TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Estações Magneticas

Por:   •  22/3/2019  •  Artigo  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

Magnetologia 

[pic 1]

O Complexo de Magnetologia realiza, no ambiente naval, o controle magnético dos navios de guerra da Marinha do Brasil e de Marinhas Amigas visando a proteção destes meios na área de guerra de minas de influência magnética.

Dentro do organograma da BNA o Departamento de Magnetologia é composto pela:

1) Estação de Medidas Magnéticas de Navios também chamada de Estação de Degaussing ou de raia magnética - localizada na ponta Norte da Ilha de Itaparica - dista 14MN a NW da BNA.

Tarefa: efetuar medidas magnéticas nos navios de casco de aço (ferromagnéticos) e nos de casco amagnéticos bem como atuar nos seus Sistemas de Proteção Magnética (SPM) a fim de reduzir significativamente o efeito de suas magnetizações dificultando a sua detecção por minas de influência magnética ou por equipamento MAD transportado em aeronave, principalmente se o alvo for submarino.

[pic 2]

[pic 3]

Vista aérea parcial da área de manobras da EMMN e do Forte São Lourenço.

Forte São Lourenço, em Itaparica, onde estão localizados os sistemas para medição de campo magnético de navios.

-

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

Pier de atracação da EMMN para navios de até 50m de comprimento e 4 m de calado.

Navio Varredor Uruguaio realizando uma corrida na EMMN de Oeste para Leste.

Submarino efetuando uma corrida na EMMN de Norte para Sul.

2) Estação de Tratamento Magnético de Navios também chamada de Estação de Deperming - localizada no final do cais Alfa na BNA

Tarefas: efetuar o tratamento magnético nos navios de casco de aço para: redução da magnetização permanente para aqueles que possuem SPM ou para inserção de uma magnetização permanente de sentido contrário que anule a magnetização induzida na área de operação do navio que não possui SPM ou redução de anomalia magnética localizada que de alguma maneira interfere nos sistemas navais.

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

NDCC atracado no píer da ETMN para realizar tratamento magnético.

Detalhe do NDCC com as espiras do solenóide X passadas para realização de tratamento magnético.

Submarino com as espiras do solenóide X passadas se preparando para efetuar o tratamento magnético.

3) Laboratório de Medidas Magnéticas ou Laboratório Magnético - localizado no final da rua lateral do Prédio do Comando que dá acesso para o stand de tiros.

Tarefas: efetuar medidas magnéticas e tratamento magnético nos equipamentos dos Navios Varredores bem como a compensação magnética de suas máquinas elétricas. Como aplicação civil: pode-se efetuar a desmagnetização de equipamentos industriais, principalmente as máquinas de grande rotação que apresentem desagregação de material nos mancais por efeito eletromagnético ou que se torne difícil a soldagem de peças ferromagnéticas com eletrodo de arco voltaico .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (238.1 Kb)   docx (202.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com