TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Fontes Alternativas de energia

Por:   •  22/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  7.752 Palavras (32 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 32

1 – Apesar de toda a potencialidade do país na exploração de fontes alternativas, dados recentes da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) mostram que a utilização de energia eólica e solar (fotovoltaica) correspondem, respectivamente a 6,93% e 0,02% da energia gerada no país. A utilização dessas fontes ainda encontra barreiras tecnológicas, econômicas e socioculturais que precisam ser quebradas.

Sobre a utilização das fontes de energia, observe as afirmativas de I até IV:

I. (V) Um dos problemas enfrentados pelo Brasil na geração de energia elétrica é o aumento da eficiência de sistemas e equipamentos.

II. (V) Quando uma energia é convertida de uma forma à outra, inevitavelmente ocorre uma perda de energia útil.

III. (V) Uma questão crucial com relação à utilização de energias renováveis como a eólica e a solar, por exemplo, é o seu armazenamento, visto que por se tratar de fontes intermitentes, a geração de energia elétrica a partir destas fontes pode sofrer interferência de fatores climáticos e temporais.

IV. (F) Uma das formas de melhor realizar o aproveitamento da energia eólica é por meio da utilização de células à combustível.

Agora, levando em conta as afirmativas acima, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa a seguir com a sequência correta:

Escolha uma:

  1. I. V; II. V; III. V; IV. F[pic 1]

b. I. F; II. V; III. V; IV. F.

c. I. V; II. F; III. V; IV. F.

d. I. V; II. F; III. V; IV. V.

e. I. V; II. V; III. F; IV. F.

2 - Desde a pré-história o homem tem utilizado a sua capacidade intelectual para desvendar novas formas de obter e utilizar energia. Ao longo do tempo, a energia elétrica foi tomando conta da vida humana e passou a ser parte essencial do dia a dia.

A respeito dos conceitos iniciais de energia, marque a resposta correta.

Escolha uma:

  1. A movimentação das turbinas nas usinas hidroelétricas é um exemplo de trabalho mecânico, que foi  produzido a partir da energia potencial gravitacional da água represada que foi transformada em energia cinética. 

b.  Graças à energia química emanada do Sol, é possível aproveitar a radiação solar como fonte para a produção de energia elétrica.

c.  A fissão nuclear é forte candidata na substituição dos combustíveis fósseis, já que se baseia na união de dois átomos de um elemento químico para formar um único núcleo, altamente energético.

d.  O conceito de energia que melhor engloba todas suas características, é a “capacidade de um corpo de produzir movimento.

e.  A partir da energia cinética, que é relacionada ao movimento de um corpo, é possível criar a energia potencial, que é a capacidade que um corpo possui de gerar calor.

3 - De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil possui atualmente 4673 empreendimentos geradores de energia em funcionamento, sendo que deste montante, mais de 60% corresponde a geração hidroelétrica. Apesar de amplamente explorada, a força das águas para a geração de energia vem dando lugar à outras fontes como a solar e a eólica.   

Sobre as fontes de energia, observe as afirmativas a seguir:

I. (V) Resíduos de produtos da agricultura são fontes de biomassa que pode ser utilizada para a geração de energia elétrica e térmica.

II. (F) Para conhecermos o potencial real de aproveitamento dos ventos para a geração de eletricidade, basta consultarmos um mapa global de circulação atmosférica.

III. (V) A intensidade da radiação solar recebida pela Terra pode variar em função do eixo de inclinação da Terra, em razão do movimento de translação e de acordo com a latitude. Esses fatores podem influenciar a viabilidade da utilização de energia solar em algumas regiões.

IV. (V) A presença da radiação solar é um fator determinante para a disponibilidade de recursos naturais de energia tais como aqueles oriundos da água, dos ventos e da biomassa.

Agora, levando em conta as afirmativas acima, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa a seguir com a sequência correta:

Escolha uma:

a. I. V; II. F; III. V; IV. V. 

b. I. V; II. V; III. F; IV. V.

c. I. V; II. F; III. V; IV. F.

d. I. F; II. F; III. V; IV. F.

e. I. F; II. F; III. V; IV. V.

4 – O maior projeto da ciência brasileira vai virar realidade. O acelerador de partículas Sirius, em construção em Campinas, tem como objetivo aproveitar a radiação eletromagnética proveniente da aceleração de elétrons como insumo para o desenvolvimento de pesquisa científica. Ele funciona da seguinte forma: os elétrons são acelerados a velocidades próximas a da luz e produzem uma luz chamada sincrotron, que poderá ser utilizada, entre outras funções, para estudar a estrutura atômica de materiais. O projeto, que tem custo estimado em R$ 1,3 bilhão, deverá ficar pronto em 2018 (Estadão,19/12/2014)  

 De forma análoga à radiação eletromagnética produzida pelo Sirius para estudar a estrutura atômica de materiais, a radiação solar chega ao planeta Terra de forma natural e é aproveitada para a geração de energia.

Sobre os tipos de energia, assinale a alternativa correta.

Escolha uma:

a.  Uma das formas de aproveitamento energético da biomassa é por meio do processo de combustão, que libera a energia química armazenada nas ligações entre os átomos. 

b.  O maior problema relacionado ao aproveitamento da energia nuclear é que ainda não se sabe ao certo se a energia produzida poderia ser aproveitada para a geração de eletricidade.

c.  A energia eletromagnética pode ser utilizada para movimentar turbinas por meio de trabalho mecânico, mas não para o aquecimento de água e tampouco para produzir eletricidade em sistemas fotovoltaicos.

d.  O aproveitamento das ondas eletromagnéticas emitidas pelo Sol ainda encontra barreiras pois ela precisa de um meio para se propagar.

e.  O aproveitamento energético das águas em hidrelétricas só é possível pois a água represada possui energia cinética ao invés da energia potencial e isso resulta em um trabalho mecânico que gira as turbinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.1 Kb)   pdf (250.1 Kb)   docx (173.2 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com