TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Linhas de balanço

Por:   •  22/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO ASSIS GURGACZ

ADRIANA PEDROSO

LINHAS DE BALANÇO

CASCAVEL

2020

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO ASSIS GURGACZ

ADRIANA PEDROSO

LINHAS DE BALANÇO

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota da disciplina de Metodologia Cientifica do curso superior em Engenharia Civil do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz.

Professor: Suzana Ceccato Casagrande

CASCAVEL

2020

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 6

2 ORIGEM 7

3 APLICAÇÃO 8

4 CONCLUSÃO 10

5 REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Planejar uma construção é uma tarefa difícil, por conta dos diversos fatores que compõem uma obra, e alguns desses fatores são imprevisíveis, como por exemplo: acidentes de trabalho, avarias, condições atmosféricas inesperadas, erros de projeto, retrabalho entre outros, a maioria dos fatores de incerteza se devem a um mal gerenciamento de tempo e recursos.

Na construção civil temos alguns serviços frequentes, como por exemplo: conjuntos habitacionais, edifícios de vários andares e estradas, que possuem repetitividade na sua elaboração, ou seja, que necessita que algumas atividades sejam executadas sucessivamente. Para este tipo de obra podemos aplicar a técnica de linhas de balanço, como a obra possui etapas de produção, os serviços necessários para cada etapa como: estrutura, alvenaria, instalações elétricas, instalações hidráulicas, e acabamentos podem ser representadas graficamente pelo método das linhas de balanço.

O presente trabalho aborda o contexto histórico, aplicação das linhas de balanço na construção civil e o que o autor identifica de mais interessante no assunto.

2 ORIGEM

A Linha de Balanço é uma técnica bastante antiga.

A técnica da linha de balanço (LDB ou LOB, do inglês line of balance) foi originalmente desenvolvida em 1941 pela Goodyear Tire e Rubber Company, no EUA, sob a orientação de George E. Fouch. Ela também foi aplicada com sucesso para o planejamento e controle da produção da marinha americana nos anos 1950.

O conceito de linha de balanço foi ampliado para a construção civil, a indústria de manufatura e o fluxo de operações industriais. A popularidade do PERT/COM alavancou a potencialidade da LDB como ferramenta de planejamento e controle. (MATTOS, 2010, p.395)

No início dos anos 30, percebeu-se a necessidade do planejamento construtivo durante a construção do Edifício Empire State em Nova Iorque, EUA. A preparação das atividades seguiu um conceito de fabricação em linha de montagem constante e ordenada. O canteiro era a central de processamento. As quantidades eram controladas todos os dias e as equipes sempre examinadas para garantir que estavam no local certo, demonstrando domínio no controlo da produção. Deu tão certo que mesmo sendo uma construção bem complexa foi concluído em 18 meses. Desde os anos 40 que têm surgido vários tipos de Linha de Balanço, incluindo: Linha de fluxo, técnica de planejamento de construção, método de produção vertical, modelo de matriz de localização de tempo, método de programação de tempo-espaço, agendamento de perturbação, diagramas de velocidade, método de agendamento linear, modelo de projeto repetitivo e lógica de agendamento horizontal e vertical para projetos de vários andares. A definição das linhas de balanço veio mais tarde, nos anos 40, no campo da aplicação à indústria naval americana, onde o objetivo era obter um meio de avaliar o ritmo do fluxo das linhas de produção em massa.

3 APLICAÇÃO

Na construção civil existem edificações que apresentam repetitividade no seu meio de produção, como por exemplo: conjuntos habitacionais, edifícios e estradas. A linha de balanço é uma ferramenta que se enquadra neste tipo de processo.

Na construção civil é utilizada em projetos que apresentam características lineares, tais como conjuntos habitacionais, edifícios com múltiplos pavimentos, instalação de tubulações em obras de saneamento, estradas e túneis, onde há repetição contínua de procedimentos para executar atividades repetitivas durante todo o tempo da obra (Mendes, 1999, p.3, apud LUTZ e HIJAZI, 1993).

As linhas de balanço mostram o ritmo das atividades, a ordem em que devem ser executadas, onde cada equipe especializada em determinado trabalho está em cada período de tempo e diversas outras informações de que auxiliam na gestão da obra.

Trata-se de um cronograma que é disposto por linhas que representam as atividades, posicionadas em uma grade de tempo, indicando por exemplo: a linha que representa a parte estrutural, em que mês e local está sendo executada.

A aplicação das linhas de balanço divide-se em: localização, atividades específicas, datas, prazos. Como o projeto pode possuir espaços diferentes, a divisão do projeto por localização dificulta a aplicação do método sendo suscetível a diferentes interpretações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com