TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise espacial geográfica

Por:   •  27/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.400 Palavras (6 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 6

        

TRABALHO: ANÁLISE ESPACIAL GEOGRÁFICA

06 de Outubro de 2011

  1. As usinas de Santo Antônio e Jirau serão construídos por conjunto de estrutura, na calha e nas margens do rio Madeira que permitirão o encaminhamento controlado de suas águas de forma a gerar energia elétrica. Em ambas as usinas, serão construídas barragens no leito do rio, constituídas por camadas sobrepostas de terra e pedra. Elas terão altura máxima de 35,5 metros, na usina de Jirau, e ate 60 metros de altura, na de Santo Antônio, se consideradas suas dimensões a partir do leito do rio Madeira. Canais de adução são elementos das usinas que orientam as águas de rio para as tomadas d’agua, ou seja, são obras que orientam as águas do rio para o local onde estarão as estruturas e os equipamentos que permitirão a geração de energia. Nas usinas em questão, os canais de adução serão escavados na margens direita do rio Madeira, em Jirau, e em sua margem esquerda, em Santo Antônio. As tomadas d’agua são estruturas construídas em concreto armado que encaminham as aguas do rio para as casas de força, locais onde serão dispostas as turbinas. Em cada uma das usinas serão 44 turbinas do tipo bulbo com tudo serão 88 turbinas geradoras.

Denominam-se canais de fuga aqueles que recebem as águas dos rios após sua passagem pelas turbinas. Eles são como o que o prolongamento dos canais de adução, depois de interceptadores pelas turbinas.

Vertedouros são elementos das usinas que escoam as águas dos rios que não passam pelas turbinas. Nas Usinas aqui tratadas, os vertedouros serão construídos em concreto armado e estarão dispostos nas margens opostas das tomadas d’água, ou seja, na margem esquerda do rio Madeira, em Jirau, e em sua margem direita, em Santo Antônio.

Em Jirau, a ligação entre a estrutura do vertedouro e a barragem de enroscamentos será construída em concreto compactado a rolo, tipo de obra constituída pela deposição de mistura de terra e cimento compactada por rolos compressores.

Em Santo Antônio, para formação do canal de aproximação, será construída, em solo compactado, uma barragem de 200m de extensão. Ela estará localizada na margem direita do rio Madeira, formando uma continuação das estruturas do vertedouro.

As águas do rio Madeira que não passarem pelas turbinas serão encaminhadas para os vertedouros de Santo Antônio e Jirau, por elementos denominados “canais de aproximação”. São formados por obras de escavação cujo prolongamento, após os vertedouros denominam-se “canais de restituição”. As águas que passam pelas turbinas, somadas às que fluem pelos vertedouros, representam a vazão normal do rio, recompondo seu comportamento hidrológico normal.

Em Santo Antônio, o reservatório formado tem área de 271 km², dos quais 164 km² são a própria calha do rio implicado. Dessa forma, a área de inundação será de 107 km² de terras das margens do rio Madeira.

Em Jirau, o reservatório formado terá área variando entre 136,9 km² (na estiagem) e 258 km² (nas épocas de cheia). Esses valores representam a inundação de áreas que variam entre 108 km² e 123,9 km², situadas nas margens do rio Madeira.

  1. Para que fosse feita a implantação destes empreendimentos, verificou-se se há demanda por energia que justifique o projeto ser grande; se há viabilidade técnica para sua execução; se os impactos ambientais causados pela construção e operação do projeto são reparáveis ou compensáveis; se não haverá conflito entre sua operação e os demais usos da agua na região de implantação; se a população local será devidamente compensada pelos transtornos de sua instalação e operação e se há agentes interessados em sua construção e financiamento.

  1. Produção pesqueira, pastagens, uso de terras, atividades extrativistas, área de britagem, ouro, piscicultura, áreas urbanas, população residente nas áreas dos reservatórios, transporte, energia elétrica, habitação, atenção a saúde, terras indígenas, patrimônio cultural e patrimônio histórico.
  1. 1º Impacto negativo direto ambiental - Alteração na qualidade das aguas e na sua dinâmica: Com a construção da barragem poderá ocorrer uma poluição nas aguas, as aguas retidas ficarão mais tempo paradas, nisso ocorrendo uma oxigenação menor.          

2º - Supressão de vegetação: com alagamentos de devidas áreas a fauna é prejudicada, com isso ocorrendo uma maior invasão de animais nos meios urbanos.  

3º - Elevação dos lençóis freáticos: com o lençol mais elevado outros empreendimentos de grande porte podem ter dificuldades de se instalarem na região. E, além disso, com o lençol freático mais exposto a superfície, acaba sendo mais vulnerável a poluição.    

  1. 1º impacto negativo indireto – 1º - Elevação no preço das terras: com o desenvolvimento da região, o preço das terras ficará mais caro.

2º Ocupação de novas áreas: a população terá que ir para novas áreas, esse ato faz com que a fauna fique com menos espaço, com isso poderá ocorrer invasão de animais no meio urbano.

3º Interferência na atividade de garimpo do ouro aluviar: Os garimpeiros podem ser indenizados mais terão que começar uma nova vida.

  1. 1º Impactos negativos imediatos: Redução do emprego e renda dos pescadores e garimpeiros – com as áreas sendo alagadas, haverá uma redução nas pescarias por meio de migração de peixes e alagamento nas áreas onde os garimpeiros buscam o ouro.

2º Conflito de convivência de população local e imigrante: mão de obra qualificada retirada e inserida em um novo local poderá acarretar problemas com a população local.

3º Redução de habitat para fauna – com a área alagada a fauna fica com monos espaço de sobrevivências, isso pode levar a extinção de algumas espécies e  mudança de estado podendo invadir o meio urbano.

  1. 1º Impactos negativos de médio e longo prazo – aumento da população de plantas aquáticas: o aumento das plantas aquáticas tem de ser monitorado, esse aumento pode causar uma mudança drástica no ecossistema aquático.

2º Redução de OD na agua em regiões marginais do reservatório – as aguas dos reservatórios ficarão boa parte do tempo paradas dessa forma diminui sua superfície de contato. Isso poderá causar a mortandade de peixes e outros animais aquáticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (94 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com