TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Organizações prestadoras de serviços

Por:   •  3/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 5

1-INTRODUÇÃO

A partir da década de 80, as organizações prestadoras de serviços vêm representando uma parcela cada vez maior e mais importante no cenário econômico mundial. O setor de serviços é caracterizado por atividades bastante heterogêneas quanto ao porte das empresas, à remuneração média e à intensidade no uso de tecnologias. Nas últimas décadas, o desempenho das atividades que compõem o setor vem se destacando pelo dinamismo e pela crescente participação na produção econômica brasileira.

A participação da mão de obra no setor de serviços é superior à do setor industrial desde o início da série (anos 50). No entanto, é interessante perceber como a diferença na participação nos empregos totais gerados entre os setores aumenta no tempo: em 2011, 63,7% dos empregos concentram-se no setor de serviços, 20,1% no setor industrial e 16% na agricultura, quando em 1950 os percentuais eram de, respectivamente, 19,1%, 16,4% e 64,3%. Os dados mostram que a importância dos serviços é crescente, de modo que mudanças na produtividade da economia provavelmente devem passar por mudanças envolvendo esse setor.

A competição entre as organizações está cada vez mais acirrada e os clientes proporcionalmente mais exigentes e críticos aos serviços prestados. Ou seja, os padrões de qualidade de atendimento estabelecidos pelo mercado estão cada vez mais severos. As organizações buscam atingir a Excelência em Serviços, considerando os clientes como peça fundamental para a conquista dos mercados.

Diante deste cenário, o respectivo trabalho apresenta a Jaburu, uma empresa de médio porte que oferece um serviço personalizado de um componente para motores a um único cliente desde de 1986.

A empresa que atua no ramo de serviços tem apresentando baixa lucratividade, devido a alguns aspectos que serão abordados no desenvolver do trabalho.

Com o intuito de oferecer ao Sr. Herculano, dono da Jaburu, alternativas para resolver e alavancar seu negócio, foram feitos levantamentos para proporcionar melhorias na empresa.

Como forma de estudo através do planejamento estratégico, a técnica da análise SWOT foi aproveitada de forma a se saber a importância de melhorias dentro da empresa, com intuito de mostrar seus pontos fortes e fracos nesta formulação. A obtenção da qualidade no setor de serviços pode ser vista como um processo contínuo e o cliente é membro fundamental para o reconhecimento das organizações na comunidade que esta organização serve.

2-DESENVOLVIMENTO

Ao realizar um levantamento sobre a empresa de Senhor Herculano, optou-se por utilizar um instrumento útil e aplicável para o monitoramento e planejamento o que permitirá elaborar a estratégias para a empresa, com os objetivos e caminhos a seguir.

A análise SWOT é uma sigla que significa Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). 

Tabela SWOT

[pic 1][pic 2]

Fonte: Tabela SWOT

2.1- APRESENTAÇÃO DOS PONTOS A SEREM MELHORADOS

Após a análise foi possível fazer um levantamento e definição dos pontos a melhorar conforme detalhamento a seguir:

- A falta de relacionamento com seu cliente não permite que a Jaburu crie um elo entre eles.

Os laços estabelecidos são fracos e não existe uma interação entre contratado e contratante.

- A Localização da empresa está a uma distância de 600 km de seu cliente.

Este afastamento é mais um agravante para sua insatisfação.

- Os prazos e entrega.

O não cumprimento dos prazos não só gera confusões no setor comercial, mas também falta de credibilidade para a empresa.

- Limitações de suas instalações e serviços.

A Jaburu hoje trabalha apenas com um tipo de componente e com sua capacidade sem nenhuma diversificação ou flexibilidade.

- Falta de tecnologia e Inovação.

Há 40 anos no mercado a Jaburu nunca mudou seus processos e serviços. A Jaburu não acompanhou os avanços tecnológicos.

- Falta de vantagens competitivas.

A empresa não chama atenção para captação de novos clientes ou um apoio para esclarecer dúvidas ou atender sugestões.

-Visão subestimada da concorrência.

Senhor Herculano, acredita na segurança de mercado da Jaburu, sem levar em consideração a entrada de fortes concorrentes.

2.2 APRESENTAÇÃO DAS MELHORIAS

- Para o sucesso de uma organização de serviços é necessário ter um cliente satisfeito e fidelizado. Devido a sua intangibilidade todos os serviços dependem da interação humana, com isso, o cliente deve estar presente em praticamente toda a execução do serviço, participando além do ato de consumo, como do processo de produção.

- O serviço de usinagem deve ser feito de acordo com a necessidade da empresa contratante. Para isso a Jaburu precisa estar mais próxima do seu cliente, seja através de um setor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (123.2 Kb)   docx (38.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com