TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As xinco grande Áreas da Engenharia Civil

Por:   •  30/3/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

ENGENHARIA CIVIL

ABIMAEL DE OLIVEIRA

5 GRANDES ÁREAS DA ENGENHARIA CIVIL

GUARAPUAVA

2 0 2 1

AS CINCO GRANDE ÁREAS

Com o grande avanço da tecnologia nos últimos anos o profissional que opta pela área de Cálculo Estrutural tem uma grande facilidade, a de que atualmente os softwares disponíveis no mercado fazem todo o cálculo preciso, ao contrário do que o nome aparenta representar, cabe então a ele o dever de averiguar e interpretar as informações obtidas atrás do mesmo, verificando se de fato são funcionais. Existe uma profissão especializada que é o Engenheiro Civil Calculista Estrutural. Antigamente os profissionais dessa área tinham de fazer todos os cálculos a mão, com o passar dos tempos novas ferramentas foram surgindo até chegar aos softwares de hoje e a tendência é a sempre aparecer novos que facilitem ainda mais, tal como idealiza o bin, que pretende deixar os projetos muito mais funcionais e permitindo o projeto ser desenvolvido de maneira bem mais eficiente.

Quando se pensa em engenharia civil logo é associado a Construção Civil, o profissional dessa área é o responsável em cruzar as informações entre o projeto e a obra propriamente dita, a ele é dado o dever de acompanhar o canteiro de obras garantindo uma construção de boa qualidade, como o Engenheiro de obras. Cada vez mais vem sendo debatido sobre sustentabilidade então esse termo tende a ser agregado cada vez mais a construção civil, o que mais também vem aparecendo com mais força é o uso de realidade aumentada, para ter uma visualização mais condizente a realidade dos resultados finais, e é claro com inúmeros testes de materiais para serem utilizados implica em novos materiais que não são usualmente utilizados hoje em dia. Com o passar dos últimos anos novas maquinas e processos construtivos foram instaurados nessa área, buscando sempre a melhoria e maior velocidade de construção atendendo as necessidades da sociedade.

Já a área de Estradas e Transportes é a que abrange os trabalhadores envolvidos em construção, reformas, e o que mais se diz respeito a propriamente dita Estradas, como ferrovias, pontes, recapeamento e muito mais. Há não muitos nos atrás, historicamente falando, surgiram os automóveis que conforme foram evoluindo a necessidade de mais atenção as estradas aumento, veio também o cimento Portland e asfalto a serem utilizados em suas construções. Como cada vez mais vem sendo dada a devida importância a sustentabilidade e com, como já mencionado antes, o grande desenvolvimento da tecnologia, meios de transportes mais sustentáveis tendem a aparecer, implicando em novos tipos de construção pra abranger esses dois e muitos outros tópicos.

Os especializados em análise de solos estão da área da Geotecnia, existem cursos para isso como a Engenharia Geotécnica, apurando informações como resistência, porosidade, se é um local apto a ser construído, quando cortar um talude ou fazer uma fundação mais profunda. Com o passar do tempo surgiu novas necessidades nesse meio, como uma maior exigência de qualidade por parte dos clientes, necessidade de materiais e processos mais sustentáveis, novas normas de segurança também surgiram, assim como nas outras áreas a tecnologia influenciou muito aqui também, as imagens de satélite ajudaram muito tal como softwares capazes de simular e modelas ambientes tridimensional. Com o aquecimento global e desastres naturais causados pela ação do ser humano no planeta vê-se a importância da mesma para o futuro na prevenção de desmoronamentos, desabamentos e deslizamentos, preservação dos lençóis freáticos uma vez que á água disponível no planeta é finita, resolução de problemas relacionados ao lixo e conter a ocupação das encostas.

Apresentadas juntas, hidráulica e Saneamento tem muito em comum, a água, logo tudo que a envolve pertence a essa área, como obras de tratamento de água, drenagem, coleta de esgoto, reservatórios e barragens como o Engenheiro de Barragens.


REFERÊNCIAS

ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002. (modelo de referência com autoria coletiva) todas as referências deverão estar alinhadas à margem esquerda do texto.

ANDRADE, M. M. Competências requeridas pelos gestores de Instituições de ensino superior privadas: um estudo em Curitiba e região Metropolitana. 2005. 173 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2005. (Modelo de referência de dissertação).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com