TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação do MRP na gestão de estoque de um industrio metalurgica

Por:   •  23/9/2018  •  Artigo  •  3.919 Palavras (16 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 16

PROPOSTA DE APLICAÇÃO DO MRP NA GESTÃO DE ESTOQUE DE MATÉRIA PRIMA DE UMA INDÚSTRIA FABRICANTE DE PEÇAS.

Manuela Fernandes Pinheiro¹

Professora Kelly Schaefer David Epichin²

1. Graduando em Engenharia de Produção na Faculdade Brasileira – Multivix – Vitória

2. Mestre em Sociologia Política e Mobilidade Urbana

1 INTRODUÇÃO

Diante da globalização do mercado, indústrias necessitam manter-se competitivas, o que significa investir na gestão da cadeia de suprimentos. A redução de custos é primordial para que o produto final chegue ao cliente com preço acessível. Para isso faz-se necessário implantar ferramentas que proporcionem melhor gerenciamento em estoques, já que estes influenciam diretamente no valor do produto final, proporcionando maior competitividade no mercado, produzindo mais com menos custo.

O interesse no gerenciamento de estoques aumentou devido a ânsia por maximização de lucro, diante de um cenário de crise econômica, companhias procuram adequações para concorrer no mercado. Tal situação provoca uma ação com o intuito de revalorizar o gerenciamento dos estoques, pretendendo atingir objetivos estratégicos (CORRÊA, 2010). Escolher a melhor ferramenta de gestão pode significar melhores resultados, já que uma escolha mal feita pode provocar perda de eficiência produtiva, maximizar custos, minimizar capital de giro, e reduzir a competitividade dentro do mercado. Para isso pode-se utilizar o MRP (Planejamento das Necessidades de Materiais) como auxilio no planejamento e controle dos recursos.

Segundo Slack et al. (2009), o MRP consiste em uma ferramenta que executa cálculos baseados na combinação de demandas reais, já contratadas, e nas demandas previstas. Permitindo assim, que a indústria possa estimar a quantidade de insumos necessários para a produção no momento desejado. Desse modo, esse sistema permite que aquisição desses materiais sejam efetuadas no prazo estabelecido, sem prejuízos para a operação.

1.1 JUSTIFICATIVA DO TEMA

É primordial que o gerenciamento de estoques seja eficaz, com o intuito de reduzir custos de armazenagem, assim como elevar ao máximo a eficiência do atendimento das demandas internas. Falhas em sua gestão podem provocar problemas de comunicação entre este setor e os setores de compras e da produção, o que prejudica a produtividade, já que a informação da necessidade da matéria prima pode não ocorrer, e como consequência um atraso na entrega de pedidos aos clientes externos. Por isso é necessário alcançar uma visualização melhor dos elementos, apurar de forma correta tudo que é armazenado e tudo que é retirado e entender a movimentação dentro do armazém.

A aplicação da ferramenta MRP dentro da gestão de estoque acarreta na exatidão dos processos provocando mudanças consideráveis no ambiente organizacional tornando-o mais eficiente e fácil de se trabalhar, consequentemente, melhorando o processo produtivo.

1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

O estudo de caso iniciou-se com a apresentação dos problemas pelos gestores da empresa. A partir dessas informações, foi instaurada uma verificação do ambiente corporativo, com o intuito de localizar as causas dos problemas da empresa em questão. Foi verificado a interação entre os setores de compra, venda, produção e estoque, o processo produtivo de cada item, os matérias e a forma de armazenagem dos mesmo dentro do depósito.

1.3 PROBLEMA DA PESQUISA

A empresa metalúrgica analisada é fabricante de peças. Tem um excelente domínio no mercado por produzir com qualidade seus produtos. Entretanto, apesar de sua influência, falha no gerenciamento de um setor de extrema importância para qualquer empresa, o estoque. Segundo Slack et al.(2009) os estoques existem porque há uma diferença entre o fornecimento e a demanda, se isso ocorre de forma exata, não haveria necessidade de se estocar.

A falta de comunicação entre os setores de venda, estoque e produção, afeta a eficiência do processo produtivo. Isso ocorre porque não há um planejamento de necessidades de materiais, de acordo com o que foi demandado, a quantidade e o momento.  Isso acarreta atrasos na produção, afetando os prazos de entrega ocasionado pela falta matéria-prima, em determinados momentos, necessárias para o atendimento do pedido. Diante do cenário do mercado atual, essa falha influencia diretamente na competitividade da empresa dentre as demais indústrias do mesmo ramo, já que a satisfação do cliente fica comprometida tendo em vista os atrasos ou prazos muito elevados para entrega de pedidos.

1.4 OBJETIVOS

1.4.1 GERAL

O objetivo geral deste artigo é implantar o MRP atrelado ao gerenciamento de estoque de uma indústria fabricante de peças.

1.4.2 Específicos

  • Melhorar a comunicação entre os setores;
  • Eliminar custos indevidos com estoques elevados;
  • Reduzir o leadtime de entrega do produto acabado.

1.5 HIPÓTESE

O presente artigo demonstrará que a aplicação da ferramenta MRP (Planejamento da Necessidade de Materiais) dentro da gestão de estoque da empresa analisada, proporcionará melhorias nos relacionamento entre os setores, redução com custos indevidos proporcionados por estoques elevados e a redução do leadtime de entrega do produto acabado.

2 METODOLOGIA

Para Gil (2007) uma pesquisa pode ser definida como um método lógico e ordenado que pretende possibilitar elucidações às dificuldades impostas. Utiliza-se uma pesquisa com a finalidade de refutar questões que não dispõe de dados eficazes ou que acham-se desordenados. Deduz-se que uma investigação é elaborada por meio de estudos acessíveis, além de técnicas cientificas, presentes em processos que possuem inúmeras etapas.

A princípio, com intuito de cumprir com os objetivos fixados, foi instituída uma pesquisa bibliográfica, pois tal procedimento procura descrever um certo problema através de referências documentadas (CERVO E BERVIAN, 2005).

De acordo Silva e Menezes (2005), sob a ótica de sua natureza, este estudo é classificado como uma pesquisa aplicada, que tem como finalidade adquirir conhecimento para o emprego prático destes, a fim de sanar problemas. Para Gil (2008), sob a perspectiva dos objetivos, é uma pesquisa exploratória, isto é, possibilita um entendimento maior, consequentemente, compreendendo o motivo das falhas. Logo, evidencia o formato de estudo de caso, que consegue envolver a teoria com dados obtidos diretamente da fonte do problema. No que se refere ao tratamento, por ser possível a quantificação dos elementos estudados através da coleta de informações, pode-se afirmar que trata-se de uma pesquisa quantitativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (271.2 Kb)   docx (107.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com