TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Razões para a substituição do óleo

Por:   •  12/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 5

Índice

Razões para a substituição do óleo..........………………………………………..3

Cuidados a ter antes durante e após a operação de avançar com o procedimento da troca do óleo…………………………………………………….4

Ferramentas e material necessários para executar a substituição em conjunto com o óleo…………………………………………………………………………....5

Processo de substituição do óleo da caixa automática……………………..5/6/7


Razão para a mudança do óleo de transmissão

O óleo de transmissão ou ATF deve ser mudado porque assim como o óleo do motor, os aditivos do óleo da transmissão gastam-se ao longo do tempo e deixam de lubrificar adequadamente os componentes de toda a transmissão. Ao mudar o fluído no intervalo recomendado pela marca, garante-se que a transmissão seja lubrificada corretamente e esteja sempre nas melhores condições de uso. Este intervalo pode ser verificado no manual que vem junto com o carro, e pode ser quantificado tanto em quilometragem como intervalo de tempo (como 2 anos por exemplo) dependendo das condições a que estiver sujeito como neve, humidade, altas temperaturas etc. Atualmente algumas já consideram que os seus “ATF´s” são vitalícios, ou seja, não necessitam trocas do seu óleo.

Deixar um carro a funcionar com óleo de transmissão depois da recomendação da maca pode fazer com que a transmissão altere uma mudança de maneira incorreta ou de maneira mais violenta. Pode também prejudicar as partes internas da transmissão, pois estas não serão devidamente lubrificadas. Infelizmente, pode-se não ouvir nenhum ruído ou perceber pistas que a transmissão está baixa em fluídos, até que seja tarde demais. Portanto, é importante que ele seja verificado e alterado quando necessário pelos técnicos, com o material adequado.

Cuidados e verificações a ter em consideração

Primeiramente, deve-se verificar com o cliente quaisquer anomalias no carro para além do que foi requisitado para reparação tais como riscos, amolgaduras problemas noutras peças do veículo por exemplo. Para isso deve-se sempre experimentar o carro com o cliente e mostrar ao cliente eventuais problemas e estragos no seu veículo. O trabalho só deve ser efetuado com ordem do proprietário do veículo.

Durante o processo, o técnico deve ter sempre como sua proteção e segurança roupas próprias e limpas bem como óculos de proteção. O técnico deve também utilizar sempre as ferramentas apropriadas para a substituição do óleo tal como um elevador por exemplo para suportar o peso do veículo e o meio de trabalho deve estar sempre limpo e livre para se poder movimentar a volta carro de maneira apropriada. Durante a mudança deve utilizar sempre as ferramentas apropriadas para cada passo do processo. Finalizada a mudança deve então verificar todos os passos de revisão para verificar que o trabalho foi devidamente operado e ficou corretamente efetuado.

No final deve então mostrar o estado do veículo ao proprietário para sua averiguação e explicar-lhe o trabalho efetuado e sua razão para concluir devidamente o negócio.

Ferramentas e material necessários para executar a substituição em conjunto com o óleo

• Um filtro de transmissão, um o-ring e um bujão novo se necessário.

• Fluído de transmissão (ATF).

• Uma panela grande para despejar o fluído velho.

• Chaves de roquete, chaves de fenda e um martelo.

• Panos e roupas limpas, e óculos de segurança.

Processo de substituição do óleo da caixa automática

Primeiro, procure o cárter da caixa do veículo. Em alguns veículos, pode ter que ser necessário a remoção de secções do sistema de escapamento. Coloca-se uma bandeja ou bacia grande por baixo da transmissão e desaperta-se os parafusos. Não se deve remover todos de uma só vez, pois isso causará muita sujidade e confusão. Em vez disso, remove-se os parafusos dos lados todos, e depois bata na panela para ajudar remover sua a vedação. Em seguida, remove-se lentamente os parafusos restantes, e inclina-se ligeiramente para escorrer o óleo de maneira mais fácil para dentro da bandeja.[pic 1][pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (180.3 Kb)   docx (148.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com