TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo sobre Energia

Por:   •  16/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.115 Palavras (9 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 9

USINAS HIDRELÉTRICAS DO SÉCULO XXI: EMPREENDIMENTOS COM RESTRIÇÕES À HIDROELETRICIDADE

Augustho Silva Message* Letícia Gabriele Marcolino da Silva**

Resumo

Com base nos dados expostos, sabe-se que o Brasil é a sexta maior economia mundial, e que para dar continuidade a isto, propõe-se a construção de novas usinas hidrelétricas, sendo que o artigo discorre a respeito de projetos que contemplem também às grandes usinas, dando suporte técnico, econômico, financeiro, político, social, jurídico e ambiental.

PALAVRAS-CHAVE: Hidrelétricas, Reservatórios, Energia Elétrica, Matriz Energética, Hidroeletricidade.

Abstract

Based on the above data, it is known that Brazil is the world's sixth largest economy, and to continue to this, we propose the construction of new hydroelectric plants, and the article talks about projects that also contemplate the large power plants, providing technical support, economic, financial, political, social, legal and environmental.

KEYWORDS: Hydroelectric, Reservoirs, Electric Power, Energy Matrix, Hydroelectricity.

Introdução

É dado também o conceito de barragem, sua importância para as usinas hidrelétricas e onde se localiza a sua correlação com o desenvolvimento dos diferentes setores no  Brasil. Isso porque a construção de uma barragem pode atender à diferentes finalidades, simultaneamente. Contudo, os investimentos nas usinas hidroelétricas foram reduzidos na década de 80, causando reflexo no que chamamos de Crise Energética, inclusive nos dias atuais.

*Graduando – Ciência & Tecnologia UFERSA

E-mail: augusthomessage@yahoo.com.br

**Graduando – Ciência & Tecnologia UFERSA

E-mail: leticiagabrielle0611@gmail.com


Justificativa

Com um breve histórico das barragens no Brasil, é apresentado uma série de dados acerca da potência dos parques hidrelétricos brasileiros. Onde o Brasil dispõe de um dos maiores parques hidrelétrico de todo o mundo, com cerca de 150 milhões de quilowatts. E com todos as informações que explanam a importância na situação econômica brasileira, tira-se de conclusão a relevância para se investir no mesmo, principalmente para que não ocorra os danos ambientais, relacionado à assoreamento.

Hidroeletricidade, uma necessidade social e econômica

Gráficos exemplificam a capacidade do Brasil em gerar energia, diretamente ligado à uma grande demanda da população, isso porque conforme a qualidade de vida aumenta, a necessidade de água e produtos que necessitam de energia elétrica também cresce.

E mais uma vez, em tópicos, retomamos a história das usinas hidrelétricas e a construção de barragens. A primeira usina hidrelétrica construída no Brasil deu-se início por volta de 1883, denominada de Ribeirão do Inferno, no município de Diamantina, em Minas gerais. Já na época imperial, na região do Nordeste, a construção de barragens teve seu início somente a fim de combater a seca, mas como vimos anteriormente, ela pode atualmente possuir diferentes finalidades. E na época de 1990, foi realizado uma redução de investimento de barragens.

Tabela 1 – Tipos de unidade geradora X Capacidade instalada

Tipo

Quantidade

Potência (kw)

%

Central Geradora Hidroelétrica (CGH)

407

239.855

0,20

Central Geradora Eolielétrica (EOL)

84

1.886.382

1,51

Pequena Central Hidroelétrica (PCH)

452

4.301.753

3,52

Central Geradora Solar Fotovoltaica (SOL)

11

7.578

0,01

Usina Hidrelétrica de Energia (UHE)

205

79.752.660

65,96

Usina Termelétrica de Energia (UTE)

1.648

32.909.108

27,15

Usina Termonuclear (UTN)

2

2.007.00

1,66

Total

2.809

121.104.336,00

100,00


[pic 1]

Fonte: Marcato(2008)

Rejeição aos grandes reservatórios das usinas hidrelétricas

Ó tópico em questão (essa rejeição) é decorrente de uma série de erros no setor. Onde temos exemplos a serem citados:

  • A usina hidrelétrica de Tucuruí: Que a floresta submersa, ao alagamento, começou a liberar substancias toxicas, causando impactos ambientais e mudanças para a população.
  • Usina hidrelétrica de Balbina: Inundou uma área de cerca de 2360 km², também causando modificação na acidez da água.[pic 2][pic 3]

1: Usina Hidrelétrica de Balbina -        Figura 2: Usina hidrelétrica de Tucuruí formação do reservatório com inundação        Fonte: Google.

de uma área de floresta. Fonte: Google.

O grande problema apresentado hoje, na maior parte, são causados pelo mal planejamento anterior, que não tinham percepção sob questões ambientais. Os projetadores futuros têm dificuldade para achar uma solução para o problema pela sua herança de praticas infelizes que hoje dificultam nos seus projetos hídricos.

A seguir apresenta-se a tabela 3, com referência aos grandes reservatórios de Usinas Hidrelétricas do Nordeste.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (336.6 Kb)   docx (205.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com