TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Requisitos

Tese: Análise de Requisitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Tese  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 2

O que é Análise de Requisitos?

A análise de requisitos tem por objetivo tratar do processo de definição dos requisitos de software. Para isso, todas as atividades do desenvolvimento precisam ser criteriosamente elaboradas e desenvolvidas, é essencial que a equipe de desenvolvimento compreenda exatamente o que é esperado do aplicativo a ser construído e também o que não é. Isso pode parecer óbvio, mas nem sempre fica claro para todos os envolvidos do projeto qual será o alcance da aplicação.

A equipe também deve preocupar-se com o desempenho e com a interface exigida pelo cliente. Esse processo deve lidar com diferentes pontos de vista e usar uma combinação de métodos, ferramentas e pessoal, para assim analisar e modelar o programa a ser desenvolvido. Os requisitos, tanto para o sistema como para o software, deve ser documentados e revistos com o cliente.

Os requisitos de modo geral, podem ser classificados em dois grandes grupos: requisitos funcionais e não funcionais. Os requisitos funcionais são aqueles que descrevem o comportamento do sistema, suas ações para cada entrada, ou seja, é aquele que descreve as funcionalidades as quais se espera que o sistema forneça. Eles dependem do tipo de software que está sendo desenvolvidos e dos usuários de software que se espera atingir. Já os requisitos não funcionais não estão ligados diretamente com as funções fornecidas pelo sistema, preocupa-se mais com padrões de qualidade como confiabilidade, desempenho, robustez, segurança, usabilidade, portabilidade, legibilidade e dentre outros.

Os softwares não são feitos da noite para o dia, eles requerem muitos mais que linhas de código, necessitam que todas as etapas do processo de análise de requisitos sejam seguidas corretamente. O trabalho do analista de sistemas é árduo e requer muita atenção, deve-se então definir desde as reuniões iniciais uma metodologia a ser seguida, é possível afirmar que em uma correta definição da metodologia a ser usada e uma boa gestão dos requisitos do aplicativo é certo que o projeto terá o seu sucesso comprometido. Podemos concluir que a análise de requisitos requer toda uma gestão de projetos e de riscos a serem estabelecidos e assim criar alternativas e metas a serem seguidas a fim de que o projeto seja concluído com êxito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com