TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Risc Cisc

Pesquisas Acadêmicas: Risc Cisc. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 2

2. COMPARATIVO ENTRE AS ARQUITETURAS DE PROCESSADORES RISC E CISC

Uma boa parte dos computadores vem com identificação e uma descrição do que contém dentro dos processadores, arquitetura CISC e RISC.

Arquitetura CISC suporta um grande número de instruções mas a execução delas é mais lenta. CISC é capaz de executar várias centenas de instruções complexas.

A ideia de arquitetura CISC era mover o lado complexo do software para o hardware o que facilitaria bastante a vida dos programadores. Na realidade é fazer com que o código de baixo nível se parecesse mais com a de alto nível o que resultaria em um custo geral mais baixo. Se uma instrução complexa escrita numa linguagem de alto nível fosse traduzida em uma instrução assembly, os compiladores seriam mais fáceis de escrever, o código seria mais compacto e seria mais fácil a detecção e correção de erros.

No começo dos anos 80, a grande tendência era construir chips com conjunto de instruções cada vez mais complexos, outras fabricantes foram para um caminho diferente e criaram um padrão RISC.

A arquitetura RISC suporta menos instruções e executa com mais rapidez o conjunto de instruções que são combinados. Como pe menor a quantidade de instruções e com cada uma delas tendo sua execução otimizada, o sistema deve produzir resultados com melhor desempenho mesmo considerando-se que uma menor quantidade de instruções vá a conduzir a programas mais longos. Todas as suas instruções tem o mesmo tamanho de bits, o que facilita a busca.

Maquinas RISC utilizam os registros da UCP para armazenar parâmetros e variáveis em chamadas de rotinas e funções já os CISC usam mais a memória para a tarefa.

A instruções dos processadores RISC são do tipo Load/Store, desvio e de operações aritméticas e lógicas, reduzindo com isso o seu tamanho.

A característica mais relevante de RISC é o uso de pipelining, obtido em face do formato simples e único das instruções de maquina. Esta técnica funciona mais efetivamente quando as instruções são todas bastante semelhantes.

Atualmente vemos computadores com processadores híbridos, processadores CISC que possuem internamente núcleos RISC. A partes do CISC do processador pode cuidar das instruções mais complexas, enquanto o núcleo RISC cuida das mais simples, nas quais é mais rápido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com