TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Prensas Mecânicas

Por:   •  30/9/2018  •  Dissertação  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE DE CAMPINAS

LUCAS BISSOLI

[pic 2]

CAMPINAS

2017

As prensas mecânicas, muito presentes na indústria metalúrgica, ajudam a produzir diversos tipos de produtos de diversos tamanhos, o que impacta nas dimensões das mesmas, trazendo ao mercado uma grande diversidade destas máquinas.

A indústria metalúrgica, essencial no funcionamento da economia e esta há muito tempo presente na mesma, porém, por mais que sempre tenha existido a presença de grandes riscos, os mesmos só começaram a ser observados no Brasil há menos de 10 anos.

No mercado, as prensas são subdividas em mecânicas e automáticas, com um mecanismo complexo que apresenta diversos riscos que podem prejudicar o homem que possui o contato com a mesma. Muitas das máquinas possuem mecanismos que uma vez ativados, não possuem freios que possam ser manuseados para interromper qualquer exposição à riscos de acidentes, sendo assim, o trabalhador que uma vez ativasse a prensa, não poderia intervir em nenhum momento, mesmo que houvesse a necessidade, devido a inexistência de freios, aumentando ainda mais a chance de acidentes.

Antigamente, como dito anteriormente, eram pouco estudados os riscos existentes na área das prensas mecânicas, sendo assim, não havia muita proteção ao trabalhador. Entretanto, hoje em dia, com os riscos levantados, há uma proteção específica e desenvolvida para cada tipo de máquina, diminuindo, portanto, os riscos e acidentes.

Porém, é necessário enfatizar que, um pouco mais da metade das industrias metalúrgicas presentes em São Paulo trabalham com prensas e que já foi registrado que a cada 3 acidentes com mutilação, pelo menos 1 é provocado por prensa mecânica. Deste modo, com a presença de um elevado número de acidentes envolvendo essas máquinas, em 1999 foi assinada uma convenção criando soluções para evitar acidentes, estabelecida, com apoio de representantes do sindicato dos trabalhadores, dos metalúrgicos, ministério do trabalho e sindicato patronal, diversas mudanças e sugestões começaram a ser levantadas.

Assim, ficou estabelecido que as máquinas deveriam apresentar dispositivos de proteção que deveriam ser adaptados a elas e ainda todas as empresas deveriam adotar o PPRPS – Programa de Prevenção de Risco em Prensas e Similares. O programa é de grande eficiência pois da um prazo para as empresas se adaptarem a estas novas propostas de proteção ao trabalhador e de adaptarem suas máquinas, além de criar um mecanismo de visita as empresas, que garante um diagnóstico das empresas e assim as ajuda a seguirem o programa.

Portanto, podemos observar que preservar as mãos dos trabalhadores é algo possível e extremamente necessário e importante, basta evitar que as mãos do trabalhador entrem nas zonas de riscos. Por fim, por mais que hoje há uma maior atenção aos riscos causados no manuseio da prensa mecânica e que a proteção dos trabalhadores faça parte dos acordos dos mesmos, em conjunto aos empregadores e o governo, para que a redução de acidentes realmente continue melhorando, é necessário o comprometimento e o auxilio de todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (88 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com