TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Segurança Na Internet

Artigos Científicos: Artigo Segurança Na Internet. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  2.144 Palavras (9 Páginas)  •  1.148 Visualizações

Página 1 de 9

Resumo:

Com o avanço da tecnologia e a necessidade cada vez mais frequente de utiliza-la como meio de pesquisas e trabalho, a internet virou uma ferramenta praticamente indispensável nos dias atuais. Com a internet realizamos quase todos os afazeres diários como compras, transações bancárias e se comunicar com outras pessoas. Mas com o avanço da tecnologia o “mundo virtual” começa a ter os mesmos problemas do mundo real. O Objetivo desta pesquisa é mostrar que os cuidados que os internautas devem ter em relação a internet e os maiores os perigos mais comuns que ela apresenta, tornando assim a internet um ambiente mais seguro e produtivo..

Palavras-Chave: facebook, vírus, pedofilia na internet, cyber bullyng, segurança facebook.

Súmario: Introdução. 1 - a internet e suas finalidades. 1.1 – A internet e a alteração no comportamento pessoal. 1.2 - A internet e suas legalidades. 1.3 - Pedofilia. 2 - Cyberbullying: A violência virtual. 3 – facebook.

INTRODUÇÃO

Por volta da década de 80 a internet surgiu de forma simples e poucas pessoas tinham acesso a essa tecnologia. O custo da nova tecnologia não era acessível a toda população e somente o governo e grandes corporações tinham acesso e essa nova ferramenta. Por volta da década de 90 a internet começou a popularizar e o Brasil teve contato pela primeira vez com essa tecnologia. Por volta do ano de 2003 chega internet ADSL no brasil. A partir dai foi possível usufruir mais do uso dessa tecnologia, velocidade ficou mais rápida, surgiram novas possibilidades de negócios como comercio eletrônico e os cartões de feliz natal ficaram guardados na gaveta com a popularização do correio eletrônico.

Ao mesmo tempo em que internet ia se popularizando, ela ia se tornando um ambiente perfeito para pessoas mal intencionadas, o número e hackers surgiu rapidamente. Clonagem de cartões, pragas virtuais conhecidas como vírus, cavalo de troia entre muitas outras conhecidas criaram pânico em vários países afetando tanto usuários domésticos quanto empresas. A principal pergunta é: será que sabemos utilizar essa nova ferramenta corretamente? Veremos que a melhor forma de navegar com segurança não está em antivírus, firewalls e outros programas de segurança e sim na forma em que ela é utilizada.

1. A internet e suas finalidades

Devido à explosão da internet e a implantação de novas tecnologias, a internet deixou de ser um ambiente com algumas restrições para um mundo livre, onde você pode fazer tudo que estiver ao seu alcance como vender produtos e conhecer novas pessoas dentro das legalidades é claro. Entre 2005 e 2010 e internet se tornou a maior fonte de pesquisa e ficou em segundo lugar divulgação de propagandas perdendo apenas para as emissoras de televisão. O comercio eletrônico vem se tornado uma grande fonte de renda e cada ano e 20% dos internautas brasileiros fazem compras e realizam transações bancárias. O facebook se tornou a maior rede de relacionamento no mundo com a maior parte dos usuários localizados na américa-latina.

1.1. A internet e a alteração no comportamento pessoal

Assim como tudo em excesso faz mal, o uso uso de tecnologia pode fazer mal a saúde física, mental e afetar a sua vida profissional e social. segundo a american psychological association. o Resultado apontou alterações na parte do cérebro onde ficam fibras nervosas dos viciados em internet em relação aos não- viciados. Todos eles foram submetidos a teste de ressonância magnética e foram reveladas alterações na parte que controla emoções, tomadas de decisões e autocontrole. Além disso, o uso excessivo de internet está ligado a vários tipos de distúrbios psicológicos.

Tudo isto pode ser gerado pelo tipo de informação que usuário está vendo. Imagens de violência em excesso, sexo e conteúdo que contenham ofensas, podem gerar alteração no comportamento da pessoa já que a internet se torou uma forma de aprendizado para muitas pessoas. o número vem crescendo tão rápido que em diversos países é comum as clinicas para dependentes de internet e outras tecnologias e os mais afetados são jovens com idade entre 11 e 20- anos já que o uso da internet vem sendo usada por crianças a partir dos 9 anos de idade.

A melhor forma de evitar esse tipo vicio é criar regras quanto ao uso da internet. Criando politicas de acesso como horas permitidas ao dia, tipo de conteúdo que pode ser visualizado e fazer tarefas que podem substituir a internet como praticar esportes ao invés de ficar horas jogando jogos digitais.

1.2. A internet e suas legalidades

Assim como no mundo real, a internet tem suas regras daquilo que se pode fazer e suas penalidades. A lei 12.737/2012 mais conhecido como a “ Lei Carolina Dieckmann ”, entrou em vigor no inicio dos mês de abril/2013.essa lei foi feita para proteger usuários que sofreram algum tipo de crime virtual mas só vale para o caso de violação de algum sistema de segurança, ou seja se um computador que não tiver uma senha de segurança for invadido, por exemplo, o autor da violação não pode ser culpado. A nova lei recebeu algumas criticas por alguns especialistas na área, pois ela contém muitas falhas na sua publicação as penalidades seriam contraditórias a outas leis.

A internet possui também outros tipos de regras como a não violação de direitos autorais e a divulgação de conteúdo ofensivo. No caso da violação de direitos autorais está a pirataria de mídias digitais como jogos, filmes e musicas que podem ser facilmente achados em sites de compartilhamento de arquivos. No caso do conteúdo ofensivo está a publicação de material racista, xenofóbico e ameaças. A divulgação de material sem autorização do proprietário como fotos, também está relacionado a crime virtual.

1.3 – pedofilia

O aumento de denuncias envolvendo violência sexual contra crianças e adolescentes vem crescendo muito nos últimos anos. É um problema que precisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com