TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO CRÍTICO SOBRE METODOLOGIAS UTILIZADAS EM ESTUDOS DO INMETRO

Por:   •  11/11/2018  •  Artigo  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 4

UNIDADE JABOATÃO DOS GUARARAPES

BACHARELADO EM ENGENHARIA DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL

ARTIGO CRÍTICO SOBRE METODOLOGIAS UTILIZADAS EM ESTUDOS DO INMETRO

Ivaldo da Silva Gomes

Jadiel Francisco da Silva

Janike Mayara Salomão de A. Melo

Jhonathan Elvis Távora da Silva

Sergio Jose de Barros Filho

Jaboatão dos Guararapes – 2018.2

RESUMO

A metrologia sempre teve um grande impacto na sociedade, e no sentido real cresceu com as necessidades do mercado local, definindo as medidas padrão para garantir o comércio justo e a defesa do consumidor. Medir é a evolução natural do comparar, que é fundamental para a sobrevivência e desenvolvimento humano.

1. INTRODUÇÃO

Os recentes desenvolvimentos e transformações no cenário mundial levam a estruturação de poderosas áreas de influência econômica e de livre comércio, que praticamente eliminam as fronteiras geográficas definidas, mas as redefinem pelas barreiras tarifárias de natureza técnicas e pela capacidade do desenvolvimento tecnológico. Isso requer novos padrões de qualidade e uma crescente demanda por Metrologia. Dessa forma o desempenho na atividade metrológica fez-se necessário para responder em tempo hábil a celeridade dos avanços ocorridos. A Metrologia e qualidade na globalização econômica são áreas do conhecimento intimamente relacionadas constituindo poderosos instrumentos de transformação com impacto direto no processo de competitividade econômica, fato não recente, existindo um precedente histórico na competitividade comercial.

Todo o problema está associado à produtividade. Intimamente correlacionadas, metrologia e qualidade constituem assim instrumentos poderosos de transformação da infraestrutura tecnológica das empresas, elementos estratégicos que promovem a quebra de barreiras técnicas e viabilizam a melhoria dos produtos e sua inserção em mercados competitivos.

A condutividade eletrolítica é a medida da quantidade de transporte de carga dos ions presentes em solução. É um importante parâmetro para o controle da pureza da água utilizada nas indústrias farmacêuticas, de alimentos e bebidas. A necessidade de calibrar os equipamentos de medição de condutividade eletrolítica é um requisito fundamental no processo de garantia da qualidade da cerveja.

O estudo de ensaios metrológicos na determinação do teor de umidade no álcool combustível aplicado às amostras de AEAC e AEHC consiste no acompanhamento de um dos diversos parâmetros para certificação que neste caso é o teor de umidade. A inexistência de materiais de referência certificados (MRC) nacionais para garantir a qualidade do álcool combustível brasileiro é uma questão crucial a ser resolvida para garantir a credibilidade do nosso produto no mercado externo, uma vez que alguns problemas que afetam ou poderão afetar as exportações brasileiras de álcool combustível nos próximos anos se colocam como desafios ou barreiras técnicas a serem superadas.

2. OBJETIVOS

Este artigo tem por objetivo analisar e comentar as atividades desenvolvidas nos dois artigos metrológicos escolhidos. De maneira a informar algumas propostas sobre a utilização da Metrologia para a resolução de problemas e a importância no processo de produção industrial.

3. METODOLOGIA

Inicialmente, foram realizados testes tanto com os medidores de condutividade, quanto com as amostras de álcool. Passo essencial para a determinação do problema focal e da diretriz de atuação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com