de quilômetros quadrados IBGE (2015), existe a necessidade de modos de transportes rápidos,  de fácil acesso e custo acessível ao mercado.

Diante do tamanho territorial e o desenvolvimento do mercado nacional, criou-se uma lacuna no mercado de transporte de cargas, esse mercado é disputado por três tipo de modais, aquaviário, ferroviário e rodoviário. Segundo DNIT (2015) o modal rodoviário brasileiro é responsável por 61% do transporte de toda carga em território nacional, contra apenas 21% através de ferrovias e 14% por hidrovias. Diante disso o caminhão passou a ser a opção mais adequada para suprir a necessidade de fluxo de carga.

 

Devido a notabilidade do comércio de caminhões no Brasil e o seu impacto na economia, o presente trabalho visa analisar e compreender o mercado de caminhões, levando em consideração a estratégia de localização geográfica de cada montadora e demais variáveis que possam possuir influência na escolha do cliente, sendo por algum tipo de caminhão ou alguma devida marca.

Dessa forma o estudo leva em consideração a estratégia de localização geográfica e as variáveis de cada estado brasileiro, objetivando encontrar qual montadora possui uma abordagem mais eficaz no processo de decisão, conseguindo compreender as variáveis e saber como lidar com a diferença dos clientes de cada estado brasileiro. Dessa forma entender o que cada estado necessita passa a ser de extrema importância para uma melhor abordagem da montadora, dado que uma oferta correta no estado certo pode levar a um ganho em competitividade perante os concorrentes.

Perante toda a importância do setor de caminhões para a economia brasileira é importante entender quais empresas disputam por esse mercado, segundo a ANFAVEA (2017) existem doze empresas fabricantes associadas, sendo elas: AGRALE; DAF; FORD; CAOA – HYUNDAI; INTERNATIONAL; IVECO; MAN (VOLKSWAGEN CAMINHÕES); MERCEDES-BENZ; SCANIA; VOLVO.

Dentro o número de empresas licenciadas pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores - ANFAVEA - no setor produtivo de caminhões, algumas possuem uma grande parcela do mercado. Segundo a Confederação Nacional do Transporte CNT (2017) as seis montadoras: FORD, IVECO, MAN (VOLKSWAGEN CAMINHÕES), MERCEDES-BENZ, SCANIA, e VOLVO possuem aproximadamente 97% do número de licenciamentos de caminhões no Brasil. Dessa forma o estudo se baseia em analisar as seis maiores montadoras, uma vez que a inclusão das demais agregaria muito pouco conhecimento ao trabalho.

Dado a força do mercado de caminhões para a economia brasileira, o presente trabalho tem por objetivo identificar e  explicar qual a melhor estratégia de localização usado entre as seis montadoras. Para isso, o estudo desenvolve modelos de regressão linear múltipla multivariada, levando em conta variáveis no ano de 2015 que cada estado brasileiro possui e suas possíveis influências na demanda do cliente daquela região, sendo essas variáveis, PIB total e industrial do estado, número de concessionárias de cada montadora, frota de caminhões, valor vendido, ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços), estabelecimentos industriais no estado, exportação de manufaturados e industrializados e a população de cada estado.

Para compreender, explicar e desenvolver os procedimentos da análise de regressão linear múltipla multivariada, foram utilizados dados de sites como: IBGE, sites das montadoras (FORD, IVECO, MAN (VOLKSWAGEN CAMINHÕES), MERCEDES-BENZ, SCANIA, e VOLVO), ANFAVEA, CNT, Portal da Indústria e demais modificações necessária realizada pelo autor. O software utilizado foi o R em sua versão 3.1.2, para analisar os dados e gerar gráficos e funções necessárias.

Problema de Pesquisa

O problema de pesquisa do seguinte trabalho tem por objetivo entender como a estratégia de localização geográfica das concessionárias influencia na participação no mercado de caminhões no Brasil ?

Objetivos

Objetivos gerais

Analisar o mercado de caminhões buscando compreender a relação entre a estratégia de localização geográfica das concessionárias e as vendas realizadas pelas seis maiores montadoras (Ford, Iveco, Mercedes Benz, Scania, Volkswagen e Volvo) no ano de 2015 no Brasil.

Objetivos específicos

Analisar a estratégia de distribuição geográfica das concessionárias das seis maiores

montadoras (Ford, Iveco, Mercedes Benz, Scania, Volkswagen e Volvo);

Coletar o número e o valor de venda de caminhões por estado explorando a escolha estratégica de cada montadora e seu desempenho perante o mercado;

Verificar a relação das vendas e da localização por meio de uso de modelos de regressão

linear múltipla multivariada;

Fazer uma discussão das estratégias identificadas frente aos resultados encontrados

pela modelagem.

Justificativa e relevância do trabalho

O presente trabalho busca compreender e analisar estatisticamente como o mercado de caminhão se comporta, busca-se dessa forma entender o motivo que leva algumas montadoras a possuírem maior relevância em algumas regiões do país, parte-se da premissa que quanto maior o número de concessionárias, maior será o volume de venda das montadoras, ou seja, dado maiores centros de vendas  deve-se obter um melhor acompanhamento do mercado e vantagem competitiva perante os concorrentes.

Dada à relevância das vendas de caminhões para a economia brasileira é de suma importância entender como esse mercado se comporta, levando em conta algumas variáveis como a posição geográfica (concessionárias), quantidade de pontos de vendas, frota de caminhões no estado, volume de vendas e distribuição do mercado pelo Brasil, a magnitude do trabalho em estudo tem por objetivo estudar o comportamento das empresas e por consequência as estratégias utilizadas pelas montadoras.

Há uma grande importância na pesquisa realizada, sendo que, o trabalho visa obter qual o nível de vantagem competitiva cada montadora possui por meio de métodos estatísticos. Com a criação de um modelo para relações entre as variáveis, o estudo visa possibilitar a utilização do mesmo para ganho de mercado, dessa forma, as empresas podem visualizar o potencial de crescimento devido alguma falha no seu comportamento dentro do seu segmento ou em seus processos, melhorando sua estratégia competitiva, qualidade percebida pelos clientes e sendo mais eficiente perante seus concorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.4 Kb)   pdf (286.4 Kb)   docx (458.3 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com