TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing refrigeração e ar condicionado

Resenha: Marketing refrigeração e ar condicionado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  Resenha  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 4

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Por se tratar de uma empresa do ramo de refrigeração e condicionamento de ar do Oeste da Bahia, a Centraltec possui uma demanda constante, devido às temperaturas elevadas nessa região. Visando este mercado, a empresa, que compõe uma rede especializada neste setor, vem se expandindo e chegou à Barreiras/BA. A rede de empresas Centraltec possui lojas distribuídas nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, oferecendo aos seus clientes prestação de serviço e vendas de aparelhos de refrigeração.

A empresa atende a clientes de ambos os sexos, com rendas mensais a partir de dois salários mínimos e grau de escolaridade que varia desde o ensino fundamental até o ensino superior.

Os clientes, devido ao considerável índice de problemas que vêm obtendo com marcas inferiores, passam a preferir uma marca de qualidade, como o condicionador de ar da marca Fujitsu de modelo Split, com capacidades variáveis. No entanto, quando os preços desses produtos sobem, os clientes optam pela marca GREE, que apresenta preços mais acessíveis e também é considerada uma marca boa.

O gasto médio de cada cliente, considerando as pessoas físicas e jurídicas, geralmente é de cerca de R$3.500.00, com pagamento à vista ou a prazo, sendo os pagamentos a prazo realizados por meio de cartão de crédito e cheques.

Normalmente os reajustes de preços são realizados no verão conforme cresce a demanda dos produtos comercializados. No período do inverno, como ocorre uma queda natural das vendas, são feitas promoções objetivando atrair novos clientes, sendo que tudo é feito com as devidas pesquisas do comércio concorrentes e orientações dos gestores.

Embora a estrutura física da filial de Barreiras seja pequena, as funções são devidamente distribuídas entre vendas, prestação de serviço e logística, além da gestão da gerência geral que coordena toda equipe, caracterizando uma estrutura simples.

Toda vez que a empresa renova seu estoque, o poder de compra é corroído pela a inflação e com isso a empresa é obrigada a repassar esse custo para os clientes, elevando os preços de seus produtos. A alta taxa de inflação impacta drasticamente o nosso poder aquisitivo, pois quanto maior a taxa menor poder de compra. Quando há necessidade de reposição de estoque e variação dos preços nos fornecedores, a empresa é obrigada a repassar esses custos para o consumidor final. Além da redução no poder de compra da empresa, a inflação também causa a queda de investimento no setor de vendas , ocasionando o desemprego e a estagnação da economia. Para manter a inflação controlada, o governo brasileiro utiliza desde 1999 o modelo de metas de inflação. O Banco Central estabelece o centro da meta (4,5%) permitindo uma variação de 2% para cima ou para baixo.

Na empresa existem duas formas de chegar ao preço de venda. A primeira delas é fazendo um cálculo com base nos custos e despesas e a segunda é definindo o preço de venda com base no mercado e nos clientes. No entanto, a melhor forma de se chegar ao preço de venda ao consumidor final é considerar ambos os fatores ao mesmo tempo, já que de nada adianta fazer o cálculo somente pelos custos, se, no final, o preço não ficar atrativo aos clientes. Por outro lado, é insensato estabelecer o preço com base apenas na concorrência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com