TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apostila De SQL Server

Trabalho Escolar: Apostila De SQL Server. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 5

Visão Geral do SQL Server

O SQL Server é um sistema de gerenciamento de bancos de dados cliente/servidor de alto desempenho com alta integração com o Windows NT. Suas características são:

Integração com os serviços de multithreading [múltiplas linhas], agendamento, Monitor de Desempenho, e log de eventos do Windows NT. Um usuário pode se conectar ao SQL Server com a mesma senha usada para a rede Windows NT.

Replicação nativa permite disseminar informações para vários locais, reduzindo a dependência de um servidor único, e deixando a informação necessária mais próxima de quem realmente precisa dela.

Arquitetura paralela, que executa as funções de banco de dados simultaneamente para diversos usuários e tira proveito de sistemas com múltiplos processadores.

Gerenciamento centralizado de todos os servidores através de uma arquitetura de gerenciamento distribuída, com uma interface visual de gerenciamento.

Distributed Management Framework (DMF)

O SQL Server possui uma arquitetura distribuída de gerenciamento [distributed management framework], composta de objetos, serviços e componentes. Através dela, vários servidores podem ser gerenciados completamente a partir de qualquer local na rede. Entre outros componentes, essa arquitetura é composta de:

• SQL-DMO: biblioteca de objetos ActiveX que expõe interfaces para todas as funções de gerenciamento do SQL Server e pode ser usada em qualquer linguagem compatível com automação ActiveX. Permite gerenciar servidores, bancos de dados, tabelas e outros objetos relacionados ao banco de dados.

• SQL Enterprise Manager: ferramenta gráfica de administração que, utilizando os objetos SQL-DMO, simplifica o gerenciamento de um ambiente de múltiplos servidores.

• Serviços SQLServerAgent e MSSQLServer: executando no servidor NT, o serviço SQLServerAgent permite agendar tarefas, como backups, por exemplo, e definir alertas para informar quando ocorrem condições de erro diversas. O serviço MSSQLServer é o componente central, que permite inserir, atualizar e consultar dados armazenados no SQL Server.

Ferramentas de Administração

O SQL Server vem com várias ferramentas de administração que podem ser executadas a partir de um servidor Windows NT, de uma estação Windows NT Workstation, ou até mesmo a partir do Windows 95/98. São elas:

• Enterprise Manager: como já foi dito, gerencia vários servidores, permitindo executar qualquer tarefa relacionada ao SQL Server. Como será visto adiante, ele roda dentro MMC (Microsoft Management Console). Para executá-lo através de Iniciar, Executar, entre com a seguinte instrução: mmc /s "pasta-base_do_SQLServer\BINN\SQL Server Enterprise Manager.MSC", substituindo pasta-base_do_SQLServer pela pasta onde você instalou o SQL Server 7. Por padrão, é C:\MSSQL7.

• Service Manager(SQLMANGR.EXE): permite iniciar, pausar, continuar e parar ("finalizar") os serviços do SQL Server.

• Query Analyzer(ISQLW.EXE): permite administrar diretamente o SQL Server usando comandos Transact-SQL. Os comandos SQL podem ser executados interativamente, ou podem ser executados de procedimentos armazenados ou scripts.

• Profiler (SQLTRACE.EXE): permite monitorar toda a atividade do servidor e registrar essa atividade em arquivos de log, incluindo comandos SQL executados pelo servidor.

• ClientNetwork Utility CLICONFG.EXE): configura o software de acesso cliente numa estação.

• Performance Monitor (SQLCTRS.PMC: integra o Performance Monitor ("Desempenho do Sistema") do Windows NT com o SQL Server, para monitorar o desempenho do sistema.

• Server Network Utility (SRVNETCN.EXE): permite adicionar, remover ou configurar as Net-libraries, que são os protocolos aceitos para comunicação do cliente com o servidor.

• SQL Server Books Online: toda a documentação do SQL Server, para consultar on-line. Permite fazer pesquisas de texto na documentação. Para executá-lo, em Iniciar, Executar, entre com HH pasta_base_do_SQLServer\BOOKS\SQLBOL.CHM, onde pasta_base_do_SQLServer é o diretório onde o SQL Server foi instalado. Por padrão, é C:\MSSQL7.

• Uninstall SQL Server 7.0: permite que você remova a instalação existente do SQL Server 7.0

Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados

Um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) como o SQL Server é responsável por armazenar dados de forma confiável e permitir fácil recuperação e atualização desses dados. Um SGBD relacional armazena dados de forma relacional, isto é na forma de linhas e colunas.

Conceitos Relacionais

Um registro [record] ou linha [row] é um grupo de variáveis com tipos de dados diferentes, que armazenam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com