TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As TECNOLOGIAS E MATERIAIS APLICADOS AO CONFORTO TÉRMICO E ACÚSTICO NAS EDIFICAÇÕES

Por:   •  4/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE UBERABA

LEONIDAS FAJARDO DE MATOS MELO

LUAN INÁCIO URBANO

NATHIELE SANTOS COELHO DA CRUZ

VICTOR DE AZEVEDO OLIVEIRA

VINICIUS OTÁVIO DE SOUZA E SOUZA

TECNOLOGIAS E MATERIAIS APLICADOS AO CONFORTO TÉRMICO E ACÚSTICO NAS EDIFICAÇÕES

Trabalho apresentado á Universidade de Uberaba, como parte das exigências á conclusão da disciplina de Conforto do Ambiente Construído, do segundo semestre dos cursos de Engenharia.

UBERABA – MG

2017

RESUMO

     Este artigo tem como escopo expo um breve conceito dos materiais modernos utilizados em obras para melhoria dos ambientes térmicos e acústicos, focando algumas melhorias nos recintos impostos, tanto no lazer, na mão-de-obra quanto no financeiro.

     (...)

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO
  2. OBJETIVO
  3. DESENVOLVIMENTO

3.1 (...)

3.2 exemplos de materiais termo acústicos

  1. CONCLUSAO

  1. INTRODUÇÃO

A pesquisa se refere ao conforto do ambiente construído em especifico as construções com comodidade térmica e acústica. Existe algumas maneiras de se conseguir, por exemplo, drywall, telha termo isolante, argila expandida e outros diversos jeitos.

(...)

  1. OBJETIVO

O objetivo deste trabalho será a pesquisa em tecnologias e materiais aplicados ao conforto termoacústico nas edificações, com a finalidade em apresentar novos materiais desenvolvidos através do avanço da tecnologia, que sejam propícios ao conforto tanto acústico como térmico nas edificações.

  1. DESENVOLVIMENTO

   3.1 Conforto térmico e acústico e os efeitos da falta deles.

  A maioria dos projetos atualmente exigem que a climatização artificial ou natural seja um recurso importante, porém não único, para obter ambientes termicamente agradáveis. Em relação à isso os fatores que são levados em consideração sempre serão a distribuição e aproveitamento dos espaços, o conforto térmico e acústico e a circulação.

   Para haver resultados positivos nesses fatores, verifica-se sempre a melhoria de sombreamento de fachadas com forte insolação, ventilação de cruzada natural, orientações da edificação no terreno, entre outros.

No caso do conforto acústico leva-se em conta o som reverberante, a absorção e distribuição dos diferentes materiais no ambiente, ocasionando correta propagação do som nos locais.

Quando não se tem o conforto certo de som, você é prejudicado por exemplo, a poluição sonora, pode lhe trazer sérios problemas como agressividade, perda de atenção, dor de cabeça, insônia e cansaço. Além do estresse, já que sua mente não relaxa.

Já o conforto térmico quando não se ocorre a troca de calor do corpo humano com o exterior de forma natural, pode causar problemas como em baixas temperaturas podem causar resfriado e gripe. Porém em altas temperaturas se tem caibra, desequilíbrio hemodinâmico e distúrbios no sistema circulatório.

 

  1. EXEMPLOS DE MATERIAIS TERMOACÚSTICOS
  • Argila expandida:

  A argila expandida em sua forma original sem nenhum outro aditivo e solta pode ser utilizada para enchimentos leves (acima de 10cm) em diversas etapas de uma obra.

    Estão sendo mais utilizadas pelo fato de possuírem maior resistência com baixa densidade e serem ambientalmente sustentáveis e harmônicas. Proporcionam menor variação de temperatura, em relação ao isolamento térmico e são quimicamente inerte.

  Elas possuem o objetivo de contribuição para o maior conforto térmico e acústico. São responsáveis por diminuírem a sobrecarga nas estruturas da edificação e podem ser utilizada em:

- Enchimentos de lajes: estabelecendo leveza e alívio de carga, conforto termoacústico e fácil drenagem de águas;

- Envelopamento de instalações técnicas (elétricas, hidráulicas, entre outras): estabelecendo a facilitação à drenagem e manutenção;

- Sobre os telhados: promovendo o isolamento acústico e térmico nas lajes inferiores.

Figura 1: Laje com argila estendida

[pic 1]

Fonte: :

  • Telhas termo-isolantes:

     Essas telhas são feitas por duas chapas de alumínio ou aço e um material isolante, que podem ser tanto espumas rígidas feitas por poliuretano, minerais como a lã de rocha ou de vidro ou o poliestireno. Vale ressaltar que quanto menor o coeficiente global de transmissão de calor for, melhor será o isolamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (226 Kb)   docx (441.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com