TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As dez tecnologias mais promissoras em 2013

Artigo: As dez tecnologias mais promissoras em 2013. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  Artigo  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4

AS DEZ TECNOLOGIAS MAIS PROMISSORAS EM 2013

PÚBLICO

21/02/2013 - 11:33

(atualizado às 12:21)

Conselho da Agenda Global para as Tecnologias Emergentes identifica tendências que podem fazer a diferença este ano.

Uma orelha é fabricada por uma impressora 3D, na Universidade de Cornell, Nova Iorque LINDSAY FRANCE/AFP

Carros elétrico wireless, materiais que se auto-regeneram, impressoras que nos dão objetos a partir de uma ordem no computador. Sim, tudo isto está a ser desenvolvido ou testado e, segundo o Conselho da Agenda Global para as Tecnologias Emergentes, do Fórum Econômico Mundial, faz parte das dez tendências tecnológicas mais promissoras para este ano. São tecnologias que fizeram avanços importantes e estão perto de poderem ser usadas em larga escala.

Um carro elétrico wireless (OnLine Electric Vehicles – OLEV)

Está a ver os postos de recarregamento de automóveis elétrico que têm vindo a surgir por todo o lado? Esqueça. Na próxima geração de carros elétricos não serão precisos fios. Dispositivos montados na parte de baixo dos veículos receberão energia de um campo eletromagnético, emitido por cabos instalados por baixo do asfalto. Ao mesmo tempo, a bateria do carro vai sendo carregada para quando o carro estiver fora dessas faixas. E como a eletricidade chega de fora, as baterias destes automóveis precisarão apenas de um quinto da capacidade das dos carros elétricos atuais. Impossível? Não. Estes carros já estão a ser testado na capital da Coréia do Sul, Seul.

Impressoras de objetos

Já é possível criar objetos a partir de um ficheiro num computador, graças à impressão tridimensional. Segundo o Conselho da Agenda Global para as Tecnologias Emergentes, estas impressoras poderão mesmo “revolucionar a indústria da manufatura”. Neste processo de criação de estruturas sólidas com uma impressora, várias camadas de determinado material – que pode ser plástico, ligas metálicas ou outros – vão sendo sobrepostas até que esteja formado o objeto.

Materiais que se auto-regeneram

Uma “tendência em crescimento na biomimética é a criação de estruturas inertes que tenham a capacidade de se reparar a si próprias”, quando sofrem cortes, rasgos ou se partem. Como acontece com os organismos vivos. Esses materiais capazes de reparar estragos sem intervenção humana “aumentariam a durabilidade dos produtos e reduziriam a procura de matérias-primas”. Mas há outras vantagens: se estes materiais fossem usados na construção de aviões, exemplificam os autores, voar seria mais seguro.

Purificação energeticamente eficiente da água

Numa altura em que as fontes naturais estão sobre-exploradas ou, nalguns casos, esgotadas, a dessalinização foi à forma encontrada de obter água de forma quase ilimitada. Mas isso tem um custo energético elevado, lembra o conselho, que por isso mesmo destaca várias tecnologias emergentes que “permitem maior eficiência energética nos processos de dessalinização ou de purificação de águas residuais”, em que se poderá poupar até 50% de energia em relação à que é gasta com os métodos atuais.

Uma nova vida para o dióxido de carbono

Os autores começam por avisar que “ainda está por provar que a captura e armazenamento subterrâneo de dióxido de carbono é viável a nível comercial”. Mas já existem formas de converter o CO2 indesejado em produtos que podem ser vendidos. Uma das possibilidades que o Conselho da Agenda Global para as Tecnologias Emergentes considera mais promissoras é a transformação de dióxido de carbono em combustíveis líquidos ou químicos, através de sistemas de conversão solares de baixo custo.

Proteínas à la carte

Suplementos alimentares é o que não falta no mercado. Mas e se fosse possível alimentar-se apenas com o que realmente interessa?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com