TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação Da Borracha Na Construção Civil

Monografias: Aplicação Da Borracha Na Construção Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  1.753 Visualizações

Página 1 de 4

Aplicação da Borracha na Construção Civil

Diego Antônio Silva1; Luana Cristina da Silva2; Lucas Machado de Melo Reis3; Matheus Parreira Borges4; Michelle Mayra Reis Chagas5; Rhuan Tulio Souza Santos6; Carolina Oliveira Pinto7

diegosilva9128@gmail.com e carolina.pinto@uniube.br

1 – Introdução

A construção civil se caracteriza pela modificação da paisagem, consumo de recursos naturais renováveis e não renováveis, levando à geração de resíduos sólidos e emissões de gases à atmosfera com impactos sobre o meio ambiente, à qualidade de vida da população e à infraestrutura existente. A utilização de bens sustentáveis já é uma realidade em países desenvolvidos.

Em meio aos diversos materiais na construção civil, destaca-se a borracha, como sendo uma opção sustentável e econômica, desde o uso para a pavimentação de vias, na fabricação de materiais em substituição ao concreto (ABDOU, M. R; BERNUCCI, L. L. B., 2002).

Segundo Specht (2005) diversas tentativas da reutilização da borracha dos pneus foram feitas, porém sem sucesso até então. Recentes pesquisas realizadas mostraram que a única alternativa para a reciclagem sustentável da borracha seria o uso de seu farelo em pavimentos, solucionando assim os diversos problemas em países com tráfego intenso.

Assim, este artigo tem como objetivo mostrar a utilização da borracha como matéria prima na construção civil, dando enfoque na relação entre o termo sustentabilidade e o uso da borracha de pneus inservíveis aplicado na construção civil.

Desta forma o estudo justifica-se pela necessidade de utilizar novas tecnologias, e aperfeiçoá-las constantemente de maneira a alinhar ganhos ambientais e sociais com os econômicos, aplicada na construção civil.

2 - Materiais e métodos

O trabalho foi desenvolvido por meio de levantamentos na literatura acadêmica relacionados à aplicação de pneus na construção civil, publicados entre os anos de 1997 e 2013.Essas publicações foram buscadas em vários bancos de dados como scielo, periódicos capes, DNIT, e backbone.

3 - Resultados e discussão

Os materiais utilizados na pavimentação asfáltica vêm sofrendo modificações ao longo dos tempos, visando uma melhor adequação as atuais necessidades, tais como: maior durabilidade, resistência, qualidade e redução de custos. Vários estudos e testes foram realizados até obter o asfalto-borracha. Quando comparado ao pavimento convencional, o pavimento com asfalto-borracha apresenta maior durabilidade maior conforto, economia e segurança aos usuários.

Foi escolhida uma mistura asfáltica SMA (Stone Matrix Asphalt) formada por agregados e ligante asfalto-borracha (CAPFLEX B), sem fibras. Apresentando granulometria descontínua, composta por uma maior fração de agregados graúdos britados, uma massa de ligante e fíler (cerca de 10% passando na peneira #200), chamada de mastique, e aproximadamente 4% de volume de vazios. A mistura SMA com asfalto-borracha foi feita em uma usina gravimétrica e ficou a cargo da Construtora Lustoza com a orientação e supervisão da Petrobras Distribuidora e da Universidade Salvador. A execução do trecho foi realizada pelas empresas Barra´s Construtora e Construtora Lustoza. Antes do espalhamento da “massa asfáltica” (mistura SMA) foi realizada uma pintura de ligação com emulsão asfáltica (RR-1C). O espalhamento da massa asfáltica na pista foi realizado com o auxílio de uma vibro-acabadora. A compactação foi realizada com um rolo de chapa vibratório e um rolo de pneus. O mesmo foi analisado através de estudos e pesquisas.

Os pneus são utilizados em várias outras áreas da construção civil, podemos estar utilizando resíduos, pneus triturados ou mesmo pneus inteiros. Os pneus no estado de resíduos são utilizados na confecção de alguns tipos de concretos, os pneus triturados são utilizados para preenchimento de áreas livres juntamente com outros agregados e cimento. O pneu inteiro com algum outro tipo de agregado para efeito de carga, pode ser utilizado para fazer barragens provisórias e muros de arrime ou talude.

5 - Considerações finais

Esses experimentos utilizando pneus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com