TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Construções Especiais

Por:   •  10/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Aline da Cruz Ferreira

01280977

Engenharia Civil

O uso de novos sistemas construtivos representam reduções significativas no uso de insumos e operações nos canteiros de obras. No panorama brasileiro, o setor de construção civil tem utilizado processos tradicionais em detrimento às novas tecnologias, gerando improvisações nos canteiros e baixa eficiência na utilização de recursos (GOMES; SOUZA; TRIBESS, 2013). Um dos fatores que podem contribuir para a implementação de novas tecnologias é a apresentação de seu impacto nos custos de uma construção.

Uma das grandes vantagens da construção com uso de aço caracteriza-se pela velocidade de execução associada à qualidade do produto final. Todas as etapas, que são executadas em outro local, são transferidas para o canteiro de obras, podendo ser executadas com mão-de-obra especializada. Dessa forma, o produto final, adquire uma qualidade excelente em comparação ao método tradicional.

O sistema construtivo estruturado em perfis de aço são projetados para suportar as cargas da edificação e em conjunto com outros sistemas industrializados, atuam de forma a garantir os requisitos de funcionamento da edificação. É um sistema construtivo que permite a utilização de diversos materiais, otimizando a utilização dos recursos e o gerenciamento das perdas. É também customizável, pois permite total controle dos gastos já na fase de projeto, além de durável e reciclável (JARDIM; CAMPOS, 2014).

Por fim, esse tipo de construção possui outra grande vantagem por utilizar em sua execução um baixo consumo de volume de água, por ser considerado um sistema à seco. Assim, além de tornar os canteiros com condições mais favoráveis à melhor uso dos recursos naturais, recursos vitais em escassez podem ser reduzidos e utilizados de maneira consciente, contribuindo com um meio sustentável.

REFERÊNCIAS

GOMES, A. P.; SOUZA, H. A.; TRIBESS, A. Impact of Thermal Bridging on the Performance of Buildings Using Light Steel Framing in Brazil Applied Thermal Engineering, v. 52, p. 84-89, 2013.

JARDIM, G. T. de. C., CAMPOS, A. de. S., Light Steel Framing: Uma Aposta do Setor Siderúrgico no Desenvolvimento Tecnológico da Construção Civil, 2014. Disponível em: http://www.cbcaiabr.org.br/upfiles/downloads/apresent/SteelFramingCBCA.pdf

Acesso em 28 de nov. 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com