TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Ensaios de Campo (CPD e CPE)

Por:   •  24/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.039 Palavras (13 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 13

Seminário Elementos de Arquitetura – DRYWALL

  1. Normas Técnicas (Regra Nacional e PSQ – DRYWALL)

Com um mercado em franco crescimento, o sistema construtivo em drywall vem se aprimorando, tanto nas formas construtivas quanto nas normas técnicas de qualidade e resistência. O mercado de drywall, assim como qualquer outro mercado em expansão, necessita de materiais certificados, testados e normatizados de modo a eliminar as patologias e problemas nas obras, para isso, é imprescindível a utilização de materiais certificados e normatizados. As normas técnicas que regem o sistema em drywall são as seguintes:

[pic 1]

PSQ-DRYWALL

PSQ-Drywall foi criado em 2007 com o objetivo de representar o principal instrumento de verificação da qualidade dos componentes e acessórios utilizados na montagem dos sistemas drywall. Está subordinado ao Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Hábitat (PBQP-H), do Ministério das Cidades, que representa o principal instrumento de qualificação de materiais e sistemas construtivos utilizados no País, juntamente com o Qualihab, em São Paulo. 

O programa foi criado pela Associação Brasileira do Drywall, com o objetivo  oferecer uma garantia adicional aos incorporadores e construtores – e por extensão aos consumidores - de que, ao optarem pela tecnologia drywall, os materiais correspondentes utilizados em suas obras estejam de acordo com as normas técnicas brasileiras, que definem os padrões de qualidade essenciais para o correto desempenho do sistema e sua segurança. 

Ou seja, ao cuidar da qualidade de cada um dos componentes utilizados nos sistemas em drywall, o Programa Setorial da Qualidade contribui para o crescimento sustentável e seguro do setor e valoriza os fabricantes comprometidos com a qualidade dos seus produtos.

A estrutura do PSQ-Drywall está de acordo com o regimento do Sistema de Qualificação de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos – SiMaC do PBQP-H - Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat, Portaria no 570 de 27/11/2012.

Os principais componentes do drywall são: chapas de gesso com diversas especificações segundo a sua finalidade, perfis estruturais de aço galvanizado, fitas e massas para tratamento de juntasparafusoslã mineral para isolamento térmico e acústico e acessórios específicos para o sistema.

Os objetivos do programa quanto à qualidade são:

  1. Atingir e manter a qualidade dos produtos, segundo as especificações das normas técnicas de referência do programa, de forma a atender às necessidades dos usuários;
  2. Prover de confiança os participantes do programa de que a qualidade pretendida está sendo atingida e mantida;
  3. Prover de confiança os compradores do produto de que a qualidade pretendida  está sendo alcançada e mantida nos produtos fornecidos;
  4. Fornecer informações que permitam o efetivo combate à não –conformidade sistemática.

O PSQ DRYWALL é o programa de qualidade que avalia a conformidade de todos os componentes do sistema drywall às normas técnicas brasileiras.

É parte do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Hábitat (PBQP-H) criado pelo Ministério das Cidades e que contribui para o crescimento sustentável e seguro, valorizando os fabricantes comprometidos com a qualidade dos produtos.

A TESIS é a entidade gestora técnica de terceira parte contratada para fazer a gestão do programa setorial de qualidade. Suas atribuições são:

- Credenciar e descredenciar empresas no programa;

- Avaliar os produtos alvo do programa;

- Acompanhar a continuidade da conformidade;

- Executar as auditorias;

- Realizar as coletas dos produtos;

[pic 2]

[pic 3]

http://www.gypsum.com.br/pt/

http://www.drywall.org.br/

  1. Qualidades do drywall (Vantagens e desvantagens)

  1. Leveza

Uma parede de drywall pesa apenas 15% do equivalente em alvenaria.

Analisando os resultados tem-se uma diferença de carga na estrutura que favorece o drywall em 852,96 t (oitocentos e cinqüenta e dois vírgula noventa e seis toneladas), o que equivale a uma redução de 83,33% (oitenta e três vírgula trinta e três porcento), de peso de parede sobre a estrutura do edifício.

É o peso próprio das parede de drywall, cerca de 7 vezes menor do que as parede de alvenaria, isto significa uma grande redução na carga aplicada em pilares e vigas, resultando em uma estrutura mais leve, econômica e sustentável. DIMINUIÇÃO COM CUSTO DE ESTRUTURA E FUNDAÇÃO JÁ QUE O PESO PRÓPRIO SERÁ MENOR.

  1. Flexibilidade dos projetos

Permite uma maior criação do arquiteto e do morador. Essa é uma vantagem especialmente importante para empreendimentos residenciais: por sua leveza e forma de instalação, as paredes e os forros em drywall podem ter posição variável dentro da unidade, possibilitando a personalização do layout, segundo o interesse de cada comprador.

As reformas com o drywall são mais simples, basta desmontar o sistema e descartá-lo, conforme as recomendações da Associação Drywall. O mesmo pode-se dizer sobre a manutenção ou atualização das instalações de casa, como elétrica, hidráulica ou telefonia, por exemplo.

As paredes podem ser instaladas em qualquer posição - Como são muito leves, as paredes drywall podem ser colocadas na posição desejada, sem que isso represente qualquer esforço adicional sobre a estrutura.

Ganho de área útil – Como as paredes drywall são mais estreitas do que as de blocos ou tijolos, há um ganho na área útil. Esse ganho é de 5% aproximadamente. Por exemplo: em um apartamento de 100 m2, o ganho será de 5 m2, equivalente a 10 metros frontais de armários embutidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (430 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com