TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Brainstorming e Fontes de Ideias

Por:   •  28/8/2019  •  Bibliografia  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

Necessidade, Simplicidade e Solução.

Atualmente as empresas recorrem a uma ferramenta muito importante no meio empresarial, conhecida como Brainstorming. A Tempestade de Ideias, no português, criada por Alex Osborn, consiste em uma simples atividade em grupo, de duas ou até seis pessoas, para explorar um tipo de problema criando ideias e estabelecendo soluções para o mesmo. Esta técnica tem uma grande eficácia na questão de heterogeneidade de ideias e soluções, que dependem das fontes de ideias, as quais consistem no modo de captação das ideias.

Quando uma empresa se encontra em uma necessidade, como o desenvolvimento de um novo produto, que precisa de uma rápida solução, a técnica de Brainstorming é uma saída vantajosa. A ferramenta segue três passos básicos. Primeiro deve-se encontrar os fatos, que no caso é a necessidade de criação de um novo produto. Por segundo a geração das ideias. Esta consiste em cada integrante do grupo expor suas ideias, e todas são anotadas, sem nenhum descarte, em um processo denominado Brainwriting. Para que um integrante do grupo exponha suas ideias, primeiro ele precisa saber identifica-las através das fontes de ideias. Algumas fontes de ideias são a observação de tendências, a identificação de necessidades e até experiências de trabalho, que no caso é um fator muito importante na constituição do grupo que muitas vezes é formado por integrantes de diferentes setores, para haver uma heterogeneidade de ideias. Em terceiro lugar a empresa encontra as diversas soluções resultantes da heterogeneidade de ideias, que no caso são os diversos tipos de produtos e variantes dos mesmos.

A técnica de Brainstorming também se mostra muito eficiente na questão de Gestão de Processos, a qual precisa de uma variedade de ideias para uma analise a fim de eleger a solução mais eficaz. Uma empresa que se encontra na necessidade de melhoramento de seu processo de produção, como um aumento da produção em um mesmo intervalo de tempo, é um caso que se encaixa nesse perfil.

Conclui-se que a ferramenta conhecida como Brainstorming é muito importante no meio empresarial. Há varias necessidades em que uma empresa se encontra, como a criação de um novo produto e o melhoramento do processo de produção, que se encaixam no perfil de utilização da técnica. Dessa forma esta soluciona grandes problemas empresariais atualmente, abrangendo várias fontes de ideias e estabelecendo uma heterogeneidade de soluções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (30.2 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com