TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Business Intelligence No Âmbito De Banco De Dados

Artigos Científicos: Artigo Business Intelligence No Âmbito De Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  755 Visualizações

Página 1 de 5

BUSINESS INTELLIGENCE NO ÂMBITO DE BANCO DE DADOS

Nome:

E-mail:

Disciplina: Modelagem de Banco de Dados Professor(a):

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar a tecnologia de Business Intelligence, demonstrando suas características principais, bem como sua real necessidade na atual era da informação. Sendo assim, o artigo segue o caminho das técnicas e conceitos de BI, com foco em Datawarehouse. Para demonstrar o uso de tal elemento, o Oracle foi utilizado como ferramenta de Gerência de Banco de Dados e sua atuação na gerência das informações, ou seja, como o Oracle atua na efetivação do Business Intelligence.

Palavras-chave: informação; banco de dados; Datawarehouse; tecnologia da informação.

Introdução

Business Intelligence surgiu na década de 1970 e tinha por característica intensa e exaustiva programação, o que denotava altos custos no seu desenvolvimento. Com o avanço tecnológico dos computadores pessoais, o surgimento das interfaces gráficas e a consolidação da arquitetura cliente/servidor, os desenvolvedores de BI disponibilizaram no mercado produtos direcionados às análises de negócio, de forma amigável e acessível para os gerentes e diretores das diferentes áreas da corporação.

Nos últimos anos houve um aumento considerável nos sistemas de gestão empresarial, e como conseqüência os dados também cresceram. Bancos de dados evoluíram para atender a esse crescimento tecnológico e toda uma atmosfera de gestão informatizada foi gerada. Nessa evolução, os sistemas (OLTP) não conseguiram cumprir a tarefa de analisar esses dados para garantir um resultado confiável ao usuário. Era preciso trabalhar num contexto de dados distintos para uni-los externamente. Foi aí que um projeto acadêmico na década de 80 realizou os primeiros testes em conceitos de Data Warehouse. A partir daí começou a tornar-se realidade nas grandes corporações.

O que é um Datawarehouse (DW)?

Um Datawarehouse (ou armazém de dados, ou depósito de dados no Brasil) é um sistema de computação utilizado para armazenar informações relativas às atividades de uma organização em bancos de dados, de forma consolidada.

O Datawarehouse possibilita a análise de grandes volumes de dados coletados dos sistemas transacionais (OLTP). São as chamadas séries históricas que possibilitam uma melhor análise de eventos passados, oferecendo suporte às tomadas de decisões presentes e a previsão de eventos futuros. Por definição, os dados em um Datawarehouse não são voláteis, ou seja, eles não mudam, salvo quando é necessário fazer correções de dados previamente carregados. Os dados estão disponíveis somente para leitura e não podem ser alterados.

A ferramenta mais popular para exploração de um Datawarehouse é a Online

Analytical Processing (OLAP) ou Processo Analítico em Tempo Real, mas muitas outras podem ser usadas.

Aplicabilidade

Sua função principal é o armazenamento de informações de um banco de dados referente a uma ou mais atividades de uma empresa de forma consolidada, voltada à tomada de decisões. É como um agrupamento inteligente de dados de uma mesma fonte, como: origem, formato, nomes, tipo de negócio, regras, conexões entre outros. Este princípio é muito discutido quando relacionado a Business Intelligence. Tudo isso favorece um resultado completo ao usuário, sem a necessidade de executar várias consultas (relatórios), cruza-las e finalmente chegar a um resultado.

Por enquanto pense que em Datawarehouse os relatórios são exibidos dinamicamente de acordo com a necessidade focando pontos estratégicos. Seu objetivo é trabalhar com uma grande quantidade de informação e principalmente dados históricos. Estamos falando de sistemas transacionais (OLTP), que de uma forma bem ampla, são sistemas responsáveis por registrar todos os acontecimentos de uma organização.

Oracle no mundo do Business Intelligence

O SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) Oracle 11g possui uma plataforma completa de DW e BI, que combina alto desempenho e processos analíticos profundamente integrados, garantido a qualidade dos dados resultantes – tudo em uma única plataforma, executada em um ambiente confiável, com infra-estrutura de baixo custo. Agregando recursos como OLAP e capacidades estatísticas diretamente dentro do banco de dados, provêem os requisitos básicos de escalabilidade, segurança, e disponibilidade.

Como a integração de dados tornou-se um requisito primordial em qualquer sistema de Datawarehouse, “a ferramenta Oracle inclui um ETL (Extract, Transform, Load) – ferramenta para carregamento e transformação de dados de diversas origens externas”. Esta ferramenta é chamada de OWB (Oracle Warehouse Builder), e possui três opções para atender as exigências de integrações específicas:

• Opção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com