TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo - Internet

Pesquisas Acadêmicas: Artigo - Internet. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 2

A Internet e seu uso na Contabilidade

O fenômeno da Internet, para toda comunidade contábil, como, aliás, para toda sociedade humana, é ainda uma experiência nova, surpreendente, avassaladora e, pelas transformações que traz consigo, inquietante. Todos se recordam que há apenas 11 anos atrás, a Internet simplesmente não existia.

Hoje, o impacto da Internet na economia dificilmente poderia ser superestimado, pois essa nova tecnologia e forma de comunicação, penetra em todas as atividades humanas: nas fábricas, nas distribuidoras, no comércio atacadista e varejista, na agricultura, nos hospitais, na administração pública, nas profissões liberais e serviços em geral e atividades de todos os níveis educacionais e científicos. O aparecimento explosivo da internet, está modificando profundamente economias, mercados e estruturas setoriais: os produtos, serviços e seu fluxo; a segmentação, os valores e o comportamento dos consumidores; o mercado de trabalho. O impacto, porém, pode ser ainda maior nas sociedades, nas políticas empresariais e, acima de tudo, na maneira como encaramos o mundo e nós mesmos dentro dele. Parece inegável que a Internet, ao transformar o conjunto das atividades humanas, não deixará de impactar profundamente a ciência e prática contábil. Com efeito, os estudiosos identificam no desenvolvimento dos conceitos, métodos e práticas da contabilidade, respostas progressivas, aos desafios representados pelas transformações que ocorrem na história das organizações, da economia e da sociedade. Os recursos tecnológicos crescentes da internet e as mudanças de hábitos que eles provocam nas empresas e na sociedade, oferecem à contabilidade novas oportunidades da velocidade e interatividade, possibilitando um grau de flexibilidade e precisão da informação, em tempo real, até a poucos anos, impensável para o sistema de informações. O aproveitamento das oportunidades oferecidas pela Internet, constituem um impulso para o aperfeiçoamento da informação contábil e sua melhor adequação aos usuários internos e externos na forma do que se poderá chamar de uma contabilidade interativa. É nessa direção que parece caminhar a atenção dos órgãos normativos nacionais e internacionais, ao tratarem das implicações da Internet para a contabilidade.

Vários países têm estimulado experiências de divulgação da informação contábil via internet, como por exemplo, o Projeto Faux.com do FASB. Esse projeto é um modelo de demonstração contábil que utiliza recursos específicos da internet, e objetiva mostrar às empresas novas formas de apresentar essas demonstração, uma vez que estas freqüentemente usam a internet apenas para duplicar a forma tradicional das demonstrações impressas. No Brasil, a internet é amplamente utilizada pela contabilidade, principalmente no que tange a prestar informações, esclarecimento, transmitir dados para os órgãos governamentais. A velocidade o dinamismo e os recursos tecnológicos da Internet, desde que utilizados pela contabilidade financeira, como ora estimulado pelos projetos de diversos órgãos normativos e por muitas empresas, conduzirá muito provavelmente a uma reaproximação entre a prática contábil financeira, a Teoria Contábil, a pratica gerencial e o mercado de capitais. O uso crescente das informações on-line e suas respostas pelos usuários em tempo real.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com