TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos nocivos da televisão

Seminário: Aspectos nocivos da televisão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Seminário  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

A televisão tem uma influência enorme sobre a forma com que as crianças vêem nosso mundo. Desde que nascem e até os 18 anos de idade, as crianças passam mais horas vendo televisão do que na escola. Entre os aspectos positivos de ver televisão está o de aprender sobre outros estilos de vida e outras culturas. Na atualidade, as crianças entram para a escola sabendo mais do que as crianças antes da era da TV. Além disto, a TV pode ser um bom professor, mas muitas crianças passam tempo demais vendo televisão e, portanto experimentam algumas das conseqüências negativas descritas abaixo.

Aspectos Nocivos da Televisão

1. A televisão toma o tempo de tipos ativos de recreação

O excesso de televisão acarreta na diminuição do tempo dedicado a brincar com outras crianças, para usar a imaginação e pensar, participar nos esportes, música, arte e para outras atividades que requerem prática por parte da criança para que possa adquirir habilidade nelas.

2. A televisão diminui o tempo disponível para conversação e troca de opiniões.

A TV reduz as interações sociais com a família e com os amigos.

3. A televisão reprime a propensão para a leitura

Para ler é necessário pensar muito mais do que para ver televisão. A leitura melhora o vocabulário de uma criança. A queda das notas em leitura pode estar relacionada com o tempo excessivo passado em frente ao televisor.

4. Passar tempo demais vendo televisão (mais de 4 horas por dia) decididamente diminui o rendimento escolar

Este excesso de televisão interfere no estudo, a leitura e o tempo para pensar. Se as crianças não dormem o necessário porque estão vendo televisão, no dia seguinte não estarão suficientemente atentas para poder aprender bem.

5. A televisão reduz a vontade de fazer exercícios

Um estilo de vida inativo resulta em má forma física. Se isto é acompanhado pelo consumo freqüente de sanduíches, o hábito exagerado de ver TV pode contribuir 3

6. A publicidade na televisão estimula a demanda de posses materiais.

As crianças pequenas pressionarão seus pais para que comprem para eles os brinquedos anunciados. A televisão apresenta o materialismo como "o estilo de vida norte-americano".

7. A violência na televisão pode afetar a forma como uma criança pensa a respeito da vida e de outras pessoas.

O fato de observar violência excessiva pode fazer com que uma criança torne-se muito temerosa com relação à sua segurança pessoal e futuro. A violência na televisão pode embotar a compaixão que uma criança normalmente sente para com as vítimas. Após ver programas de violência, as crianças pequenas podem ser mais agressivas em suas brincadeiras. Mesmo que a violência na televisão não aumente o comportamento agressivo para com os outros entre as crianças, pode aumentar este comportamento em crianças perturbadas ou impulsivas.

Prevenindo o vício de ver TV

1. Estimule a recreação ativa

Ajude seu filho a se interessar por esportes, brincadeiras, passatempos e música. De vez em quando, desligue a televisão e saia a caminhar ou brinque com seu filho.

2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com