TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arduino E Sensores LM35 E BMP085

Monografias: Arduino E Sensores LM35 E BMP085. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  1.213 Palavras (5 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 5

Arduino Mega 2560

A placa Arduino Mega 2560 é mais uma placa da plataforma Arduino que possui recursos bem interessantes para prototipagem e projetos mais elaborados. Baseada no microcontrolador ATmega2560, possui 54 pinos de entradas e saídas digitais onde 15 destes podem ser utilizados como saídas PWM. Possui 16 entradas analógicas, 4 UARTs (portas seriais de hardware) e um oscilador de cristal de 16 MHz. Além da quantidade de pinos, ela conta com maior quantidade de memória que Arduino UNO, sendo uma ótima opção para projetos que necessitem de muitos pinos de entradas e saídas além de memória de programa com maior capacidade.

Características

Microcontrolador ATmega1280

Voltagem de alimentação 5V

Voltagem de entrada (recomendada) 7-12V

Voltagem de entrada (limites) 6-20V

Pinos digitais I/O 54 (dos quais 14 são saídas PWM )

Pinos de entrada analógica 16

Corrente contínua por pino I/O 40 mA

Corrente contínua para o pino 3.3V 50 mA

Memória Flash 128 KB dos quais 8 KB usado pelo bootloader

SRAM 8 KB

EEPROM 4 KB

Velocidade de Clock 16 MHz

Alimentação

A alimentação da placa Arduino Mega, como ocorre na Arduino UNO pode ser feita tanto pela USB, como por uma alimentação externa. A alimentação externa é feita através do conector Jack com positivo no centro, onde o valor de tensão da fonte externa deve estar entre os limites 6V. a 20V., porém se alimentada com uma tensão abaixo de 7V., a tensão de funcionamento da placa, que no Arduino MEGA 2560 é de 5V, pode ficar instável e quando alimentada com tensão acima de 12V, o regulador de tensão da placa pode sobreaquecer e danificar a placa. Dessa forma, é recomendado para tensões de fonte externa valores de 7V. a 12V.

Os pinos de alimetação são os seguintes:

• VIN. A entrada de voltagem da placa Arduino quando se está usando alimentação externa (em oposicão aos 5 volts fornecidos pela conexão USB ou outra fonte de alimentação regulada) É possível fornecer alimetação através deste pino ou acessá-la desde ai se etiver alimentando pelo conector de alimentação.

• 5V. Fornecimento de alimentacão regulada para o mcrocontrolador e outros componentes da placa.

• 3V3. Uma alimentação de 3,3 vots gerada pelo chip FTDI. A corrente máxima é de 50 mA.

• GND. Pinos terra.

Comunicação USB

Como interface USB para comunicação com o computador, há na placa um microcontrolador ATMELATMEGA16U2. Este microcontrolador é o responsável pela forma transparente como funciona a placa ARDUINO MEGA 2560, possibilitando o upload do código binário gerado após a compilação do programa feito pelo usuário. Possui um conector ICSP para gravação de firmware através de um programador ATMEL, para atualizações futuras.

Nesse microcontrolador também estão conectados dois leds (TX, RX), controlados pelo software do microcontrolador, que indicam o envio e recepção de dados da placa para o computador. Ele possui um cristal externo de 16 MHz. É interessante notar a conexão entre este microcontrolador com o ATMEL ATMEGA2560 onde é feita pelo canal serial desses microcontroladores. Outro ponto interessante que facilita o uso da placa Arduino é a conexão do pino 13 do ATMEGA16U2 ao circuito de RESET do ATMEGA2560, possibilitando a entrada no modo bootloader automaticamente quando é pressionado o botão Upload na IDE.

Pinos de entradas e Saídas

A placa Arduino MEGA 2560 possui 54 pinos de entradas e saídas digitais que podem ser utilizadas como entrada ou saída conforme a necessidade de seu projeto, através das funções pinMode(), digitalWrite(), edigitalRead(). Os pinos operam com tensão de 5V e podem fornecer ou drenar até 40 mA. Cada pino possui resistor de pull-up interno que pode ser habilitado por software. Alguns desse pinos possuem funções especiais como exibido a seguir:

• Comunicação Serial – Serial 0 (RX) e 1 (TX); Serial 1: 19 (RX) e 18 (TX); Serial 2: 17 (RX) e 16 (TX); Serial 3: 15 (RX) e14 (TX). Os pinos 0 e 1 estão conctados aos pinos do ATmega16U2 responsável pela comunicação USB

• Interrupções externas – 2 (interrupt 0), 3 (interrupt 1), 18 (interrupt 5), 19 (interrupt 4), 20 (interrupt 3), and 21 (interrupt 2). estes pinos podem ser configurados para disparo da interupção tanto na borda de subida ou descida, ou em niveis lógicos alto ou baixo, conforme a necessidade do projeto. Veja a função attachInterrupt() para mais detalhes.

• PWM: os pinos 2 a 13 e 44 a 46 podem ser utilizados como saídas PWM. O sinal PWM possui 8 bits de resolução e é implemetado com a função analogWrite().

• Comunicação SPI: Pinos: 50 (MISO), 51 (MOSI), 52 (SCK), 53 (SS). A comunicação SPI pode se manipulada pela função SPI library. Estes pinos estão ligados ao conector ICSP.

• Comunicação I2C: (TWI): pinos 20 (SDA) and 21 (SCL).

A Arduino Mega2560 possui 16 entradas analógicas (pinos A0 a A15), onde pode ser feita a conversão com uma resolução de 10 bits, ou seja, o valor será convertido entre 0 e 1023. Por padrão o tensão de referência é conectada a 5V. Porém é possível mudar o valor de referência através do pino AREF e a funçãoanalogReference().

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com