TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Vedações Verticais

Por:   •  6/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.435 Palavras (10 Páginas)  •  866 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Centro Universitário Católico de Vitória

Andrei Soares Fiuza

Dayanna França

João Paulo Nascimento Costa

Thiago Campos

VEDAÇÕES VERTICAIS

        

VITÓRIA – ES

2016


Andrei Soares Fiuza

Dayanna França

João Paulo Nascimento Costa

Thiago Campos

VEDAÇÕES VERTICAIS

Trabalho acadêmico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Técnicas de Construção Civil, no Curso de Engenharia Civil, no Centro Universitário Católico de Vitória.

Professora Msc.: Ana Emilia Brasiliano Thomaz

VITÓRIA – ES

2016

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        6

2.        VEDAÇÕES VERTICAIS        7

3.        TIPOS DE VEDAÇÕES VERTICAIS        8

4.        MATERIAIS QUE CONSTITUEM UMA VEDAÇÃO VERTICAL        11

5.        PROCESSO CONSTRUTIVO DE UMA ALVENARIA DE VEDAÇÃO        12

6.        CONCLUSÃO        20

7.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        21

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade demonstrar as vedações verticais, definindo seu uso, funções e tipologia.

  1. VEDAÇÕES VERTICAIS

As vedações verticais têm por definição ser um conglomerado de elementos, que em conjunto constituem um importante subsistema dentro da concepção de um edifício, sua presença faz com que o edifício se torne habitável, tem que como função principal limitar externamente a construção, a protegendo da presença de agentes indesejáveis, como a presença de pessoas e animais, além das intempéries naturais, como a chuva, o frio, o calor, entre outros. No ambiente interno da construção, tem a função de limitar os ambientes, dando suporte para a execução das instalações internas, como a elétrica e a hidráulica de acordo com a função de cada ambiente, servindo também de acessória aos elementos de proteção, quando estes forem embutidos.

Os elementos que constituem uma vedação vertical, são basicamente as alvenarias, que podem possuir funções estruturais, se for dimensionada para receber as cargas presentes na estrutura do prédio, dando a estabilidade dimensional, a capacidade de conter as deformações e resistir as forças mecânicas que venham a existir ou ter apenas a função de delimitar os espaços dos ambientes internos, sendo chamadas de alvenarias de vedação. Além das alvenarias, outros elementos constituem as vedações verticais, são as esquadrias, que ligam as entradas e saídas de um espaço a outro, permitindo a transição entre os ambientes constituindo em uma parte fundamental da obra e os revestimentos, que fazem a proteção da alvenaria, complementando o sistema de vedação e fazer as vezes de função estética, dando acabamento final a estrutura.

Além das funções determinadas, como a estrutural, as vedações verticais possuem um papel de dar viabilidade, abrindo interfaces dentro da obra, dando suporte por exemplo aos sistemas de instalações hidráulicas e elétricas e o sistema de impermeabilização da obra, atuando também na parte de isolamento do ambiente externo para o interno, e do interno para o externo, na parte acústica, evitando ruídos indesejáveis, e na parte térmica, evitando situações climáticas desagradáveis, como o frio e o calor em excesso, sendo fundamental para o desempenho do edifício, garantindo que o mesmo cumpra sua função durante o tempo de vida útil.

Uma vedação vertical deve ser racionalizada, e ter seu desempenho funcional atendendo as necessidades das pessoas, garantindo acima de tudo a segurança, sendo bem dimensionada e com materiais de boa qualidade a fim de evitar problemas patológicos ao máximo, como rachaduras e trincas, diminuindo num futuro o gasto com manutenções corretivas, sendo de fácil higienização.

  1. TIPOS DE VEDAÇÕES VERTICAIS

Existem dois tipos de vedações verticais, as externas e internas. São classificação se dá pelo fato dos contatos que essa vedação possua, sendo com o ambiente externo, logicamente as vedações verticais externas, e com o ambiente interno as vedações verticais internas. Tem funções distintas, sendo projetadas de formas diferentes umas das outras.

Nas vedações verticais internas, as possibilidades são que se tenham as divisões dentro dos apartamentos, separando os ambientes, sendo chamadas de vedações verticais internas de compartimentação e as divisões que separam os apartamentos uns dos outros ou separam as áreas comuns, sendo chamadas de vedações verticais de separação.

As vedações verticais externas, também conhecidas como fachadas são as vedações que separam o ambiente externo do interior do edifício, tendo logicamente uma das faces voltadas para a parte externa durante todo o perímetro que envolva a construção. Devem ser dimensionadas a fim de suportar todos os agentes externos, garantindo a segurança e privacidade dos seus usuários.

[pic 2]

Figura 1: Externas e Internas

Fonte: http://decorandocasas.com.br/2014/11/04/plantas-de-apartamentos-pequenos/

As técnicas de construção das vedações verticais podem ser classificadas basicamente por Técnicas de Construção por Conformação, que é a técnica mais comum dentre as existentes na construção civil que é a Alvenaria por blocos cerâmicos, com a presença de argamassa fazendo a junção dos blocos.

[pic 3]

Figura 2: Alvenaria por blocos cerâmicos

Fonte: http://www.ufrgs.br/napead/repositorio/objetos/alvenaria-estrutural/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (577.9 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com