TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estabelecimento dos principais critérios e parâmetros que devem ser observados ao equilibrar unidades geradoras verticais e médias

Artigo: Estabelecimento dos principais critérios e parâmetros que devem ser observados ao equilibrar unidades geradoras verticais e médias. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/8/2014  •  Artigo  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 2

Os resultados desta análise são aplicados diretamente em muitas técnicas de manutenção, onde coexistem várias filosofias com nomes sugestivos: Manutenção Preditiva, Monitoramento das Condições, Manutenção Pró-Ativa, Falha Zero e outros que lembram maior Vida Útil, maior Disponibilidade, menor Estoque, Manutenção “Just-in-time”, etc.

Com qualquer nome, uma das conseqüências diretas mais eloqüentes é financeira. A redução significativa dos custos de manutenção, a redução do imobilizado em estoques, a maior produtividade. No Brasil, o retorno financeiro com a aplicação da Análise de Vibração é de 10 a 30 vezes, no primeiro ano de implantação. Em alguns outros países, fala-se em 20 a 50 vezes.

Este curso visa estabelecer os principais critérios e parâmetros que deverão ser observados durante o balanceamento de Unidades Geradoras de eixo vertical, de médio e grande porte, cujas freqüências de rotação são inferiores às freqüências críticas, o que facilita seu balanceamento e assegura a inexistência de fenômenos pertinentes às máquinas de alta rotação.

O estudo da vibração trata das respostas dos sistemas mecânicos às excitações dinâmicas a que é submetido.

Excitação dinâmica é qualquer esforço não constante, varia tempo, de modo aleatório ou regular. O som de uma fanfarra incidindo em um painel, a água fluindo dentro de um rotor de turbina são exemplos reais de excitações dinâmicas. Dinâmicas porque são variáveis no tempo e podem ou não ter um conteúdo de freqüências bem definido.

O comportamento vibratório de uma máquina depende muito de seu projeto e de sua montagem.

Na aplicação desta análise no monitoramento de máquinas, o analista identifica a causa, faz o diagnóstico da vibração, e pela tendência (amplitude e evolução) da vibração se faz a avaliação da severidade das condições mecânica da máquina, ou seja, das condições atuais dos defeitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com