TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As raízes do sistema UNIX

Trabalho acadêmico: As raízes do sistema UNIX. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.627 Palavras (7 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de Introdução aos Sistemas Operativos do Curso Tecnológico de Gestão de Redes e Sistemas Informáticos do Nível V.

Durante as aulas o formador deu-nos uma lista com vários Sistemas Operativos e informou-nos que tínhamos que fazer um trabalho sobre um á escolha do aluno.

Este documento procura explorar os aspectos históricos envolvidos no desenvolvimento do sistema operacional UNIX com o objetivo de compreender melhor os princípios básicos associados a este

sistema operacional interativo, de tempo compartilhado e multiprogramado (paralelismo aparente utilizando um único processador).

Os pontos fortes do sistema operacional UNIX estão em sua portabilidade através de múltiplas plataformas de hardware, sua interface de programação de aplicativos e sua adoção como sistema operacional de um grande número de sistemas de computadores independentes.

A essência do UNIX está no fato dele ter sido projetado por programadores para programadores, com o objetivo de apresentar um pequeno número de elementos básicos que possam ser combinados de diversas formas na realização dos mais variados tipos de tarefas.

No entanto, é fato que as versões mais recentes do UNIX refletem cada vez menos os aspectos associados com sua idéia original de simplicidade e portabilidade, apresentando inclusive problemas de padronização e versões incompatíveis.

História

As raízes do sistema UNIX tiveram início nos anos 60.

Em 1961 foi desenvolvido um sistema operacional no MIT (Massachussets Institute Of Technology), com o conceito de tempo compartilhado.

Depois, os pesquisadores da MIT, da General Electric e da Bell Laboratories (pertencente à AT&T), desenvolveram o sistema Multics (Multiplexed Information and Computing Service), um sistema interactivo de múltiplos usuários, que utilizava uma CPU de computador GE.

Em 1969, a Bell Labs abandona o Multics.

Neste mesmo ano, Ken Thomson, um pesquisador da Bell Labs, reescreveu o Multics, criando um sistema operacional, que pudesse apoiar os esforços coordenados de um time de programadores, num ambiente de pesquisa de programação.

Thomson propôs que os próximos desenvolvimentos do sistema fossem apoiados pela Bell, para fornecer uma ferramenta de preparação de documento, à organização de patentes da companhia.

Em 1971 foi entregue uma versão primitiva do Sistema UNIX à organização de patentes da Bell Laboratories.

No início dos anos 70 o sistema UNIX começa a ser utilizado internamente através da Bell System e a gerar interesse em várias instituições académicas de prestígio.

Em Janeiro de 1974 a Universidade da Califórnia, em Berkeley, recebe uma cópia do Unix. Dennis Ritchie e Ken Thompson escrevem um artigo, em Julho de 1974, sobre o Unix, classificando-o como um sistema operacional para diversos fins, multiusuário e interactivo.

Características

 Multitarefa (realiza diferentes tarefas simultaneamente).

 Multiusuário (permite que mais de um usuário utilize o sistema simultaneamente).

 Necessita de um administrador (denominado root que possui alguns privilégios).

 Gerencia e atribui prioridades quando duas ou mais pessoas querem usar o mesmo arquivo ou impressora ao mesmo tempo.

 Tempo compartilhado (o sistema parcela o tempo do computador em uma série de partes e os aloca entre os vários usuários, dando a cada um a ilusão de uso exclusivo da máquina).

 Portabilidade (HP, IBM, Silicon Graphics, Sun, etc.).

 Controla periféricos.

 Imprime arquivos.

 Compila programas.

 Redes.

Estrutura

O sistema operacional UNIX é composto por quatro partes básicas, como ilustrado na figura 1.

Figura 1: Quatro partes básicas do UNIX.

• Kernel: é o núcleo do sistema operacional, controla o hardware traduzindo comandos UNIX em instruções de hardware. O usuário não trabalha diretamente com o kernel.

• Sistema de arquivos: é o modo do UNIX armazenar informações de qualquer tipo, como por exemplo, gráficos, textos, etc.

• Shell: é um programa que atua como interface entre o kernel e o usuário.

• Aplicativos: são programas que podem ser invocados pelo shell para realizar diversas tarefas.

Estrutura de Directórios

A árvore de diretórios do Unix é dividida em várias ramificações menores e pode variar de uma versão para outra. Os diretórios mais comuns são os seguintes:

/ — Diretório raiz - este é o diretório principal do sistema. Dentro dele estão todos os diretórios do sistema.

/bin — Contém arquivos, programas do sistema, que são usados com freqüência pelos usuários.

/boot — Contém arquivos necessários para a inicialização do sistema.

/dev — Contém arquivos usados para acessar dispositivos (periféricos) existentes no computador.

/etc — Arquivos de configuração de seu computador local.

/home — Diretórios contendo os arquivos dos usuários.

/lib — Bibliotecas compartilhadas pelos programas do sistema e módulos do núcleo.

/mnt — Diretório de montagem de dispositivos.

/mnt/cdrom — Subdiretório onde são montados os CDs. Após a montagem, o conteúdo do CD se encontrará dentro deste diretório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com