TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Engenharia Civil

Por:   •  30/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.816 Palavras (12 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 12

          Em os primórdios da humanidade o procedimento com respeito as pessoas com deficiência era o extermínio.  

                     Nos matamos os cães danados e touros ferozes, degolamos ovelhas do-

                     entes, asfixiamos os recém-nascidos mal constituídos; mesmos as crián-

                     ças se forem débeis ou anormais, nos as afogamos, não se trata de

                     ódio, mas da razão que nos convida a separar das partes sãs aqueles

                     que podem corrompê-las. Fernandes ( 2001, p16).

       Com este relato tratamos de compreender como o preconceito e a pouca informação, relativa as pessoas com deficiência nos vem acompanhado a muito tempo. A Grécia antiga, foi o verso de importantes ideias, e ainda hoje tem uma influência grande na cultura ocidental. Dessa maneira notamos que os problemas que existem, as pessoas com deficiência, vem de tempos remotos.

UMA PEQUENA SINTESES DA HISTORIA

        Já vimos como foi no começo, onde existia o extermínio de pessoas com deficiências. passado o tempo, uma nova ordem social, aparece no advento do Cristianismo, o novo modo de produção, formadas por servos vem a substituir a mão de obra escrava. É a Idade - Media, que passava por novas concessões de ética e moral, de essa forma, o extermínio dessas pessoas, começa a ser questionado.

                     Pessoas doentes nascidas defeituosas e ou mentalmente afetadas

                     Passam a receber pela primeira vez, atenção da sociedade, embora  

                     que ambígua.  Fernandes (2001, p40)

       A autora classifica ambígua, porque as pessoas com deficiência, foram abandonadas a sua própria sorte, já que são consideradas como um castigo de Deus, a seus familiares, ou como seres diabólicos.

       A seguir temos a asenção da Burguesia ao poder, criando outra ordem social, muito diferente da anterior, onde a sociedade e dividida em classes sociais. Uma de essas classes é o operário, que vende sua força de trabalho, em troca de salários. Entre eles se encontram também a mão de obra feminina, crianças e pela primeira vez, pessoas com deficiência, são incluídas. Naturalmente que com salários muito mais baixos.

        Ente todas estas novas conceições de novas ideias, a medicina, trata de procurar, a origem das diferentes formas de deficiências de forma cientifica. E o estudo da mente humana feito pela medicina psiquiátrica, permite, que as doenças mentais, tenham um melhor conhecimento, podendo detectar as peculiaridades dos diferentes tipos de perturbações mentais.

        Dessa maneira chegamos ao século XIX,...

DE IMBECIS A PESSOAS COM DEFICIENCIAS

       A integração, e logo a inclusão escolar de alunos com necessidades especiais é a resposta a uma situação de segregação. As pessoas com deficiências enfrentam inúmeros obstáculos para poder participar da educação escolar. Eles podem ser prejudicados pela falta de estímulos, já que seu potencial cognitivo no consegue acompanhar o currículo escolar. O que dificulta seu desenvolvimento no ensino - aprendizagem. Além das questões referente a seus limites e possibilidades, temos também, o grande preconceito que existe dentro da sociedade.

       Observamos que a produção é uma peça importante dentro da engrenagem, do sistema          Capitalista, quem não produz-se pode ficar marginalizado deste processo. Essa forma de marginalização que existe com as pessoas com deficiências, vem da falta de informação, e de modelos estruturais, difícil de ser mudados.

                       

                       A sociedade capitalista liberta os homens da servidão, entretanto

                       como estes não tem condições de prover sua própria existência,

                       veem-se obrigados a vender sua mão de obra no mercado de

                       trabalho para sobrevivir; ao não se ajustarem a nova dinâmica

                       da cadeia produtiva, são excluídos e condenados a marginalização

                       por sua “natural” incapacidade ou ociosidade. Fernades (2001 p 44)

         Dessa maneira, fica em aberto de como, em uma sociedade excludente possa participar do processo, de inserir estas pessoas dentro do sistema produtivo, ou mesmo que possam participar da educação regular.

COMO COMENÇOU A CAMINADA DA ESCOLA INCLUSIVA

        A proposta de educação especial foi elaborada na década do 70, por um grupo de professionais da “Escandinavia”, o projeto foi chamado, Principio de Normalização, em ele são tratados novos conceitos com respeito as pessoas com deficiências, exemplo: Elas tem o direito de ser diferentes, de ter suas necessidades reconhecidas, assim como seus direitos, entre outras reivindicações.

        Essas novas noções de inclusão, se difundiram rapidamente, em países como EE.UU, Canada, e diversos países europeus, juntos com movimentos de direitos civis e diversas minorias étnicas, lutavam para poder conquistar seus direitos.

        A importância dos resultados positivos alcançados nos países desenvolvidos, desperto o interesse do Brasil, em poder adotar a filosofia da inclusão, entretanto em o pais, já tinha trabalhado, com outros modelos de integração em décadas anteriores...

ALGUMAS DAS LEIS QUE CONSTRIBUIRAM PARA ESTE SISTEMA

       No fim da ditadura cívico-militar, no começo do estado democrático, foi promulgada a Constituição da República Federativa do Brasil, no dia 5 de outubro de 1988. Em o referente a educação, no artigo 205, verifica-se “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família”, no artigo 208, inciso III, trata de o direito de educação, a todas as pessoas, e o direito de receber essa educação nas escolas regulares. Em uno dos parágrafos, prioriza o direito das pessoas com necessidades especiais de receberem educação, na rede regular de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com