TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO SOBRE ENERGIA EÓLICA

Por:   •  28/12/2019  •  Artigo  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 3

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS

16 de dezembro de 2019, Goiânia-GO, Brasil

[pic 1]

ENERGIA SOLAR

Abner Mattheus da Silva Ramos¹ (abner.mattheusk@gmail.com), Sarah Silva Muniz2 (smuniz@live.com)

1, 2 Universidade Federal de Goiás, Regional Goiânia, Campus Samambaia.

[pic 2]

  1. Introdução

        Nos dias de hoje, podemos destacar a questão energética como uma das principais que a ser resolvida, tal aspecto está intrinsecamente ligado a qualidade de vida, desenvolvimento social, custos e soluções ambientais de uma determinada população. Com o aumento da demanda de consumo de energia, vem também a necessidade  de um maior planejamento e tecnologias.

         A energia solar se apresenta como uma solução viável diante a todas essas questões, embora não seja uma ideia extremamente difundida, tal tecnologia tem ganhado espaço nas universidades e casas brasileiras. A  radiação solar pode ser utilizada como fonte de energia térmica. Pode também ser convertida diretamente em energia elétrica, através de efeitos sobre determinados materiais, entre os quais se destacam o termoelétrico e o fotovoltaico.

        Ainda sim, existem barreiras para a implementação do sistema, uma das principais é a falta de estudos  confiáveis sobre os recursos renováveis disponíveis que permitam avaliar riscos associados à fatores climático-ambientais envolvidos em projetos de utilização dessas fontes de energia.

  1. Desenvolvimento

A energia emitida pelo solar é produzida pelas reações atômicas que ocorrem em seu interior. Ao decorrer dessas reações, o Sol transforma átomos de hidrogênio em átomos de hélio. Em cada segundo, transforma aproximadamente 596 milhões de toneladas de hidrogênio em aproximadamente 592 milhões de toneladas de hélio. Totalizando quase quatro milhões de toneladas de matéria que restam é transformado em energia.

O Sol começou a emitir energia há cinco bilhões de anos e os cientistas crêem que ele continuará a fornecer energia durante, pelo menos, outros cinco bilhões de anos. Então além de ser um sistema muito propício ao clima brasileiro, também é considerada uma fonte inesgotável a curto prazo.

Entre as vantagens da utilização desse sistema estão : Instalação muito simples, não necessitando assistência técnica. É uma energia limpa, pois não gera nenhum tipo de poluição, a menos da poluição indireta na fabricação dos painéis. Não consome combustíveis. Mínima manutenção, pois não há desgaste dos módulos ou placas solares. A longo prazo resulta em um ótimo custo-benefício. Vida útil dos módulos, comprovadamente superior a 25 anos.  Permite auto-suficiência energética.

Temos diferentes tipos e métodos de aproveitamento solar em âmbitos energéticos, dentre elas estão a utilização de painéis fotovoltaicos e coletores solares.

3. Conclusão

        A utilização da energia da energia solar apresenta várias vantagens, principalmente no Brasil onde possui um alto grau de recurso solar na grande maioria das regiões e meses (figura 1).

        Além de que possui uma instalação muito simples, não necessitando assistência técnica (figura 2). É uma energia limpa, pois não gera nenhum tipo de poluição, a menos da poluição indireta na fabricação dos painéis. Não consome combustíveis. Mínima manutenção, pois não há desgaste dos módulos ou placas solares. A longo prazo resulta em um ótimo custo-benefício. Vida útil dos módulos, comprovadamente superior a 25 anos.  Permite auto-suficiência energética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (150.6 Kb)   docx (83.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com