TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquecimento Finalidades do Aquecimento das Tubulações

Por:   •  5/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

• Finalidades do aquecimento das tubulações

O aquecimento das tubulações pode ser necessário para:

Manter condições apropriadas para o escoamento dos fluidos, como no caso de líquidos de alta viscosidade ou materiais que sejam sólidos em temperatura ambiente;

Manter determinados líquidos, por exigência de serviço, dentro de limites de temperatura, o que pode ser necessário para evitar mudanças de estado físico, transformações químicas ou preservar as propriedades do produto;

Outra finalidade é pré-aquecer as tubulações, no início do funcionamento do processo, para liquefazer depósitos sólidos que tenham se formado no interior dos tubos enquanto o sistema estava parado. Quando o aquecimento é feito com esse objetivo, ele só precisa ser realizado no período inicial de funcionamento, depois de cada interrupção prolongada de serviço.

Alguns produtos que necessitam de aquecimento para escoar são: petróleo bruto, óleo combustível e óleos viscosos, asfalto, parafina, graxas, resinas, polímeros e enxofre.

Todas as tubulações que necessitam de aquecimento devem ser indicadas nos desenhos isométricos, fluxogramas e nas folhas de dados de tubulação, e a responsabilidade dessa indicação é da equipe de projeto.

Em tubulações quentes o isolamento térmico externo deve ser aplicado sobra a superfície metálica completamente limpa, livre de ferrugem, respingos de solda, óleos e quaisquer outras impurezas. Para tubulações com temperatura de operação inferior a 120°C e algumas de serviço intermitente, recomenda-se a aplicação de uma pintura anticorrosiva antes da colocação do isolamento térmico.

Nos trechos retos de tubos o isolamento térmico geralmente é aplicado em forma de peças pré-moldadas, que são amarradas à tubulação.

Todas as tubulações de aço-carbono, aços-liga e de ferro, que não sejam enterradas e que não tenham isolamento térmico externo, devem receber algum tipo de pintura. A pintura tem a finalidade de proteger o material contra a corrosão atmosférica, dar melhor aparência à instalação, e permitir a identificação imediata das tubulações mediante um código de cores para os diferentes serviços e fluidos.

O isolamento interno é usado exclusivamente em algumas linhas de grande diâmetro, normalmente acima de 60 cm, e em temperatura muito elevada. A finalidade desse isolamento é, além de diminuir as perdas de calor para o exterior, evitar o contato do fluido com a parede metálica da tubulação, mantendo a temperatura da parede mais baixa e permitindo a utilização de um material menos nobre para a tubulação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (28 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com