TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ferramentas da Qualidade e Sua Importância: Conhecer para Aplicar

Por:   •  26/2/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

As Ferramentas da Qualidade e Sua Importância: Conhecer para Aplicar

Mariana Souza Silva (UEPA)

marianasouza18856@gmail.com

Raquel Marciel da Silva (UEPA)

raquelmarcieleng19@gmail.com

Resumo: O presente projeto de pesquisa trata das sete ferramentas básicas da qualidade, e vem abordar tais ferramentas de maneira simples e fundamentada. As ferramentas são: Fluxograma, Cartas de Controle, Diagrama de Ishikawa, Folhas de Verificação, Histograma, Diagramas de dispersão, Diagrama de Pareto. Trás consigo, como objetivo principal, a análise de cada uma delas a fim de, futuramente, aplicá-las à uma empresa,  e, ainda, entender sua importância. Para isso, foram feitas análises de livros e artigos acerca do tema para aprimorar conhecimentos e como devem ser aplicadas corretamente. Espera-se, com isso, definir, de maneira clara e objetiva, as sete ferramentas da qualidades, qual a sua finalidade e como devem ser aplicadas cada uma delas, visto que são usadas por diversas empresas para estabelecer, examinar e propor soluções para problemas que podem interferir diretamente ou indiretamente no desempenho da empresa.

Palavras-chave: Ferramentas; Qualidade;

Marabá - PA

2021

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO …………………………………………………………………….. 3

1.1. FLUXOGRAMA ………………………………………………………………. 3

1.2. CARTAS DE CONTROLE …………………………………………………… 4

1.3. DIAGRAMA DE ISHIKAWA …………………………………………………..4

1.4. FOLHAS DE VERIFICAÇÃO ……………………………………………….. 4

1.5. HISTOGRAMA …………………………………………………………………4

1.6. DIAGRAMAS DE DISPERSÃO …………………………………………….. 5

1.7. DIAGRAMA DE PARETO …………………………………………………… 5

  1. JUSTIFICATIVA ……………………………………………………………………. 5
  2. OBJETIVO GERAL …………………………………………………………………5
  3. OBJETIVO ESPECÍFICO ………………………………………………………… 5
  4. MÉTODOS …………………………………………………………………………. 6
  5. RESULTADOS ESPERADOS ……………………………………………………. 6
  6. REFERÊNCIAS ……………………………………………………………………. 7

  1. INTRODUÇÃO

Nos últimos anos é notório o crescimento e a evolução nos sistemas de produção, isto devido aos avanços tecnológicos e da globalização. Para acompanhar tais evoluções as empresas vêm utilizando de mecanismos simples e eficazes, como por exemplo, as 7 (sete) ferramentas básicas da qualidade. Cabe aqui ressaltar quais são essas ferramentas: Fluxograma, Cartas de Controle, Diagrama de Ishikawa, Folhas de Verificação, Histograma, Diagramas de dispersão, Diagrama de Pareto.

Neste sentido, Costa (2012), vem dizer que “o monitoramento dos processos, se realizado de forma inteligente, implica custos que se pagam facilmente, pois qualidade agrega valor”.

Ishikawa (1982), dá sentido a estas afirmando que “as ferramentas da qualidade podem solucionar 95% dos problemas presentes nas organizações”.

Visto isso, este projeto tem a intenção de analisar e mostrar a importância das ferramentas quando aplicadas nas empresas. Pois, quando aplicadas corretamente, essas ferramentas trazem diversos benefícios para as organizações, exemplo disso seria uma melhor execução de projetos, diminuição de custos, visto tornam os processos mais uniformes, dentre outros.

Pode - se, agora, explorar mais sobre cada uma das ferramentas:

1.1.  Fluxograma

Trata-se de uma ilustração de todas as etapas de um dado processo. Para Galvão (2017), O fluxograma é um tipo de diagrama. É uma representação gráfica das etapas de um determinado processo na qual, além da sequência de atividades, são apresentados os serviços prestados, as entradas e saídas de documentos, as decisões tomadas e os entes envolvidos.

1.2.  Cartas de Controle

Segundo Trivellato (2010), os gráficos de controle têm como objetivo observar se existe alguma causa especial ocasionando variação no processo, mas não qual o tipo que está atuando, e, com base nessa função, discernir a circunstância com o apoio de outras ferramentas.

1.3.  Diagrama de Ishikawa

Este diagrama, por sua vez, também é conhecido por “espinha de peixe”. De acordo com Werkema (1995), é uma ferramenta utilizada para expor a relação existente entre o resultado de um processo, e as causas que tecnicamente possam [pic 3]afetar esse resultado.

 

1.4.  Folha de Verificação

Esta é usada na intenção de facilitar a coleta e a análise de dados. Vieira (1999), vem afirmar que “a folha de verificação é uma planilha para o registro de dados. E que toda folha de verificação deve ter espaço onde registrar local e data da coleta de dados, além do nome do responsável pelo trabalho”.

1.5.  Histograma

O histograma possui as informações, de maneira que seja possível visualizar a forma da distribuição de um conjunto de dados e também a percepção da localização do valor central e da dispersão desses dados em torno desse mesmo valor central. Oakland (1994), completa dizendo que “os histogramas mostram, de maneira visual muita clara, a frequência com que ocorre um determinado valor ou grupo de valores. Podem ser usados para apresentar tanto atributos como dados variáveis”.

1.6.  Diagramas de dispersão

O Diagrama de Dispersão é uma representação gráfica da possível relação entre duas variáveis e, dessa forma, mostra de forma gráfica os pares de dados numéricos e sua relação. O Diagrama de Dispersão é usado para analisar a relação entre duas variáveis e em que intensidade a mudança de um dado impacta outro dado.

1.7.  Diagrama de Pareto

Sobre o diagrama de Pareto,  Seleme (2012) vem dizer que “o gráfico permite que sejam identificados aqueles problemas de maior importância e que devem ser corrigidos primeiramente. [...] O gráfico de Pareto é uma ferramenta de construção , que se assemelha muito aos histogramas.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (146.8 Kb)   docx (57.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com