TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo construçao civil

Por:   •  7/7/2015  •  Artigo  •  2.098 Palavras (9 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 9

O USO DE CONTÊINERES NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Joeser Guimarães[1]

joeser.guim@hotmail.com

Welker dos Santos[2]

welker_rs@hotmail.com

Susana Silva de Souza[3]

Resumo: Este artigo relata a pesquisa sobre a viabilidade da utilização de contêineres como alternativa às edificações residenciais e comerciais em alvenaria padrão. A motivação inicial foi a preocupação ambiental, visto que a construção civil é grande geradora de resíduos no país. Além disso, muitas vezes os contêineres não têm um descarte adequado após sua vida útil, e a construção com contêineres é uma boa alternativa, além de transformar o contêiner que não tinha mais utilidade em algo útil. Outras vantagens dessa nova forma de construção é uma obra mais rápida, limpa e barata, de alta resistência e grande mobilidade. Após descrever alguns projetos já feitos ao redor do mundo com contêineres, é relatado os dados de uma pesquisa de orçamentos, mostrando que existe sim a viabilidade, e que a diferença de preço entre as edificações em alvenaria padrão e as construções utilizando contêineres é de um valor considerável.

Palavras-chaves: Contêineres; Viabilidade; Construção civil.

1 INTRODUÇÃO

Atualmente, a construção civil no Brasil é uma das maiores fontes de geração de resíduos do país. Levando isso em consideração, é importante pensar em alternativas e soluções novas para gerar menos resíduos na construção civil. Uma solução que já tem muitos adeptos no exterior é o uso de contêineres marítimos para construção de casas, restaurantes e lojas.

Estima-se que 95% do movimento de mercadorias no mundo utilizam contêineres como forma de transporte e que cem milhões de cargas cruzam os oceanos do mundo em mais de 5.000 navios de contêineres a cada ano. Um contêiner tem uma vida útil de aproximadamente 10 anos no mar, e após esse período surge a necessidade de encontrar um destino correto, visto que são fabricados a partir de material metálico, ou seja, não é biodegradável, formando grandes cemitérios de contêineres nas cidades portuárias.

Algumas das vantagens da utilização de contêineres na construção civil como: obra mais rápida, limpa e barata, alta resistência e grande mobilidade. A obra se torna mais limpa pois há uma grande redução no entulho gerado, não desperdiçando tantos recursos minerais. A resistência é elevada visto que um contêiner é feito de aço resistente a corrosão, e se feito as manutenções necessárias podem durar até 90 anos. Além disso oferece alta mobilidade, porque permite a construção em etapas e se adapta facilmente a todos os tipos de terreno.

  1. USO DE CONTÊINERES NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Os projetos de uso de contêineres na construção civil envolvem casas, quartos de hotéis, lojas, prédios de escritórios, restaurantes, alojamentos e qualquer outra construção. Existem normalmente dois tipos de contêineres para a utilização em construções. O menor é o contêiner de 20 pés, cujas dimensões são 6m de comprimento, por 2,45m de largura e 2,60m de altura. Já o contêiner de 40 pés tem as dimensões de 12m de comprimento, por 2,45m de largura e 2,90m de altura. Apesar desse tipo de construção possuir muitas vantagens, ela requer alguns cuidados especiais.

O uso de contêineres precisa de projetos de isolamento térmico e acústico nas paredes, além de um estudo do terreno para determinar o melhor local de janelas que permitam uma melhor circulação de ar. Essas medidas são necessárias para reduzir os gastos em eletricidade ao longo do seu uso, visto que por ser constituído de metal é um bom condutor térmico, se tornando muito quente no verão e muito frio no inverno. Já o sistema hidráulico e elétricos são idênticos a de uma construção comum, são embutidos nas paredes.

Além disso, uma reforma em um contêiner normalmente precisa de cortes no aço além de soldagem, o que exige mão de obra especializada. Outro fator que deve-se tomar cuidado é que o aço do contêiner deve ser jateado com um abrasivo e repintado com uma tinta não tóxica antes de poder ser habitável, a fim de evitar probabilidades de contaminação em detrimento das cargas que o contêiner transportou durante sua vida marítima. Se tratando de legislação o uso de contêineres pode ter alguns problemas na obtenção de licenças, visto que não é um método amplamente usado.

Dessa forma para a construção é necessário primeiramente os ajustes do terreno, assim como a ligação de água e luz esteja pronta. Os contêineres devem


ser reformados, remodelados e equipados com o necessário. Após isso, eles são transportados e montados no local com a ajuda de guindaste. Os retoque finais são feitos, assim como as instalações e a colocação de móveis e revestimentos.

  1. Casas contêineres

Uma das casas contêineres mais famosas no mundo é a “Container House”, projetada por Adam Kalkin. A casa utiliza 12 contêineres e tem aproximadamente 740 m2 (figura 1).

Figura 1 – Container House

[pic 1]

Fonte: Mansões Fabricadas com Containers - Parte II (5 cases) – Container S.A.[4]

A casa chamada de Zigloo Domestique fica no Canadá e foi projetada pelo arquiteto Keith Dewey. O projeto utiliza 8 contêineres de 20 pés cada um, a casa possui 4 quartos e tem uma área total é de aproximadamente 185 m2 (figura 2)


Figura 2 – Zigloo Domestique

[pic 2]

Fonte: Mansões Fabricadas com Containers - Parte I (5 cases) – Containers S.A.[5]

Outra casa feita de contêineres é a Casa Liray, ela fica no Chile e foi projetada pelo arquiteto Rubén Rivera Peede. A construção utiliza dois contêineres de 40 pés e três de 20 pés, totalizando aproximadamente 130m2 (figura 3)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (969.8 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com