TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Fontes alternativas de energia

Por:   •  17/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.324 Palavras (14 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Curso: Engenharias

Disciplina: Fontes Alternativas de Energia

Professor(a): Bárbara de Souza

Turma: RDR

Data: Belo Horizonte, 05 de outubro de 2017

Tipo de Avaliação: Exercício avaliativo

Aluno (a): Maone Almeida Marques 3730731656

  1. O Balanço Energético Nacional (BEN) publicado em 2016 pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) apresentou a contabilização relativa à oferta e ao consumo de energia no Brasil no ano de 2015. Descreva os dados apresentados quanto a oferta de energia no país e quanto ao consumo.

  1. Defina fontes renováveis e fontes não-renováveis de energia.
  1. Atualmente a procura de novas fontes renováveis de energia surge como alternativa importante para superar dois problemas sérios: a futura escassez de fontes não renováveis, e a poluição ambiental causada por essas fontes. Com base nisso, classifique e descreva fontes renováveis e não-renováveis de energia.
  1. Como era constituída a Matriz Elétrica Brasileira no ano de 2015? Qual a participação das fontes renováveis na matriz brasileira? Como a matriz energética brasileira se relaciona com a matriz energética mundial no que diz respeito as fontes renováveis?
  1. Em relação aos geradores síncronos, descreva:
  1. Suas principais aplicações;
  2. Suas características construtivas, destacando as principais partes do gerador;
  3. Seu princípio de funcionamento, tendo como base a Lei de Lenz e a Lei de Faraday.
  1. Sabe-se que a rotação ou velocidade nominal está relacionada com a frequência e o número de polos da máquina. Portanto, em um gerador de corrente alternada, qual a frequência, sabendo que a velocidade nominal é de 150 rpm e o gerador possui 48 polos? E em um gerador de 78 polos, qual será sua velocidade nominal, para entrar em sincronismo com a máquina do item anterior?
  1. Em 2015, 1,3% da energia necessária para abastecer a economia do Brasil foi atendida pela energia nuclear. Ainda que pequena se comparada com outras fontes de energia (57,5% de combustíveis fósseis, por exemplo), é importante conhecermos seus riscos. Quais as desvantagens dessa fonte energética?
  1. Fontes de energia são fundamentais para o funcionamento da sociedade. Em função de alterações climáticas, existe um debate amplo relacionado à diversificação da matriz energética e à adoção de fontes de energia renováveis. Com relação a este tema, destaque as vantagens e desvantagens de cada uma das seguintes fontes de energia:
  1. Biocombustíveis
  2. Hidrelétrica
  3. Nuclear
  4. Derivados do petróleo
  1. A questão energética assume, nos dias atuais, uma enorme importância, pois o aumento do consumo energético coloca em xeque as fontes esgotáveis e poluidoras. O uso de novas fontes requer que estas sejam capazes de substituir as atuais fontes primárias e, ao mesmo tempo, sejam limpas ou menos poluidoras. Assinale a alternativa INCORRETA.
  1. A energia eólica ganha importância em diversas partes do território brasileiro, mas ainda não é capaz de substituir, plenamente, as atuais fontes primárias.
  2. A participação da energia solar na matriz energética nacional cresceu nos últimos anos, e já superou a geração de energia através de termelétricas a gás natural.
  3. Em um futuro próximo, deve-se combinar diversas fontes de energia, combinação que deverá levar em consideração as condições naturais de cada espaço geográfico.
  4. Tendo em vista o impacto ambiental, no Brasil, as usinas hidrelétricas estão sendo substituídas gradativamente pelas termelétricas.
  5. A questão energética no Brasil não se reduz apenas ao potencial e à diversificação de sua produção, mas também à problemática ambiental que esta provoca.
  1. As usinas hidrelétricas costumam gerar muitas polêmicas quando construídas, pois, se de um lado elas visam a atender as demandas energéticas, por outro, elas geram graves impactos ambientais e sociais. Descreva as vantagens e desvantagens das usinas hidrelétricas.
  1. Reflita e responda com base no que foi comentado durante o bimestre, sobre as seguintes questões:
  1. O que impede que as fontes alternativas de energia sejam utilizadas em grande escala?
  2. Por que algumas tecnologias desenvolvidas não ganham mercado a nível mundial?
  1. Descreva as características dos rotores nos sistemas eólicos. Descreva-os quanto a eixo horizontal e vertical. Qual o tipo de rotor mais utilizado em parques eólicos?
  1. Descreva o efeito fotovoltaico da figura abaixo:

[pic 2]

  1. Apresente os tipos de painéis fotovoltaicos existentes no mercado fazendo um quadro comparativo da eficiência entre eles.

  1. Descreva as vantagens e desvantagens da energia geotérmica.
  1. Explique o processo de conversão que ocorre através da utilização de cada um dos seguintes recursos geotérmicos:
  1. Energia hidrotérmica
  2. Rocha quente e seca
  3. Reservatórios geopressurizados
  4. Magma.
  1. Apresente as características dos dois sistemas de cogeração topping cycle e bottoming cycle.
  1. Descreva as diferentes formas de aproveitamento da energia contida nos oceanos.
  1. Cite as principais fontes renováveis estudadas neste semestre.
  1. Quais as principais etapas para o dimensionamento de um sistema fotovoltaico.
  1. Descreva a geração de eletricidade heliotérmica. Utilize como base a figura abaixo

[pic 3]

Respostas

1 – Oferta: Em 2015, a oferta interna de energia (total de energia disponibilizada no país) atingiu 299,2 milhões de toneladas equivalentes de petróleo, registrando uma redução de 2,1% em relação ao ano anterior. Parte desta queda foi influenciada pelo comportamento da oferta interna de petróleo e derivados, que retraiu 7,2% no período, em consequência do superavit nos fluxos de exportação e importação destas fontes energéticas. No caso da eletricidade, destaque para o avanço da participação de renováveis na matriz elétrica de 74,6% para 75,5%. Isto é explicado pela queda da geração térmica a base de derivados de petróleo e ao incremento da geração a base de biomassa e eólica, o que compensou a redução de 3,2% da energia hidráulica. A geração eólica atingiu 21,6 TWh - crescimento de 77,1% - ultrapassando assim a geração nuclear em 2015. A potência eólica atingiu 7.633 MW, expansão de 56,2%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (540.4 Kb)   docx (376.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com