TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atacadista de Sun

Tese: Atacadista de Sun. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Tese  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 5

I. Introdução: Resumo Executivo

O plano diretor de informática consiste na elaboração estratégica de investimentos nas áreas de tecnologia a fim de assegurar o bom funcionamento das atividades institucionais, bem como prover informações necessárias para estudos de investimentos futuros em tecnologia. Este plano tem por objetivo realizar um levantamento de hardware, software, peopleware e o workflow; gerar um relatório analítico sobre o desempenho atual dos recursos tecnológicos já encontrados dentro da estrutura institucional; apontar problemas relacionados com a estrutura já implementada na instituição e propor melhorias; realizar um estudo estratégico de investimentos em tecnologia, atentando para isto, aos assuntos relacionados com o desenvolvimento das atividades futuras e tendências de inovação tecnológica. Sendo assim, trata-se de um documento de fundamental importância, para que a instituição possa realizar seus projetos futuros norteados pela constituição normativa de um regimento interno do uso de recursos de tecnologia, projeções de investimentos de tecnologia da informação, sejam eles constituídos de hardware, software ou peopleware e documentação de sistemas informatizados.

I. Descrição do Plano

Caracterização

Sediada na cidade de São Paulo, a Sun Atacadista esta localizada no centro da cidade de Osasco, e atua no segmento de atacado de produtos alimentícios, nas proximidades do Shopping Plazza.

O Plano diretor

O plano diretor de informática contempla todo o arranjo de tecnologia da empresa, consequentemente está interligado com os demais departamentos, portanto sofre as consequências de qualquer alteração que influencie diretamente com o fluxo de trabalho de algum usuário dos recursos de informática da empresa. Devido àimportância da integridade das informações, a necessidade de prover documentação sobre as atividades desenvolvidas nos departamentos é crucial para o sucesso de todas as ações desenvolvidas pela empresa. Para tanto é necessário formalizar e sistematizar qualquer ação que resulte em alguma prestação de serviço de competência do departamento de Informática.

Políticas, Diretrizes e Princípios

Políticas de distribuição de informação são importantes, são elas que poderão delinear ações futuras no aspecto de tecnologia da informação.Iremos a linhas gerais definir quais princípios serão adotados pelo departamento de informática para atender as necessidades da empresa, sua prioridade de atendimento, investimentos, orientação para disponibilização de informação, informações de compatibilização de sistemas, compartilhamento de ambiente computacional, orientação para centralização ou descentralização, procedimentos para controle de integridade das informações, utilização de recursos próprios e de terceiros, etc.

Prioridade de atendimento

Com o advento da internet, podemos hoje observar de forma mais evidente toda a dependência de sistemas informatizados para elaborar todas as nossas atividades. Evidentemente, problemas em qualquer camada destes serviços, geram transtornos e possíveis prejuízos. Portanto a prioridade de atendimento remete a este primeiro problema, a hierarquia departamental e serviços é o segundo critério de atendimento, sistemas que possuem alto índice de utilizabilidade estão em um terceiro nível no critério de atendimento e demais serviços, atualizações desoftware e manutenção preventiva.

Investimentos

Investimentos são necessários, porém com planejamento estratégico a velocidade do avanço tecnológico demonstra que sem planejamento, perdas significativas de tempo e dinheiro é a consequência mais óbvia, visto que quanto mais inovações são postas no mercado, mais rápido é o caminho para o obsoletismo. Uma vez detectado a necessidade de investimento, deve haver uma sistematização, documentação e transformação em projeto de maneira simplificada e objetiva. Os projetos devem ser primeiramente estudados juntamente com o departamento administrativo da instituição, só então após a aprovação da direção, os mesmos poderão ser colocados em prática de maneira sistematizada e organizada de acordo com cronograma proposto no próprio projeto.

Disponibilização de Informações

Prover informações, de qualquer natureza é um processo complicado e exige alto grau de responsabilidade. Atualmente o departamento de informática está realizando uma série de trabalhos em redes sociais, que tem por principal objetivo fornecer o máximo de informações sobre a empresa em tempo real. Devemos realizar um estudo sobre como proceder para distribuir estas informaçõesjá que qualquer informação incorreta, sem integridade ou mesmo errada, podem ocasionar problemas e consequentemente prejuízos para a imagem da instituição ou mesmo financeiro.

Software

Atualmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com