TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fontes De Energia Alternativa

Dissertações: Fontes De Energia Alternativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

As fontes de energia são de fundamental importância, em especial na atual sociedade capitalista. Essas substâncias, após serem submetidas a um processo de transformação, proporcionam energia para o homem cozinhar seus alimentos, aquecer e iluminar o ambiente, etc.

Atualmente, nós seres humanos dependemos da energia para tudo, desde o cozimento dos alimentos à locomoção para o trabalho, fazendo que com isso, o uso da energia aumentou consequentemente aumentando a demanda. Porém isso tem gerado vários problemas socioambientais pelo fato da grande parte das fontes de energia é de origem fóssil, e sua queima libera vários gases responsáveis pela poluição atmosférica, efeito estufa, contaminação dos recursos hídricos, entre outros fatores nocivos ao meio ambiente. Outro aspecto negativo é que essas fontes não são renováveis, ou seja, um dia vão se esgotar.

Com a intenção de diversificar a matriz energética, várias pesquisas foram feitas para obter fontes de energia limpas e renováveis. Entre elas estão a energia solar (obtida através do Sol), energia eólica (dos ventos), energia das marés (correntes marítimas), biomassa (matéria orgânica), hidráulica (das águas), entre outras. Estas fontes, além de serem encontradas em abundância na natureza, geram menos impactos ambientais.

RECURSOS ENERGÉTICOS FÓSSEIS

A natureza em si, nos fornece inúmeros de recursos pelos quais são indispesáveis pelo homem, tais como os minérios.

Os recursos minerais foram extraídos de maneira mais intensa a partir da Primeira Revolução Industrial. Levando em consideração que para o funcionamento da indústria é preciso ter abundância de matéria-prima e energia, nesse seguimento produtivo os recursos mais utilizados são os minérios, que podem ser renováveis e não renováveis e metálicos ou não metálicos.

Os minérios fósseis de origem orgânica começaram a ser utilizados a partir da Revolução Industrial com a criação da máquina a vapor, pela qual era movida a carvão mineral, de origem fóssil. Esses minerais são vinculados à produção de energia, pois são utilizados para movimentar máquinas, aviões, carros, caminhões, entre outros.

Os principais recursos minerais utilizados são o petróleo e o carvão. Eles são de grande importância para o desenvolvimento de qualquer nação, visto que o país desprovido de tais recursos enfrentam muitas dificuldades no setores industriais, comerciais e agrícolas.

O petróleo se formou há milhões de anos, a partir de matéria orgânica (restos de animais, vegetais e microrganismos) que se armazenou no fundo dos oceanos. Em razão da temperatura e da pressão sofrida, a matéria orgânica se transformou em um líquido viscoso, de coloração escura.

O petróleo é extraído todos os dias de várias partes do mundo, tendo como a unidade de medida o barril, cujo equivale a 159 litros do mesmo. Depois de ser extraído do subsolo ou do fundo do mar, o petróleo é encaminhado para as refinarias onde ele é beneficiado e transformado em produtos como a gasolina, óleo diesel e querosene. Além destes, o petróleo é matéria-prima para os plásticos, borrachas sintéticas, asfaltos, fertilizantes entre outros.

CONCLUSÃO

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com