TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Normas dos diversos corpos de bombeiros

Por:   •  15/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 4

Curso de Projeto Técnico simplificado

As normas dos diversos corpos de bombeiros são chamadas de instruções técnicas (Its) , essas normas dividem o projeto em 2 grupos, o primeiro é o Projeto Técnico e o Projeto Técnico simplificado, aqui  irei definir os 2 e focar nas diferenças:

Projeto Técnico: É quando a edificação atende a algum desses itens:

  1. Possui área de construção acima de 750 m² e
  2. Altura acima de 3 pavimento,
  3. Edificações cuja ocupação é do Grupo “L” (explosivos),
  4. Possui subsolo ocupado como local de reunião de público (Grupo F), independente da área ou outra ocupação que não seja estacionamento e esta ocupação ter área superior a 50 m².

Este  projeto  é analisado, sendo sua execução realizada depois  da sua aprovação.  

Projeto Técnico simplificado: este projeto não atende  a nenhum dos itens mencionados e seu andamento é mais  rápido. Resumidamente esse projeto não necessita de sistema fixos de proteção contra incêndio (hidrante e sprinkelrs). este projeto não é analisado, a verificação da conformidade entre o projeto e as normas  é verificada na vistoria da execução do projeto. Nosso curso enfocará o Projeto Técnico simplificado.

  1. Iniciando   um projeto

Para começamos um  projeto  precisamos identificar o uso da nossa edificação e quais  medidas preventivas precisarão ser adotadas, isso é definido através  das tabelas constante no "Decreto - Regulamentação do Código de Emergência"   este decreto  está disponível no endereço: http://www.corpodebombeiros.sp.gov.br/internetcb/site/consulta_it.php  

Passo 1:

O primeiro passo é verificar o uso da edificação, este uso é definido através da tabela 1 do  "Decreto - Regulamentação do Código de Emergência",  este uso é estabelecido conforme  a atividade  exercida na edificação, a seguir reproduzo parte desta tabela:

[pic 1]

Passo 2: com o  uso da edificação definido , iremos analisar as  medidas preventivas que adotaremos , essas medidas constam em   tabelas do   "Decreto - Regulamentação do Código de Emergência" , para exemplificar a  seguir temos a tabela 5:

  [pic 2]

Nas aulas futuras veremos detalhadamente cada medida preventiva e sua aplicação em projeto.

  1. Carga de incêndio.

Este item é importante no dimensionamento de extintores, a NBR 9077 conceitua carga de incêndio como sendo: “Conteúdo combustível de uma edificação ou de parte dela, expresso em termos de massa média de materiais combustíveis por unidade de área, pelo qual é calculada a liberação de calor baseada no valor calorífico dos materiais, incluindo móveis e seu conteúdo, divisórias, acabamento de pisos, paredes e forros, tapetes, cortinas, e outros. A carga combustível é expressa em MJ/m2, ou kg/m2, correspondendo à quantidade de madeira (kg de madeira por m2) que emite a mesma quantidade de calor que a combustão total dos materiais considerados nas dependências”. Ou seja quanto maior  essa carga, maior o  risco do material sofrer combustão. Na maioria dos projetos essa carga é encontrada por meio de tabelas da ITSP[1] 14 que relacionam o tipo de ocupação da edificação com valores de carga de incêndio, a tabela a seguir exemplifica  essa correlação, a tabela completa pode ser encontrada na ITSP 14 .

[pic 3]

Para edificações destinadas a explosivos (Grupo “L”),  ocupações especiais (Grupo “M”), ou depósitos que  armazenam diversos tipos de materiais é necessário utilizar o método determinístico que consiste em calcular o valor da carga de incêndio , para tal cálculo é utilizado a seguinte expressão:

[pic 4]

Em resumo a carga de incêndio será obtida pela somatória da multiplicação da massa de cada material na edificação  por seu respectivo potencial calorífico dividida  pela área de  estocagem, para elucidar possíveis duvidas, a seguir trago um exemplo prático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (702.6 Kb)   docx (434 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com