TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Científico de Metodologia

Por:   •  4/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 5


[pic 1]

Artigo Científico de Metodologia







São Luís
2013

[pic 2]

Eduardo Souza Schalcher

Everaldo Lemos Ribeiro Junior

Felipe Roberto Oliveira

Gilberto de Freitas Ramos Neto

Hawlinson Santos Raiol

Rilberson Silva Batista

Romulo A. M. Costa Filho

Artigo Científico de Metodologia: Relação entre filme e tecnologia.

Artigo Científico realizado com o intuito
         de obtenção de nota, referente à 3
º avaliação
da disciplina de Metodologia científica,
ministrada pela Prof. Erica Costa, UEMA.  

São Luís
2013

CIÊNCIA, TÉCNICA E TECNOLOGIA

Resumo:

        Neste trabalho será abordado o conhecimento sobre a ciência, técnica e tecnologia. Onde haverá correlação com o filme bastante conhecido, Velozes e Furiosos. Como está proposto adiante, a ciência possui várias definições, onde cada pensador acredita em algo distinto entre si mesmos. E em relação à técnica, é preciso necessariamente que cada pessoa já tenha um consenso sobre a ciência, independente de suas respectivas definições. E por fim, mas não menos importante, a tecnologia é encarada como a ciência de uma técnica, ou seja, podendo ser entendida como estudo científico da técnica, como afirma Ruy Gama.

Palavras-chave: Ciência. Técnica. Tecnologia. Pensamentos. Filme.

Introdução:

Seguindo o pensamento etimológico, a palavra ciência tem origem latina (scire) onde tem o significado “saber” e “conhecer”. No entanto, a própria ciência possui definições circulares, isto é, “usam como elemento definitório algo que pertece ao que se quer definir”. (MAGALHÃES, Gildo. 2005. São Paulo. P. 86). E com tanta dificuldade ao achar a diferença entre ciência, técnica e tecnologia, podem-se averiguar ideias de alguns autores, os quais abordam este assunto, como por exemplo, Ruy Gama onde o mesmo afirmava que não há definição exata para ciência, e assim concordando com a teoria de Milton Vargas, o qual defendia que a ciência para se desenvolver necessariamente precisava de uma teoria, a qual necessitaria da prática para ser verificada, posteriormente, apresentou-se que técnica é o saber fazer apoiado na ciência. Outro sim, Ruy Gama dizia que técnica partia de regras práticas já estabelicidas para elaborar algo. Quanto ao ponto de vista tecnológico, apresentado por Milton Vargas, mostrava que a tecnologia é a ciência aplicada em intrumentos e processos no meio técnico e científico. Do mesmo modo, Ruy Gama afirmava que a tecnologia é o estudo científico da técnica.  

Vindo da palavra grega techné (que significa “prática” ou “arte”), a técnica é elaborar algo a base de teorias científicas, ou seja, um procedimento com objetivo a obtenção de um determinado resultado. Em outras palavras, é a união de regras, normas ou protocolos usufruída para alcançar certa meta. A palavra tecnologia vem do grego techné, “técnica”, “arte”, “ofício”, com o sufixo logia, “estudo”, ou seja, tecnologia é o estudo da técnica científica, onde envolve o conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que desenvolvem a forma de resolver certo problema.

O filme, Velozes e Furiosos, que será correlacionado a ciência, técnica e tecnologia, é uma longa metragem que explora o assunto de carros esportivos ou “tunados”. No filme os protagonistas Dominic Toretto (Vin Diesel) e Brian Spindler (Paul Walker), são dois pilotos de corrida de rua, os mesmos buscam melhorias em relação aos seus carros, trabalhando em cima da ciência, para elaborar uma técnica e efetivar na tecnologia inserida no veículo dito como “tunado”.  

Desenvolvimento:

No filme, Velozes e Furiosos, um dos protagonistas, Dominic Toretto (Vin Diesel), comanda uma gangue de corredores de rua, no qual é investigado por Brian Spindler (Paul Walker), se aproximando de Toretto. Juntos trabalham em veículos para as corridas de rua. Com a ajuda de um dos seus amigos, chamado por eles como “cientista louco”, elaboram um projeto (dito como técnica), feito na base de estudos científicos, de um carro, o Supra, utilizando peças melhores, como suspensão regulada, que influenciará na tração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (174.6 Kb)   docx (781.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com