TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Viabilidade Econômica

Por:   •  21/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.609 Palavras (15 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 15

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO DE BATATAIS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA (EAD)

ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA

Projeto Integrador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira (EAD)

Orientador: Prof. Ms. Carlos Alberto Marinheiro

Disciplina: Engenharia Econômica

Aluna: Ângela Helena Baviera

2º Semestre/2017

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO......................................................................................................................3

  1. DESENVOLVIMENTO.......................................................................................................3
  1.  Descrição da Empresa...................................................................................................3
  2. Objeto da Análise...........................................................................................................3
  3. Valores do Investimento................................................................................................4
  1. FLUXO DE CAIXA.............................................................................................................4
  1. TAXA MÍNIMA DE ATRATIVIDADE..............................................................................6
  1. VALOR PRESENTE LÍQUIDO..........................................................................................6
  1. TAXA INTERNA DE RETORNO.......................................................................................8
  1. TEMPO DE RETORNO DO INVESTIMENTO.................................................................9
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................................10
  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................................11
  1. INTRODUÇÃO

Atualmente, as empresas têm tentado cada vez mais se destacar em busca de alcançar novos clientes e satisfazer as necessidades do mercado e, por isso, elas devem se adequar às novas exigências da sociedade, atualizando-se nas mudanças exigidas pela globalização.

O investimento em bens é uma das formas de busca em melhor atender os clientes e causa impacto significativo, pois pode gerar resultados positivos ou negativos. Sendo assim uma decisão mal fundamentada pode até levar a empresa a encerrar suas operações.

O objetivo principal deste trabalho é efetuar a análise de viabilidade de investimento em uma empresa de entregas, que possa ser viabilizada, a partir do estudo da reposição da frota de motos antigas que gerem valor na produção de serviços. Todos os cálculos aqui apresentados serão realizados através do uso de uma calculadora HP-12 C.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Descrição da Empresa

A empresa Alpha Entregas Ltda., situada na cidade de Batatais, estado de São Paulo, com funcionamento de segunda à sexta feira, das 08:00 às 18:00. Atua na área de transporte de mercadorias pequenas, medicamentos, documentos e quaisquer outros objetos que, de acordo com seu tamanho, sejam possíveis de serem transportados pelo baú que é fixado nas motos. O baú possui uma capacidade de 125 litros e suas medidas são:

Dimensão: altura 58 cm / largura 53 cm / comprimento 53 cm;

Medidas Internas: largura 53 cm / comprimento 53 cm / altura 46 cm;

Medida Gargalo (boca): 43 cm x 41 cm.

A empresa conta com um quadro funcional de 20 colaboradores que realizam viagens diárias a Ribeirão Preto e região, além de mais três setores: recepção, administrativo e departamento pessoal.

  1. Objeto da Análise

A empresa busca por inovação, para que seus serviços sejam realizados com maior eficácia e qualidade. Para isso, tem por objetivo realizar a troca de algumas de suas motos que estão com aproximadamente oito anos de uso e que, além de apresentarem desempenho inferior ao esperado, também têm gerado muitos gastos com manutenção e maior consumo de combustível.

Através de pesquisa, a empresa concluiu que os melhores modelos de motos para serem utilizadas no serviço de entrega são:

Honda: sinônimo de economia tanto na questão de manutenção quanto em consumo de combustível (média de 44km/l), passa tranquilamente dos 100km/h e possui capacidade de carga de até 166kg.

Yamaha: assim como a Honda, a Yamaha também é econômica (faz de 35 a 40km/l) e possui elevada capacidade de carga, podendo aguentar até 198kg.

  1. Valores do Investimento

Após a conclusão de quais motos são mais adequadas para atender às necessidades da empresa, foi realizado um orçamento e através dele foram obtidos os seguintes valores:

Modelo

R$ Unit.

Qtde

R$ Total

Yamaha Factor 150 ED UBS 2018

8.890,00

5

44.450,00

Honda CG 160 Cargo

8.560,00

5

42.800,00

  1. FLUXO DE CAIXA

Segundo o SEBRAE, fluxo de caixa é um instrumento da gestão financeira que visa projetar períodos futuros de entradas e saídas de recursos da empresa, indicando como poderá ser o saldo de caixa no período projetado.

PADOVEZE (2011) nos apresenta uma ótima definição sobre o fluxo de caixa ao dizer que este é “O conjunto de movimentações financeiras decorrente do pagamento e recebimento dos eventos econômicos das operações da empresa e das atividades de captação de recursos e investimento de capital”, ou seja, o fluxo de caixa é a projeção para um período futuro estimando o quanto haverá em caixa nesse determinado período escolhido, podendo também ser executado com outros tipos de valores, por exemplo, na vida útil das máquinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (183.5 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com