TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Business Intelligence

Trabalho Universitário: Business Intelligence. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  1.336 Palavras (6 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 6

TOLUENO

Tolueno ou metil benzeno é a matéria-prima a partir da qual se obtêm derivados do benzeno, caprolactama, sacarina, medicamentos, corantes, perfumes, TNT e detergentes. É adicionado aos combustíveis (como antidetonante) e como solventes para pinturas, revestimentos, borrachas, resinas, diluente em lacas nitro celulósicas e em adesivos. É a matéria-prima na fabricação do fenol, benzeno, cresol e uma série de outras substâncias.

O tolueno é um líquido incolor com um odor característico. Ocorre na forma natural no petróleo e na árvore tolú. Também é produzido durante a manufatura da gasolina e de outros combustíveis a partir do petróleo cru e na manufatura do coque a partir do carvão.

TOXICIDADE

Esta substância caracteriza o que ficou popularmente conhecido no Brasil como cola de sapateiro, apesar de estar presente em outros tipos de colas, como as utilizadas na marcenaria. A inalação voluntária do toluol (que apresenta potencial de abuso) causa danos ao organismo e pode levar à dependência.

O tolueno pode afetar o sistema nervoso. É facilmente absorvido pelos pulmões (40 a 60% do inalado). Níveis baixos ou moderados podem produzir cansaço, confusão mental, debilidade, perda da memória, náusea, perda do apetite e perda da visão e audição. Estes sintomas geralmente desaparecem quando a exposição termina.

Inalar níveis altos de tolueno por um período pode produzir sonolência e até mesmo a inconsciência. Disso, um estudo americano realizado pelo Brookhaven National Laboratory (incluir link) comprovou que o tolueno, quando inalado, faz o mesmo caminho da cocaína no cérebro. No Brasil já há no mercado cola de sapateiro sem toluol.

Identificação de Perigos

Perigos mais importantes: Produto inflamável.

Efeitos do produto

- Efeitos adversos à saúde humana:

Ingestão: Nocivo.

Olhos: Extremamente irritante.

Pele: Nocivo. Extremamente irritante.

Inalação: Nocivo.

- Efeitos ambientais: Nível de risco médio para sistemas aquáticos.

- Perigos físicos e químicos: Líquido inflamável. Pode acumular carga estática por fluxo ou agitação. Os vapores são mais pesados do que o ar e podem propagar-se para longas distâncias até fontes de ignição e inflamar-se.

Perigos específicos: Este produto é classificado como inflamável e nocivo segundo os critérios da CEE (Comunidade Econômica Europeia).

Principais sintomas: A ingestão e inalação dos vapores podem causar dor de cabeça, náuseas, tonteira, sonolência e confusão.

Medidas de Primeiros Socorros

Medidas de primeiros-socorros

- Inalação: Remova a vítima para local fresco e arejado. Se não estiver respirando fazer respiração artificial. Se estiver com dificuldade em respirar, administrar oxigênio. Procurar auxílio médico.

- Contato com a pele: Lavar imediatamente o local atingido com água corrente e sabão por pelo menos 15 minutos. Procurar auxílio médico se a irritação persistir.

- Contato com os olhos: Enxaguar os olhos com água limpa por pelo menos 15 minutos, levantando as pálpebras algumas vezes, para eliminar quaisquer resíduos do material.

Procurar um oftalmologista.

- Ingestão: Não induzir o vômito. Se a vítima estiver consciente, dar água para beber. Procurar auxílio de um médico. Nunca dê nada via oral à uma pessoa inconsciente.

Notas para o médico: Nas operações de resgate utilizar equipamento autônomo de proteção respiratória.

Medidas de Combate a Incêndios

Meios de extinção apropriados: Pó químico seco, dióxido de carbono (CO2), espuma à prova de álcool.

Meio de extinção não apropriados: A água isoladamente pode ser ineficiente.

Perigos específicos: Líquido inflamável. Perigoso quando exposto ao calor ou chama, seus vapores formam misturas explosivas com o ar.

Métodos especiais: Se possível combater a favor do vento. Resfriar com jato d’água as embalagens que estiveram expostas às chamas, até bem após o fogo ter sido extinto.

Proteção dos bombeiros: Proteção completa contra fogo e equipamento autônomo de proteção respiratória.

Medidas de Controle para Derramamento ou Vazamento

Precauções pessoais

- Remoção de fontes de ignição:

Isolar a área. Manter afastadas pessoas sem função no atendimento da emergência. Sinalizar o perigo para o trânsito, e evitar ou mandar avisar as autoridades locais competentes. Eliminar toda fonte de fogo ou calor. Não fumar, não provocar faíscas. No caso de transferência do produto para recipientes de emergência, usar somente bombas à prova de explosão e aterrar eletricamente todos os elementos do sistema em contato com o produto. Não efetuar transferência sob pressão de ar ou oxigênio. Não inalar os vapores.

- Prevenção da inalação e do contato com a pele, mucosas e olhos: Utilizar os equipamentos de proteção individual adequados, conforme indicado.

Precauções para o meio ambiente: Evitar que o produto atinja cursos d’água e a drenagem do solo.

- Recuperação: Recolher o máximo possível do produto derramado para um tanque de emergência, providenciando aterramento adequado de todos os equipamentos utilizados. Manter devidamente etiquetado e bem fechado, para posterior reciclagem ou eliminação.

- Neutralização: Absorver o líquido não recuperável com terra seca, vermiculita ou um absorvente seco.

- Disposição: Não dispor em lixo comum. A disposição final desse material deverá ser acompanhada por especialista e de acordo com a legislação ambiental vigente.

Manuseio e Armazenamento

Manuseio

Medidas Técnicas: Prevenção da exposição do trabalhador:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com