TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias avançadas de vidros para uso em vedações verticais e horizontais de ambientes construídos

Pesquisas Acadêmicas: Tecnologias avançadas de vidros para uso em vedações verticais e horizontais de ambientes construídos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.504 Palavras (7 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 7

FAENG – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e Geografia

Relatório de Materiais de Construção Civil 2

Viviane Ikeda – Engenharia Civil

Professora: Ana Paula Milani

Campo Grande, MS

2013

Tecnologias avançadas de vidros para uso em vedações verticais e horizontais de ambientes construídos.

Introdução

Dos materiais tradicionais, empregados na construção civil, o vidro talvez seja aquele que tem experimentado maior desenvolvimento.Inovações tecnológicas na fabricação do material permitem, a cada dia, novas possibilidades de uso do mesmo.

As complexas edificações que se erguem ano após ano em cidades consideradas referências globais da arquitetura moderna, como Tóquio, Dubai, Londres, Sidney, Nova York e outras, não deixam dúvidas: quer por seus atributos intrínsecos, quer pelas avançadas tecnologias que vem incorporando, o vidro é um elemento -chave na concepção dos mais arrojados projetos no cenário arquitetônico mundial.

“O vidro na arquitetura apoia-se em suas propriedades inigualáveis de transparência e longevidade. Nenhum outro material oferece ao arquiteto a mesma versatilidade e flexibilidade, especialmente quando se deseja combinar luz e ousadia arquitônica em um só projeto e fazer com que ele resista ao teste do tempo", afirma o engenheiro O'Callaghan, responsável pelos envidraçados projetos das lojas da Apple espalhadas pelo mundo.

A complexidade que caracteriza a concepção dos envelopamentos e fachadas tem exigido do material um desempenho nunca antes imaginado, tanto do ponto de vista estético como tecnológico e funcional.

Novos tipos de vidro são lançados a todo momento, com benefícios cada vez mais diferenciados, com relação tanto à segurança, como ao aproveitamento térmico e de luminosidade.

Características dos vidros

Os vidros, materiais transparentes às radiações visíveis, têm função de permitir a iluminação natural do espaço interior e estabelecer uma conexão visual com o exterior até chegar criar a ilusão de um único espaço.

O vidro tem uma resistência muito baixa ao fluxo térmico, ou seja, são bons condutores de calor. Entretanto, são os únicos materiais de construção com capacidade para controlar de forma racional a radiação solar.

Existem vidros dos mais diferentes tipos, subdivididos em categorias e as mais avançadas tecnologias, que possuem capacidades distintas em absorver, refletir ou transmitir a radiação solar. Isto depende das características ópticas do material, que variam com o comprimento de onda da radiação e com o ângulo de incidência.

Alguns tipos de vidro:

Vidro Comum - O vidro comum é muito transparente a toda radiação solar, ou seja, permite grande transparência ao espectro visível, como também a passagem dos raios infravermelhos, os quais se transformam em calor e aquecem o ambiente.

Vidro Termo-absorvente - Este tipo de vidro é composto por um vidro plano colorido através da adição de óxidos.

Vidro Laminado - É formado por duas ou mais placas de vidro plano intercalado por película polimérica de polivinil butiral incolor ou colorido. Podem ser encontrados no mercado em várias cores. Devido à coloração aplicada entre as placas de vidro, a entrada de luz natural torna-se insuficiente obrigando assim, a utilização da luz artificial no espaço interno.

Vidro Refletivo - É composto por uma camada de óxidos metálicos em uma de suas faces, conferindo um aumento no seu grau de reflexão. Como desvantagem acarreta uma redução na transmissão da luz visível e impede a visão do ambiente externo quando o interno está iluminado.

Aramado - Vem com uma malha de aço no meio da massa. É um vidro de segurança (a malha de aço retém os cacos), e também tem função de isolante termoacústico.

Vidro Low-E (baixo emissivo) - Desenvolvido inicialmente para ser aplicado em edifícios de países de clima frio, que precisam manter o interior do edifício aquecido, os vidros low-e (low emissivity glass) são vidros baixo emissivos que impedem a transferência térmica entre dois ambientes. Sua eficiência vem de uma fina camada de óxido metálico aplicada em uma das faces do vidro. Essa película filtra os raios solares – intensificando o controle da transferência de temperaturas entre ambientes -, sem impedir a transmissão luminosa.

Fechamentos transparentes e uso da iluminação natural

Os fechamentos transparentes têm a função de permitir a iluminação natural do espaço interno e estabelecer uma relação visual com o externo.

Atualmente utiliza-se grandes fachadas envidraçadas (ou translúcidas) independente das condições climáticas locais. Esse uso indiscriminado, muitas vezes, causa um sobre-aquecimento das edificações devido aoganho excessivo de carga térmica decorrente da incidência da radiação solar, causando o desconforto dos usuários e a intensificação no consumo de energia elétrica para o condicionamento artificial do ambiente.

Diante de tais problemas houve a necessidade de desenvolver novas tecnologias de produção de componentes translúcidos (vidros, policarbonatos, sistemas avançados) que, basicamente, buscam o componente perfeito: alta transmissão luminosa; baixa transmissão de calor (infra- vermelho); e baixa transmissão de ultra violeta.

Aplicação do Vidro na Construção Civil

Desde 1980, o vidro tem conquistado espaço na arquitetura e construção civil. Ele é utilizado com frequência em fachadas, coberturas, pisos, divisórias, portas, janelas, escadas e paredes, além do seu uso como elemento de segurança em guarda-corpos.

Podemos considerar que o largo emprego deste material se deve ao fato de que ele possibilita uma interação entre os meios interno e externo, o que amplia a segurança e a visibilidade.

O vidro garante leveza aos ambientes, e tem substituído materiais comumente utilizados em residências, prédios comerciais, hotéis, aeroportos, parques, shoppings, hospitais e escolas, pois leva beleza e harmonia às formas delineadas.

O tipo de vidro a ser utilizado para cada projeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com