TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo De Metodologia Cientifica

Artigo: Artigo De Metodologia Cientifica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 3

A disciplina de Metodologia Cientifica na Graduação.

Henrique Matheus Mendonça de Miranda

Goiânia - GO

Data: 08/06/2014

Resumo: È de extrema importância que um aluno de graduação tenha uma postura ativa de estudante e saiba pesquisar e tirar conclusões cientificas para posteriormente publicar seus resultados no meio acadêmico, a disciplina de metodologia cientifica atua nesse sentido de estimular o aluno a criticar e refletir o conhecimento cientifico, e saber divulgá-lo de maneira coerente e coesa de acordo com as regras vigentes.

Palavras-chave: Metodologia Cientifica, Ciência, Graduação.

Um curso de graduação em premissa é um tipo de curso que capacitará a alguém a possibilidade de compreender um assunto geral e dar a condição para esta pessoa de procurar e pesquisar por ela mesma o assunto a fundo e produzir as suas próprias conclusões de modo cientifico e divulgar os seus resultados.

Espera-se que um aluno de graduação saiba redigir um trabalho cientifico de maneira coerente e coesa, de forma que todos do meio cientifico e os que estão de fora do meio possam compreendê-lo, e que tenha o espírito critico e analisador daquilo que aprende.

Neste contexto entram as disciplinas acadêmicas que introduzem ao graduando sobre a natureza da ciência sua associação com a divulgação cientifica e os seus métodos. A metodologia cientifica se resume no caminho lógico da ciência, e a disciplina de metodologia serve para dar ao aluno um meio com que ele possa se tornar um estudante ativo nas resoluções dos problemas e divulgações dos seus resultados. O Método Cientifico é uma seqüência de passos racionais com a qual o graduando irá tratar a ciência, algo que o fará pensar e refletir, e ser sujeito participativo na busca do conhecimento.

A disciplina de Metodologia Cientifica deve comprometer-se a aprimorar as habilidades do aluno de criticar, analisar e refletir de maneira cientifica os fatos da realidade, e apresentar ao aluno os métodos científicos relacionados ao aprendizado, pesquisa, projeto e apresentação dos resultados. E também o aspecto técnico da redação cientifica, como os tipos de trabalhos científicos, e as suas normas de apresentação.

Mas a realidade é que como disciplina, a metodologia cientifica geralmente tem carga horária pequena, em torno de 60 a 80 horas, o que obriga às universidades a mudarem o foco principal desta matéria, que é o de fazerem os alunos pensarem de modo cientifico, para dar o foco às questões pormenorizadas como os aspectos técnicos da redação cientifica, e as normas da ABNT. Isso prejudica os alunos na assimilação do método cientifico, e distancia os alunos das competências mais básicas que precisarão quando forem futuros pesquisadores.

O curso de graduação exige um aluno preparado para encarar a ciência de modo ativo, sendo ele um agente pesquisador e descobridor, e que consiga de maneira coerente e coesa divulgar as suas conclusões no meio cientifico, por isso a disciplina de Metodologia Cientifica se mostra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com