TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo resenha civil

Por:   •  1/4/2016  •  Artigo  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A formação do individuo dá-se desde o nascimento, porém é na infância que nos deparamos com os primeiros gêneros literários, tanto pela oralidade, quanto pela leitura, desenhos infantis, brinquedos etc. Quando a criança brinca, ela desenvolve sua capacidade cognitiva segundo PIAJET “A infância é o tempo de maior criatividade na vida do ser humano”.

De acordo com Freire (1973) nos primeiros sete anos de vida contêm aspectos primordiais para o desenvolvimento pessoal e emocional da criança, desse modo práticas inadequadas na educação resultarão em prejuízos para o seu comportamento quando adulto. É nesta linha de pensamento que faremos este projeto com o intuito de auxiliar professores e pais na educação de seus alunos e filhos com a finalidade de criar cidadãos emocionalmente bem resolvidos para que consigamos compor uma sociedade melhor onde o que se predomina são valores que priorizam a igualdade racial, social e acima de tudo a vida. Deste modo podemos afirmar que o futuro de um adulto depende exclusivamente do tipo de infância que ele teve assim como a literatura com a qual ele teve acesso. Destacando os benefícios que uma literatura livre de prognósticos pode trazer para a vida do homem.

Atualmente temos a educação como suporte e base para o desenvolvimento intelectual do sujeito, é através da instituição escola que socializamos o que aprendemos anteriormente até ingressarmos nela, assim como também absorvemos o conhecimento o que os demais aprenderam até então. Essa troca é essencial para um bom relacionamento social, e isso faz parte do processo de construção do individuo. Vemos que a escola é mais que um sistema de troca, pois nela ampliamos horizonte antes nunca explorados tais como: aprender a viver em coletividade, entender que o mundo não gira em torno de nós mesmo, diferente do que aprendemos com o convívio cotidiano no conforto do nosso lar. Este processo fortalece as relações interpessoais e por isso a escola precisa estar munida de literaturas que estimulam a igualdade e a alienação. 

É importante lembrar-se da relevância do papel dos pais nesse processo, é por intermédio deles que temo o primeiro contato com o mundo, ouvimos as primeiras historias, aprendemos as primeiras brincadeiras e é essa estrutura cognitiva que os pequenos levaram pra os anos iniciais.  

Quando nascemos não temos ideia de valores e preconceitos, estes nos são dados com o passar do tempo convivendo com os demais que já se moldaram ao meio em que vive, trabalharemos com a literatura a fim de desconstruir preconceitos impugnados pela sociedade  explicando que, o papel atribuído às narrativas muda de acordo com o progresso da sociedade, o meio em que vivemos está em constante mudança, e com essas mudanças novas necessidades e interesses surgem.

Doravante, a literatura deve ir se adequando pela escola para contribuir com a formação do homem. Para Coelho a Literatura Infantil é arte, um fenômeno de criatividade que representa o mundo, o homem, a vida, através da palavra. Funde os sonhos e a vida prática, o imaginário, e o real, os ideais e sua possível/impossível realização...” (COELHO, 2000, p.27)

Segundo Rizzo (2007) ponderando a importância da Literatura Infantil na formação do indivíduo e no processo de desenvolvimento da aprendizagem durante a infância, é importante que ela seja usada como instrumento de desenvolvimento da aprendizagem e não como ferramenta de alfabetização, pois quando utilizada de forma errada pode causar sérios problemas na formação do sujeito além de prejudicar em sua capacidade de interpretar a obra ou até mesmo a leitura do mundo como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com