TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“Aquecimento Global e o falso desenvolvimento sustentável”

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.664 Palavras (11 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Alunos:

Daniel Pimentel

Iuri Tourão

Rafael Alves

Taís Pimentel

“Aquecimento Global e o falso desenvolvimento sustentável”

Belém

2015

[pic 2]

Alunos:

Daniel Pimentel

Iuri Tourão

Rafael Alves

Taís Pimentel

“Aquecimento Global e o falso desenvolvimento sustentável”

Trabalho de climatologia referente

a segunda avaliação de 2015

Belém

2015

Resumo

Aquecimento Global O que é? O que causa? Suas conseqüências? Verdades e mitos! O que mais se ouve falar atualmente no mundo, e é desconhecido para muitos e para outros motivo de preocupação e muitas pesquisas. É um tema que gera discussões entre cientistas que provam a existência do efeito estufa por ações antropogénicas e outros que dizem o contrario que não é comprovado a influencia das atividades humanas nas mudanças de clima.

Falso Desenvolvimento Sustentável O que é proposto? O que realmente é feito? O por que  deste “falso”? Desenvolvimento sustentável um conceito muito usado por empresas e estudado para que se recupere o que foi gasto de recurso natural e que não se deixe esgotar, mas isto realmente é posto em pratica? Ou é só uma maneira de promover marketing de empresas ou vender produtos que se dizem sustentável.

 Introdução

Aquecimento Global é o processo de aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da terra causado pelas emissões humanas de gases do efeito estufa, que desencadeiam alterações importantes em vários sistemas da terra . Alterações no ecossistema marinho,com impactos na sociedade humana em grande escala, afetam irregularmente  o regime de chuvas, com enchentes e secas graves e freqüentes e etc. O aquecimento terá conseqüências diferentes de uma região para outra. De contra ponto ao “aquecimento global” alguns pesquisadores, dizem que as questões climáticas, que são atribuídas as atividades humanas não tem influencia comprovada na dinâmica do clima, essa informação é de domínio publico e têm motivado questionamentos. As questões climáticas tem sido pautadas por restritas motivações ideológicas, políticas, econômicas e acadêmicas. Isto nos leva á outro ponto importante.

O desenvolvimento sustentável capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações, ou seja, é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Desenvolvimento x preservação, se paramos para analisar este conceito percebe-se o quanto ele não é praticado, surgindo o “falso desenvolvimento sustentável” que é necessidade de desenvolver as regiões, e não combinam com a necessidade que a natureza precisa para sua preservação.   

A conclusão da pesquisa e suas análises permitiram tamanha solidez que foi possível criar uma teoria que amoldasse didaticamente os elementos envolvidos. Essa teoria recebeu o nome de Teoria da Tríade. Fazendo alusão aos três elementos que sustentam o fogo: combustível, comburente e calor, também conhecido como triângulo da combustão, a Teoria da Tríade necessita de três elementos que legitimam o “desenvolvimento sustentável”, sendo eles: o “aquecimento global”, as “mudanças climáticas” e o “caos ambiental”. Da mesma maneira que surge o tetraedro do fogo, apoiado pelos seus três elementos descritos anteriormente, o “desenvolvimento sustentável” tornou-se o tetraedro do medo, alicerçado nos três elementos que são mentirosamente associados ao Homem, principalmente às suas atividades de desenvolvimento convencional e sobrevivência.

 Objetivo

Demonstrar as evidências que consolidam a Teoria da Tríade, apresentando seus três elementos e suas conexões: o “aquecimento global antropogênico”, as “mudanças climáticas” e o primordial, a idéia do “caos ambiental” gerado por um tipo de desenvolvimento convencional. Em seguida, apresentar como esses elementos servem de suporte para a implementação artificial de um “desenvolvimento sustentável” que não tem fundamento para existir e como isto afetará a vida cotidiana das pessoas nos países em desenvolvimento, principalmente no Brasil.

 Aquecimento global

O aquecimento global é o aumento das temperaturas médias do planeta ao longo dos últimos tempos, o que, em tese, é causado pelas práticas humanas, embora existam discordâncias quanto a isso no campo científico. A principal causa desse problema climático que afeta todo o planeta é a intensificação do efeito estufa. As causas apontadas pelos cientistas para justificar este fenômeno podem ser naturais ou provocadas pelo homem. Fatores como a grande concentração de agentes poluente na atmosfera contribuem para um aumento bastante significativo do efeito estufa.

A maioria dos cientistas climáticos acredita que o aumento da quantidade de gases estufa (gás carbônico, metano, etc) lançados na atmosfera provoca uma elevação da temperatura, a emissão desses gases (fruto do desmatamento e da queima de combustíveis fósseis) formam uma barreira impedindo que o calor se propague aumentando a temperatura da terra.

Em contra ponto alguns cientistas e pesquisadores do assunto,não concordam que há evidencias físicas da influencia humana no clima global.

[...] As mudanças constituem a característica fundamental do clima, como demonstram as evidências referentes a toda história geológica da Terra,  ou seja, o clima está sempre em mudança. Quanto à alegada influência humana no clima global, supostamente atribuída às emissões de compostos de carbono das atividades humanas, com a industrialização e a urbanização, ela teria que, forçosamente, amplificar as taxas de variação (gradientes) das temperaturas atmosféricas e oceânicas e dos níveis do mar, registradas desde a Revolução Industrial do século XVIII.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (160.4 Kb)   docx (176.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com