TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Funções Do PCP

Artigo: As Funções Do PCP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  1.460 Visualizações

Página 1 de 3

O PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) E SUAS DEFINIÇÕES.

O PCP é o departamento que permite a continuidade dos processos produtivos na indústria. Ele Controla a atividade de decidir sobre a melhor maneira de utilizar os recursos de produção, fazendo com que a execução do que foi previsto esteja pronta no tempo certo e na quantidade certa, utilizando os recursos certos. O PCP levanta dados de varias áreas, transformando-os em informação. Ele cuida da parte de recursos de produção da organização (materiais, máquinas, equipamentos e pessoas) para a produção dos bens e serviços demandados pelos clientes. O PCP dedica-se as atividades mais operacionais como a programação da produção, controle de estoques (matérias-primas, em processo e produtos acabados), emissão e controle de ordens de produção, entre outras atividades do dia-a-dia da produção.

O PCP monitora e controla o desempenho da produção, além de estabelecer antecipadamente o que deve ser produzido, corrigindo erros e desvios, e assegurando a eficiência e eficácia dos processos.

O planejamento e controle fazem parte da primeira ate a ultima fase do processo administrativo, o planejamento determina as metas e como alcança-las, e o controle verifica e assegura o desempenho, unindo os dois se agrega qualidade, flexibilidade e menor custo.As suas funções mantem as relações interligadas dentro da empresa para que haja uma integração entre as demais áreas.

As funções do PCPsegundo Chiavenato são:

- Definição das quantidades a serem produzidas;Gestão de estoques de matéria prima e insumos; Emissão das ordens de fabricação; Programação e controle das ordens de fabricação; Movimentação das ordens de fabricação da produção; Controle e acompanhamento da produção.

As principais vantagens segundo Chiavenato são:

- Administração e controle simultâneo dos serviços em andamento; Melhor distribuição dos trabalhos para os colaboradores; Planejamento antecipado dos processos de fabricação; Comparação imediata entre o planejado e o realizado; Auxílio na tomada de decisões em decorrência de imprevistos; Verificação de possíveis gargalos nos processos de fabricação; Possibilita a verificação antecipada da possível necessidade de utilização de horas extras; Manutenção planejada de máquinas e equipamentos, sem desvantagens para a produção; Viabiliza estudos para investimentos futuros; Indicativo referente à necessidade da empresa com relação a profissionais e máquinas.

Áreas em que o PCP atua dentro das fabricas:

Área de engenharia industrial: O PCP programa as máquinas e os equipamentos e a engenharia programa a paralisação das maquinas e equipamentos.

Área de suprimentos e compras: O PCP programa matérias primas para serem obtidas no mercado fornecedor e estocados pelo órgão de suprimentos, e a área de suprimentos compra aquilo que foi planejado pelo PCP.

Área de recursos humanos: O PCP programa a mão de obra e estabelece, a quantidade de pessoas que vão trabalhar no processo, o RH faz o recrutamento, a seleção e o treinamento das pessoas.

Área financeira: O PCP baseia-se nos cálculos fornecidos pela área financeira, estabelecendo os níveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com