TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps pêndulo mágicos

Por:   •  16/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A Atividade Prática Supervisionada de física sobre “Pêndulos Mágicos”, do curso de Engenharia Básica, nos proporciona um desafio, onde podemos aprimorar nossos conhecimentos. Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão.

Abaixo mostraremos o projeto realizado e aplicado conforme orientações disponibilizadas

Pêndulos Mágicos

Um pendulo é considerado um sistema que tenha uma massa ligada a algo que permite uma movimentação livre, sendo atingida pela gravidade nessa massa suspensa.
Nesse processo de movimentação livre, o pendulo estará exposto a oscilações, tendo como forças importantes só a força do fio onde a massa estará ligada, e a gravidade agindo sobre o peso do mesmo. (Imagem 1, pág. 9).

Trataremos aqui, de um pendulo feito por uma haste de madeira para a movimentação desses fios ligados a dois materiais com uma massa.

O pendulo mágico, pode ser descrito e explicado, o uso da palavra “mágico” vem do fato de ser um experimento onde só usando o fenomeno da ressonância se torna explicável seu movimento. Observando que por uma pequena e imperceptível oscilação das hastes pelo movimento discreto das mãos, acontece fortes oscilações em um dos pêndulos com certa frequência, ou seja, recebe energia por meio dessas oscilações, fazendo com que aja o movimento, ou seja, ressonância.

Experimento “Pêndulos Mágicos”

Materiais:

- Haste de madeira
- Lata de alumínio comum
- Água
- Cordões de barbante

Através do estudo feito, podemos observar como é possível fazer o experimento, que conta com objetos comuns.

Apenas com os dois pêndulos que possuem uma haste de madeira, amarrada a dois fios que estão segurando duas latas, com metade de sua capacidade com água, ao você balançar uma das latas, nota-se que o seu braço e a outra lata estão parados. Isso ocorre por causa do efeito de ressonância. (Imagem 2, pág 9)

Um resultado excelente dessa experiência é mostrar ao público como alguns efeitos estranhos e aparentemente sobrenaturais têm explicações físicas simples.

Conclusão

        Ao a Atividade Prática Supervisionada de Engenharia Básica da Faculdade UNIP, com o tema “Pêndulos Mágicos” foi muito importante na ampliação do nosso conhecimento e a utilização de cálculos importantes para verificação dos dados físicos.

        Tivemos como desafio a construção de um projeto referente ao tema que nos foi proposto, para assim exemplificarmos como os dados físicos são aplicados na vida real, e a importância em poder utiliza-los. O projeto consiste em observar e analisar o fenomeno da ressonância e como a física explica os movimentos dado pelo mesmo, assim explicando coisas que ao olho nu e a ausência de informações, levem a pensarem no misticismo e coisas inexplicáveis, onde a física vem e quebra esse paradigma, mostrando que sempre há uma explicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (95.5 Kb)   docx (53.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com