TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Fluxo de atendimento de um Fast Food utilizando o software ARENA

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA

SIMULAÇÃO DE SISTEMAS

Simulação utilizando o software Arena

Análise do fast-food IN-N-OUT

BÁRBARA MONTEIRO DE PAULA – 385338

FORTALEZA

2017

1.  Introdução

        Neste relatório foi feita uma análise de um fast food durante o horário de pico de funcionamento do estabelecimento em um dia bastante movimentado. Foi considerada a seguinte situação: em um primeiro guichê, o cliente realiza o pedido e faz o pagamento, e no segundo guichê o cliente recebe o produto pedido. Em ambos os guichês há filas de espera. Atualmente, há um atendente registrando os pedidos e um atendente montando e entregando os pedidos. O proprietário gostaria que o tempo de espera médio dos clientes na fila no horário de pico fosse de no máximo 15 minutos. Ademais, ele deseja expandir o espaço interno de forma que os carros não fiquem esperando na rua. Atualmente, o espaço interno comporta no máximo 5 carros.

        Desse modo, foram testadas situações nas quais aumenta-se o número de funcionários no guichê 1, aumenta-se o número de funcionários no guichê 2 e na qual aumenta-se o espaço interno, de modo a buscar analisar qual medida é mais apropriada para ser tomada pelo proprietário do local.

2. Análise da Situação Inicial

        A situação inicial foi analisada considerando o horário de pico de 19 às 21 horas de um dia bastante movimentado e foram feitas 10 replicações, de modo a permitir uma análise mais confiável da situação. Nesse primeiro momento, há um funcionário atendendo no guichê 1 e um funcionário atendendo no guichê 2.

        A simulação está representada na figura abaixo.

[pic 2]

Figura 1 : Simulação do processo no software Arena.

        O resultado obtido na simulação da situação inicial está representado sucintamente na tabela abaixo.

[pic 3]

Tabela 1: Situação Inicial.

        Inicialmente o tempo médio de espera dos clientes era de 11.8582 minutos, podendo variar entre 0.00 e 43.3377 minutos, o que excede bastante o tempo máximo de espera desejado pelo proprietário. Pode-se perceber que o guichê 1 tem um tempo de espera consideravelmente maior do que o do guichê 2, de modo que é o gargalo do problema. Além disso, ao analisar o WIP, a simulação mostra que o número médio de carros no sistema ultrapassa 5 carros, o que propicia insegurança para o proprietário, tendo em vista que a quantidade de carros excedente fica na rua.

3. Análise das situações alternativas

        3.1. Aumenta-se o número de funcionários no guichê 1

                3.1.1. Dois funcionários no guichê 1 e um funcionário no guichê 2

[pic 4]

                3.1.2. Três funcionários no guichê 1 e um funcionário no guichê 2

[pic 5]

        Observando-se as tabelas acima, pode-se perceber que o aumento no número de funcionários no guichê 1 melhora a performance do processo, mas o aumenta demasiado pode sobrecarregar o guichê 2, provocando o crescimento no tempo de espera do cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (249.4 Kb)   docx (140.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com