TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Materiais em geral

Por:   •  28/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.306 Palavras (14 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 14

Pesquisar, para os dados materiais, aplicação, razão para aplicação e exemplos.

Metais

  • Ferro e Aço: O ferro é o metal mais, com a maior parcela de produção dos metais. Sua importancia e grande produção é oriunda do seu baixo preço e dureza, sendo utilizado nas industrias automobilisticas, naval e civil. O aço é uma liga metálica de ferro. Aços com baixa concentração de carbono é mais ductil que seus pares. Quanto maior a concentração de carbono (até 2%) mais resistente e menos ductil é o aço.

  • Aluminio e Ligas: O aluminio é um metal leve, dúctil, maleavel e é resistente à corrosão. O aluminio puro é mais ductil que o aço, entretanto, é possível melhorar suas propriedades mecanicas formando ligas e temperando o material. Aplicado nas industrias automobilistica, aeronautica entre outras
  • Cobre e Ligas: O cobre é um material ductil e de ótima condutividade elétrica. Sua maior aplicação é a de fios condutores de eletricidade. Suas outras aplicações são para a industria de maquinário e para tubulações. Para atingir uma maior dureza, o cobre normalmente é combinado com bronze ou latão.
  • Niquel e Ligas: O niquel é um material que é magnético à temperatura ambiente e de alta resistencia a corrosão, utilizado na fabricação de aço inox, imãs, moedas, baterias recarregaveis e cordas de guitarra.
  • Titanio e Ligas: Titanio é um metal de transição com baixa densidade e alta resistencia a tensão.  Além disso, ele apresenta uma forte resistencia à corrosão. O Titanio pode ser combinado com ferro ou aluminio para formar ligas fortes e leves, utilizadas majoritariamente na industria aeroespacial e na industria medicinal por ser biocompativel, sendo utilizado em implantes e próteses.

Polímeros

  • Polietileno (PF): é um polímero largamente utilizado devido a suas diversas características. É utilizado na produção de sacolas plásticas, embalagens, vasilhas, plástico bolha, etc. Muito úteis para embalar alimentos e produtos farmacêuticos pois não transmitem odor ou sabor. Tem como características flexibilidade, fácil processamento, transparência.
  • Polimetilmetacrilato (PMMA) ou acrílico: é um dos polímeros mais usados na industria. É um plastico cristalino, leve e transparente que possui aspecto muito similar ao do vidro, porém é mais macio e possui menor proteção ao risco. O acrílico apresenta alta resistência ao impacto e não se estilhaça, porém pode ser quebrado em grandes pedaços. Pode ser utilizado com fins decorativos, mas é usado principalmente em lentes de contato e para recobrir os faróis dos carros. Além disso, por causa da sua grande durabilidade, o acrílico também é usado na construção civil para fazer coberturas e peças estruturais.
  • Poliamida (PA): é um polímero muito conhecido por ter sido a primeira fibra têxtil produzida sintéticamente. O náilon como conhecemos hoje é o nome genérico para a família das poliamidas. Sua aplicação geralmente é associada a produção de tecidos ou a peças simples como cordas de violão e linha para pesca. Entretanto, esse polímero também é extensamente utilizado na industria na produção de engrenagens, peças de automóveis e lacres. As poliamidas têm alta tenacidade, resistência a fadiga e temperatura de fusão. Além disso, apresentam baixo coeficiente de atrito e uma boa resistência ao impacto.
  • Poliestireno (PS): é aplicado para a produção de produtos descartáveis simples que necessitem de uma alta transparência. Os principais exemplos são: caixinhas de CDs, copos descartáveis, canetas esferográficas, equiamentos de laboratórios, etc. Apesar da sua baixa resistência mecânica é um material muito utilizado principalmente por causa de seu baixo custo, fácil processamento, transparência semelhante ao vidro e elevada resistência a ácidos.
  • Poliuretama (PU): é um polímero que apresenta diversas aplicações. Esse material é usado na fabricação de espumas rígidas e flexíveis. As espumas rígidas são usadas como isolante termico no preenchimento de diversos eletrodomésticos como freezers e refrigeradores, enquanto que as espumas flexíveis, são utilizadas no estofados de assentos de automóveis e em diversos móveis domésticos. Além dessa aplicação, o poliuretama é utilizado como um adesivo, principalmente como uma cola para materias feitos de madeiras. Essa aplicação deve-se principalmente a sua característica impermeável. Outros atributos desse polímero são: resistência a hidrólise e resistências á óleos e solventes.

  • Cloreto de Polivinila (PVC) ou policloreto de vinila: é aplicado na construção majoritariamente, mas também em vestimentas e outros utensílios. É versátil, leve, resistente a ataque biológico, impermeável, durável e requer baixa energia para produção. Não deve ser incinerado. Pode ser flexível ou rígido. O flexível, PVC plastificado, contém plastificantes. Exemplos de aplicação: substitui o couro em “sapatos, bolsas, roupas, forração de móveis e estofamento de automóveis, (...) embalagem de alimentos, fraldas, toalhas de mesa, cortinas de banheiros, revestimentos de fios e cabos elétricos” Rígido: tubos para encanamento. Se reciclado: esteiras de chão, canos e mangueiras.
  • Polietileno Tereftalado (PET): aplicação em embalagens, principalmente. Leve e resistente (alta resistência mecânica e química), impermeável, transparente. Tecidos que não amassam, garrafas descartáveis, frascos de todo tipo para líquidos, óleos, medicamentos e cosméticos, substituição do vidro, tubos, chapas, cerdas de vassoura.
  • Polietil-eter-cetona (PEEK): Aplicado em quase todos os ramos da indústria, da tecnologia médica à indústria alimentícia. Alta performance, “alta cristalinidade e excelente resistência mecânica, alta resistência a produtos químicos e à hidrólise até 260ºC, boas propriedades tribológicas e elétricas (...), possibilidade de repetidas esterilizações sem formar rasgos por tensões, (...) alta resistência a radiações de energia intensiva.” Exemplos de aplicações: “Indústria de máquinas, Motores e automóveis, Tecnologia nuclear e de vácuo, Tecnologia de transporte e movimentação de cargas, Indústria têxtil, Indústria de embalagens e papel, Eletrotécnica, Tecnologia de precisão, Tecnologia química, Indústria aérea e espacial.
  • Epoxi (EP): aplicação nas indústrias química, elétrica e tecnológica, aeronáutica, construção civil, e para pintura de pisos. Tintas de revestimento, embalagem alimentícia, tinta em pó, artigos esportivos, bijuterias, catalizadores, placas de circuito impresso, encapsulamento de componentes eletrônicos, geradores eólicos, transformadores a seco, isoladores, adesivos para metal, laminados, revestimento de concreto, pisos industriais, tambores e tanques com produtos químicos, lábios poliméricos, pintura de sinalização em estacionamentos.
  • Elastômeros (NR): são as borrachas sintéticas naturais. Uso na indústria automobilística e outras. Histerese baixa, baixa deformação permanente e grande elasticidade. Revestimentos de tanques de gasolina, de mangueiras e gaxetas, produção de pneus, telefones, invólucros de aparelhos elétricos e em embalagens.

Cerâmicas

  • Aluminia (Al2O3): Óxido de aluminio, ou tambem conhecido como Alumina, é  um material sintético produzido a partir do processo de calcinação do hidroxido de alumínio. Apresenta elevada consistência  química e granulométrica, comparadas às fontes naturais do Al2O3.

Propriedades térmicas: Alta resistencia ao calor e condutividade térmica

·         Propriedades mecânicas: Alta dureza e resistência

·        Outras Propriedades:   Biocompatibilidade, alta resistência a corrosão e alto isolamento elétrico.

        Sua aplicação esta  na produção de vidros, fibras de vidro, refratários, concretos refratários, cerâmicas técnicas, revestimentos cerâmicos, isoladores elétricos aluminosos, abrasivos, alumina eletrofundida branca e massas de polimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (232.6 Kb)   docx (83.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com